SAÚDE EMOCIONAL DE CRIANÇAS COM TDAH

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é algo que afeta de 3% a 5% das crianças em idade escolar. Esta patologia geralmente é caracterizada, principalmente, pela impulsividade, desatenção e hiperatividade. Entender o impacto dos transtornos psiquiátricos em geral na qualidade de vida, especialmente o TDAH, é um bom parâmetro para se analisar os sentimentos das crianças portadoras da patologia.

Edward Hallowell e John Ratey comentam no livro de 1999, Tendência à Distração, que as características das crianças portadoras de TDAH, apesar possuírem aspectos bastante comuns, mostram-se muito variadas. Alguns autores chegam a sugerir outros subtipos da patologia, além dos propostos pelo DSM-IV, eles se baseiam na variação das características das crianças com TDAH, a qual está relacionada às comorbidades.

A presença de comorbidades tem forte influência sobre o funcionamento das crianças com TDAH. O diagnostico é essencialmente clínico, não existindo até testes físicos, psicológicos ou neurológicos capazes de provar a presença do TDAH em um individuo. Mesmo assim, o uso de escalas ou de testes neuropsicológicos podem ser úteis durante a avaliação da patologia, acrescentando dados que podem auxiliar tanto no diagnóstico, quanto no traçar de um plano de tratamento. Uma pesquisa comparativa com abordagem quantitativa e dinâmica, utilizando como características de personalidade dos sujeitos a presença do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, constituiu-se de crianças do sexo masculino e feminino situadas na faixa etária de 6 a 11 anos; eram pacientes de um ambulatório para portadores de TDAH.

No estudo publicado em 2004, por Luis A. Rohde e Ricardo Halpern, eles explicam que existem dois sistemas classificatórios das doenças usados na psiquiatria, sendo eles: a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), bem como o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM). O CID-10 e o DSM-IV são os mais recentes e possuem mais semelhanças do que divergências em relação ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Os sintomas do Transtorno de Deficit de Atençao e Hiperatividade variam em funçao de alguns fatores: idade, sexo, estímulos externos, entre outros. Assim, um garoto de sete anos com TDAH pode apresentar uma sintomatologia bem diferente de uma garota na mesma idade.

Portanto, nas garotas ocorrem com mais freqüência a manifestação do TDAH sem hiperatividade e impulsividade com forte ênfase na desatenção. Já nos meninos, por outro lado, se destaca o fator hiperatividade/impulsividade. Os sintomas mais freqüentes no sexo feminino são dificuldades em manter o foco da atenção e/ou manter-se quieta, podendo se manifestar de diversas formas.

A autoinstrução é uma das abordagens mais utilizadas para o tratamento do TDAH. Geralmente, as crianças com idade pré-escolar aprendem a controlar seu comportamento por meio de internalizasses dos pais, ou seja, aceitam como verdade o que seus pais ensinam, já as crianças com TDAH não internalizam esses aprendizados. Dessa forma, o terapeuta engloba as estratégias que incluem os seguintes passos:

  1. O terapeuta modela uma atividade em voz alta enquanto a criança observa;
  2. A criança faz uma atividade similar enquanto instrui a si mesma;
  3. O terapeuta modela uma atividade enquanto sussurra as autoinstruções;
  4. A criança faz uma atividade similar enquanto sussurra autoinstruções;
  5. O terapeuta realiza uma atividade usando a linguagem internalizada, com sinais e comportamentos que está pensando (coça o queixo);

A criança realiza uma atividade similar utilizando a linguagem internalizada. Esse processo é treinado várias vezes com a criança em inúmeras tarefas.

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Lucimara Pereira

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, com Especialização em Lei da Atração, Mindset, Emagrecimento Definitivo e PNL Aplicada ao Coaching (Com Introdução a Hipnose).

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