AS FACETAS DE UM AMOR SAUDÁVEL

Ter uma relação saudável, feliz e duradoura, com certeza é a meta de todo casal, então este é um assunto ótimo para tratarmos. Vamos falar um pouco sobre isso.

As bases que sustentam um relacionamento saudável entre um casal são:  o amor, respeito, honestidade, confiança, reciprocidade, apoio e uma boa comunicação.

A construção de um amor saudável começa dando e recebendo amor, carinho e cuidado na mesma proporção. Isso é estar sempre um cuidando do outro. O ideal, é fazer de forma gratuita por querer e gostar e não por obrigação. Então, o afeto deve ser reconhecido e retribuído. Cada pequena iniciativa e gesto de carinho, deve ser apreciada, porque isso é como se fosse a cereja do bolo, contribui para um amor mais completo e ajuda a solidificar.

Entretanto, você não deve se anular, morrer pelo outro, ao contrário, deve viver sua vida, ter seus momentos de individualidade e estar bem para poder desfrutar desse amor. Para muitos de nós, encontrar a cara metade é uma missão difícil, e por isso, quando acontece, ficamos tão envolvidos e emocionados que todas as pequenas contrariedades da vida se tornam sem importância, inexistentes e só o que importa é a felicidade que estamos sentindo.

Mesmo que no início do relacionamento você enxergue tudo colorido, belo e cintilante como um arco-íris, as tempestades vão acontecer mais cedo ou mais tarde, e você precisa estar preparado. Um casal inteligente sabe compartilhar as responsabilidades e problemas do relacionamento de uma forma convergente, para que cada um se sobressaia da melhor maneira possível e fique bem. Portanto, a boa comunicação é imprescindível, e produzir uma avaliação realista do que se deve ou não fazer é importante.

Tudo na vida acontece em um processo e não é diferente em um relacionamento, temos que saber viver cada fase da maneira mais gratificante que pudermos e cuidando com dedicação e carinho para que, com o passar do tempo, a relação tenha um crescimento e amadurecimento saudável e feliz. Isso sem esquecer que o crescimento individual de cada um também deve acontecer para que funcione.

Em um relacionamento saudável a lealdade é algo concreto, definido, porque o amor entre o casal é perceptível e manifesto para ambos. Em caso de erros cometidos, a honestidade entre os dois fará com que o culpado pela ação assuma o erro e procure meios para compensá-lo, recuperando a harmonia do relacionamento com responsabilidade.

Na parte financeira, o compromisso entre eles estabelece um equilíbrio de igualdade onde ambos cuidam das finanças, investem e gastam de uma forma segura para o casal.  Cada um tem a sua função dentro da relação isso é fato, no entanto, aquele que tem uma personalidade mais forte, não deve ser sempre o que domina o outro, deve haver uma consciência de ambos sobre saber separar quando é hora de doar em favor do outro para a felicidade conjunta; não deixando o ego dominar.

Poder se expressar, expor suas ideias livremente com confiança, sabendo que sempre haverá respeito, compreensão e aceitação da outra parte é outro fator importante para o relacionamento. E demonstrar amor sempre que houver oportunidade, não só com atitudes, mas também com palavras doces e gentis, abraços, beijos, carícias, essas coisas dão um sabor a mais a paixão. Apesar de serem coisas simples, inclua a isso também sempre dizer o quanto você ama ele(a).

Saber respeitar a individualidade, os gostos e personalidade do outro é algo essencial, valorize seu companheiro(a) como ele é, de modo que vocês sejam um complemento um do outro e juntos se tornem mais fortes. Ter um amor saudável e que dure é uma meta a ser alcançada e como tal precisa ser analisada e estudada com força de vontade. É preciso refletir sobre a relação, se autoconhecer, além de conhecer o outro e ter muita paciência para que consiga alcançar a maturidade emocional e assim conquistar um amor saudável.  A admiração é uma faceta indispensável, ela é o combustível da atração e sempre deve se manter presente para que a chama não se apague!

The following two tabs change content below.

Klesne Domiciano

Coach pela sociedade internacional do Mindset. Já trabalhou como cuidadora de idosos e crianças, é comunicativa, gosta de interagir com as pessoas e é apaixonada pela vida. Por esse motivo, escolheu se especializar como Coach de Desenvolvimento Humano, têm grande interesse em ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos, fazendo com que alcancem o estado desejado com sucesso.

Latest posts by Klesne Domiciano (see all)

Post Author: Klesne Domiciano

Coach pela sociedade internacional do Mindset. Já trabalhou como cuidadora de idosos e crianças, é comunicativa, gosta de interagir com as pessoas e é apaixonada pela vida. Por esse motivo, escolheu se especializar como Coach de Desenvolvimento Humano, têm grande interesse em ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos, fazendo com que alcancem o estado desejado com sucesso.

4 thoughts on “AS FACETAS DE UM AMOR SAUDÁVEL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.