As Novas Tecnologias na Educação

As Tecnologias da Informação e Comunicação, ou, simplesmente, TICs são consideradas como uma terminologia que expressa o mesmo sentido das Tecnologias de Informação. A diferença entre elas é que as TICs dizem respeito ao papel da comunicação moderna na tecnologia da informação. Já a Tecnologia da Informação é entendida como um conjunto de dispositivos individuais, como o hardware, o software, as telecomunicações ou quaisquer outras tecnologias que façam parte ou dêem forma ao tratamento da informação. Nesse sentido, as TICs podem ser compreendidas como todos os recursos técnicos que são acionados para o tratamento da informação de forma a contribuir, sobretudo, na esfera da comunicação.

Os processos educacionais têm passado por uma transformação nos últimos anos. Antigamente, os professores faziam planejamento de aula baseando-se em livros e escritas num quadro a giz. Hoje, vemos aulas por videoconferência, laboratórios de última geração e até mesmo jogos digitais como ferramentas de apoio nos processos de aprendizagem.

Apesar de essas ferramentas tecnológicas também serem utilizadas em salas de aula presenciais, o fato é que a maior parte delas é projetada já pensando em ambientes EAD, seja agora, seja num futuro próximo. Por esse motivo, a tecnologia é uma importante aliada na educação em todos os sentidos. As inovações tecnológicas representam hoje um recurso valioso como fonte metodológica de ensino. Logo, o aluno é o principal beneficiário dessa modernização, uma vez que a tecnologia torna o acesso ao aprendizado mais fácil e oportuno, como:

  • Oferta de recursos didáticos pelo celular, como imagens, documentários e vídeos;
  • Maior compreensão da aula, com otimização da leitura e ensino dinâmico;
  • Mais flexibilidade no trabalho, conciliando os estudos com as aulas.

Outra tecnologia na educação que tem caído na graça dos estudantes é a realidade virtual. Como ela facilita a interação do usuário com um ambiente virtual, proporcionando uma experiência única, consegue transformar um ensino maçante em uma aprendizagem diferenciada. Por meio de equipamentos em 3D, como óculos e fones de ouvido, essa interação tornou-se mais acessível. Veja outros exemplos de como a realidade virtual tem sido utilizada na educação:

  • Viagens a campos virtuais, com o Google Expedition;
  • Construção de protótipos virtuais, como maquetes em 3D;
  • Treino de habilidades práticas. 

Enquanto a realidade virtual proporciona a imersão em um mundo que ainda não existe, a realidade aumentada trabalha o contexto presente. Sendo assim, ela é utilizada para facilitara compreensão da matéria ao aproximar o aluno do ensino.

Já pensou em explorar com detalhes o corpo humano durante uma aula de anatomia? Isso pode ser feito por meio do seu próprio smartphone. Com um aplicativo de realidade aumentada, por exemplo, você pode visualizar imagens em 3D e 360º como se estivesse a poucos centímetros de distância do objeto.

 Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que simula a capacidade cognitiva do serhumano. Ela pode permitir, por exemplo, raciocinar, resolver problemas complexos e até mesmo tomar decisões. Se essa informação assustou você, tenha calma. O objetivo da IA não é substituir a interação humana, mas usá-la como apoio pedagógico, viu? Por exemplo, ela já tem sido utilizada para fornecer feedbacks em trilhas de aprendizagem, prestar suporte acadêmico com chatbots e analisar o desempenho do aluno, ajudando o professor a personalizar o ensino. Ou seja, pode ser o apoio de que você precisa para cursar uma graduação totalmente diferenciada e que atenda às suas necessidades, o que acha?

The following two tabs change content below.

Lucimara Pereira

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, com Especialização em Lei da Atração, Mindset, Emagrecimento Definitivo e PNL Aplicada ao Coaching (Com Introdução a Hipnose).

Latest posts by Lucimara Pereira (see all)

Post Author: Lucimara Pereira

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, com Especialização em Lei da Atração, Mindset, Emagrecimento Definitivo e PNL Aplicada ao Coaching (Com Introdução a Hipnose).

2 thoughts on “As Novas Tecnologias na Educação

    Anônimo

    (24 de março de 2021 - 1:05 pm)

    Muito bem, gostei das informações. Enquanto muitos usam a tecnologia de forma errada; vc está no caminho certo pra usa- la para aperfeiçoar o conhecimento.
    A tecnologia é para nos fazer crescer e um excelente apoio pedagógico.

    Meire.chagasferreira@gmail.com'

    Meire

    (24 de março de 2021 - 12:06 am)

    Parabéns Lucimara, perfeito, a tecnologia é com certeza um grande apoio pedagógico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.