Empoderamento Feminino: Princípios Básicos Para Aplicá-lo no Dia a Dia

O termo empoderamento vem do inglês, empowerment. Ele ganhou força nos últimos anos devido aos movimentos feministas nas redes sociais. Apesar disso, ainda é bastante difícil aplicar o empoderamento em nosso dia a dia devido ao machismo que nos cerca. Por isso, preparamos um guia sobre o assunto para você colocar em prática e se empoderar e empoderar outras mulheres.

Uma mulher empoderada conhece a si mesma. Conhece suas vontades, seus limites, seu corpo, seus planos e sonhos. Ela adquire o poder de ser paciente consigo mesma e compreender o seu processo de desconstrução e crescimento pessoal.

Assim, ser uma mulher empoderada é ser uma mulher que reconhece o seu papel e a sua importância na sociedade e na vida de outras pessoas. É respeitar as outras mulheres, independente do estilo de vida que elas levam. É encorajá-las, apoiá-las e ajudá-las a descobrirem o seu poder como mulher.

Pensando em uma sociedade mais igualitária que gere frutos positivos na economia, na política e no dia a dia das pessoas, a Organização das Nações Unidas (ONU0, criou os Princípios Básicos do Empoderamento Feminino:

  1. Liderança: busca estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero no mais alto nível. Ou seja, proporciona que as escolhas dos líderes em uma organização seja justa e igualitária.
  2. Igualdade de oportunidade, inclusão e não discriminação: incentiva o tratamento igualitário entre os gêneros. Homens e mulheres devem ser tratados de forma justa no trabalho com o mesmo respeito, incentivos e benefícios.
  3. Saúde, segurança e fim da violência: visa garantir a segurança e o bem-estar dos homens e mulheres no mercado de trabalho.
  4. Educação e Formação: deve-se promover a educação e a capacitação profissional para as mulheres.
  5. Desenvolvimento empresarial e prática das cadeias de fornecedores: apoiar o empreendedorismo feminino através da escolha dos fornecedores.
  6. Liderança Comunitária e Engajamento: promover políticas voltadas à comunidade e ao ativismo social a fim de promover a igualdade de gêneros.
  7. Acompanhamento, medição e resultado: incentiva as empresas e organizações a gerar relatórios sobre os progressos em busca da igualdade de gênero.

Ao seguir esses princípios, a instituição caminhará mais facilmente para o empoderamento feminino, contribuindo para um mercado de trabalho mais justo e igualitário.

O empoderamento feminino é uma consequência dos movimentos feministas. Ele parte do mesmo princípio de que é necessário haver consciência coletiva para fortalecer a presença das mulheres em espaços historicamente ocupados por homens, desenvolvendo a equidade de gênero.

Nesse sentido, empoderar é tornar as mulheres fortes, acreditar na capacidade e promover mudanças para transformar a realidade atual. Afinal, mais da metade dos cargos de liderança das empresas brasileiras ainda são ocupados por homens. Segundo pesquisasapenas 37,5% das gerências são assumidas por mulheres.

Qual é a importância do empoderamento feminino

O empoderamento feminino não é só um estado de consciência coletiva. Ele tem grande importância para o mundo corporativo e a sociedade de maneira geral.

Empoderar mulheres contribui para a construção de economias mais fortalecidas e de uma sociedade mais estável e justa.

Além disso, influencia na qualidade de vida e para que objetivos de desenvolvimento humano sejam atingidos, afinal, proporciona as mesmas oportunidades, independentemente do gênero.

The following two tabs change content below.

Lucimara Pereira

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, com Especialização em Lei da Atração, Mindset, Emagrecimento Definitivo e PNL Aplicada ao Coaching (Com Introdução a Hipnose).

Latest posts by Lucimara Pereira (see all)

Post Author: Lucimara Pereira

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, com Especialização em Lei da Atração, Mindset, Emagrecimento Definitivo e PNL Aplicada ao Coaching (Com Introdução a Hipnose).

1 thought on “Empoderamento Feminino: Princípios Básicos Para Aplicá-lo no Dia a Dia

    Meire

    (2 de agosto de 2021 - 8:13 pm)

    Adorei o tema, Parabéns Lu👏👏👏

Deixe uma resposta