TEORIAS DAS MULTIPLAS INTELIGENCIAS

Você já ouviu falar das Inteligências Múltiplas?

É comum percebermos no nosso círculo de amizades algumas pessoas que se destacam mais que as outras, por conta de certas habilidades. Algumas pessoas têm facilidade para aprender uma nova dança, fazer cálculos matemáticos de cabeça ou mesmo falar em público. Outros, demoram mais para decorar uma música, por exemplo.

A capacidade de dominar a linguagem e se comunicar com outros é importante em todas as culturas. Desde pequeno o ser humano aprende a usar a língua nativa para se comunicar com eficácia. A inteligência linguística não só se refere a capacidade de comunicação como a escrita, gestual, etc. Quem domina melhor essa capacidade de comunicação possui uma inteligência superior. Algumas profissões enfatizam esse tipo de inteligência como, por exemplo, os políticos, escritores, poetas e jornalistas.

A inteligência matemática durante décadas foi considerada um tipo de inteligência bruta. Ela assumiu o eixo principal do conceito de inteligência, e foi usada como um ponto de referência para detectar o quão inteligente é uma pessoa. Como o próprio nome indica, este tipo de inteligência está ligado à capacidade de raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos. A velocidade para resolver estes problemas é o indicador que determina quanta inteligência lógico-matemática a pessoa tem. O famoso teste de quociente de inteligência (QI) é baseado neste tipo de inteligência.

A  inteligência espacial é a capacidade  de observar o mundo e os objetos em diferentes perspectivas está  relacionada a este tipo de inteligência, em que se destacam os profissionais de xadrez e artes visuais, pintores, designers, escultores… Pessoas que se destacam nessa inteligência, geralmente tem habilidades que lhes permitem criar imagens mentais, desenhar e identificar detalhes, além de um sentimento pessoal de estética. Com essa inteligência desenvolvida.

A música é uma arte universal. Todas as culturas têm alguma forma de música mais ou menos elaborada, levando a entenderem que há uma inteligência musical latente em todos. Algumas áreas do cérebro executam funções relacionadas ao desempenho e a composição da música. Como qualquer outro tipo de inteligência, você pode treinar e melhorar. Os mais favorecidos neste tipo de inteligência são aqueles capazes de tocar instrumentos, ler e compor peças musicais com mais facilidade.

Corporal e sinestésica são habilidades motoras do corpo e são necessárias para utilizar ferramentas para expressar certas emoções. É fundamental para o desenvolvimento em qualquer cultura. A capacidade de usar ferramentas é considerada uma inteligência anestésica corporal. Além disso, a capacidade intuitiva da inteligência corporal é utilizada para expressar sentimentos através do corpo. São particularmente brilhantes neste tipo de inteligência: dançarinos, atores, atletas e até mesmo cirurgiões e artistas plásticos.

A Inteligência Intrapessoal se refere à inteligência que nos permite compreender e se controlar internamente. As pessoas que se destacam neste tipo de inteligência são capazes de acessar seus sentimentos e refletir sobre eles. Essa inteligência também lhes possibilita aprofundar a visão e compreender as razões sobre o porquê de uma pessoa ser do jeito que é.

A inteligência interpessoal nos permite ficar consciente de coisas que os nossos sentidos não conseguem captar. É uma inteligência que nos possibilita interpretar palavras, gestos, objetivos e metas subentendidas em cada discurso. A inteligência interpessoal aprimora a nossa capacidade de empatia. É uma inteligência muito valiosa para as pessoas que trabalham com grandes grupos. Sua capacidade de detectar e compreender as circunstâncias e problemas dos outros será maior com a inteligência interpessoal. A inteligência naturalista detecta, diferencia e categoriza as questões relacionadas com a natureza.  No entanto, como veremos, certamente foi essa inteligência que ajudou nossos antepassados a conhecer melhor o seu entorno e sobreviver.

The following two tabs change content below.

Lucimara Pereira

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, com Especialização em Lei da Atração, Mindset, Emagrecimento Definitivo e PNL Aplicada ao Coaching (Com Introdução a Hipnose).

Post Author: Lucimara Pereira

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, com Especialização em Lei da Atração, Mindset, Emagrecimento Definitivo e PNL Aplicada ao Coaching (Com Introdução a Hipnose).

2 thoughts on “TEORIAS DAS MULTIPLAS INTELIGENCIAS

    Meire.chagasferreira@gmail.com'

    Meire

    (25 de abril de 2021 - 1:55 pm)

    Parabéns 👏👏👏

    Anônimo

    (25 de abril de 2021 - 12:00 pm)

    Excelente artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.