O Poder da Autorresponsabilidade

Quando nos responsabilizamos por tudo aquilo que acontece em nossas vidas, praticamos a autorresponsabilidade. Este conceito ajuda a manter o controle dos mais diversos aspectos da vida e promove autoconhecimento, além de melhorias que vão desde o ambiente profissional até o pessoal. Assumir a responsabilidade por cada ação, controlar os impulsos e tomar decisões bem pensadas são fortes indícios de que a autorresponsabilidade está sendo desenvolvida assertivamente. Já perguntou para alguém que está passando por alguma coisa desagradavel, como estão as coisas? E a resposta obtida é uma negativa, tentando tirar de si a responsabilidade pelos resultados negativos e responsabilizando os outros. 

Muitas vezes essas pessoas não percebem que seus comportamentos, pensamentos e sentimentos estão criando a vida delas, e normalmente buscam explicações externas para esclarecer suas desventuras e azares. Por isso, responsabilize-se pelas suas atitudes e escolhas, porque elas terão consequências e determinarão seu caminho. Autorresponsabilidade é a crença de que você é o único responsável pela vida que tem levado, sendo assim é o único que pode mudá-la. Acreditar que é o único responsável pela vida que tem levado e que você constrói as circunstâncias e os acontecimentos dela, também é uma escolha. 

Prefiro acreditar que criamos nossas experiências por palavras, comportamentos e pensamentos e que tudo o que comunicamos ,pensamos e sentimos gera resultados e objetivos palpáveis em nossas vidas. Pessoas de sucesso simplesmente assumem que estão onde se colocaram, e com humildade e sabedoria buscam aprender com seus erros. Assim, da próxima vez, possam obter resultados melhores. 

Pessoas de sucesso não costumam desistir dos seus sonhos, elas aprendem com seus erros e perseveram, persistem focadas em seus objetivos. Você possui todos os recursos de que necessita dentro de si para prosperar e ser feliz. Não se culpe por tudo e nem todas as coisas que acontecem contigo, seja cada vez mais responsável pelos seus resultados e busque o melhor! 

Perceber que o controle da sua vida está em suas mãos  pode ser muito motivador. Afinal, você pode mudar hábitos que não te agradam ou que não são construtivos, superar obstáculos enormes e alcançar os seus sonhos. No entanto, essa perspectiva também pode ser incrivelmente assustadora. 

AS LEIS DA AUTORRESPONSABILIDADE  

(Paulo Vieira) 

● Se é para criticar (os outros),cale-se. Quando paramos de criticar, nosso foco passa a ser a solução, não o problema, e ficamos mais pró ativos, invés de só criticar e reagir. 

● Se é para reclamar, dê sugestões. Quando reclamamos é como se não tivéssemos poder de mudar a nossa realidade. Reclamar é tirar o foco das coisas erradas e indesejadas em si e colocar nos outros e nas circunstâncias. 

● Se é para buscar culpados, busque solução. Devemos buscar aliados e parceiros de uma constante aprendizagem, pois a natureza do homem é evolução permanente, sempre procurando ser melhor. 

●Se é para se fazer de vítima, faça-se de vencedor. Existem pessoas viciadas em se fazer de vítima, para chamar a atenção e carinho das outras, mas isso não durará para sempre, ou se durar serão duas pessoas debilitadas emocionalmente, muleta uma para outra. 

●Se é para justificar seus erros, aprenda com eles. Justificar-se pelos erros sem aprender com eles é um terrível hábito, pois como dizia Einstein: “Loucura é continuar fazendo a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Então, se fez algo que deu errado, isso foi um “resultado”. Faça de novo e de modo diferente até acertar, pois justificar não vai resolver nada. Muito menos consertar o erro. 

●Se é para julgar as pessoas, julgue suas atitudes primeiro. Como está escrito nas sagradas escrituras: “Com a mesma moeda que julgas, serás julgado” e “Só Deus pode julgar os vivos e os mortos”. Então a nós só compete julgar as atitudes e ações, e, de preferência, começando a julgar as nossas próprias.  

The following two tabs change content below.

Lucimara Pereira

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, com Especialização em Lei da Atração, Mindset, Emagrecimento Definitivo e PNL Aplicada ao Coaching (Com Introdução a Hipnose).

Post Author: Lucimara Pereira

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, com Especialização em Lei da Atração, Mindset, Emagrecimento Definitivo e PNL Aplicada ao Coaching (Com Introdução a Hipnose).

2 thoughts on “O Poder da Autorresponsabilidade

    norbertoadst@gmail.com'

    norberto tessoro

    (9 de junho de 2021 - 12:57 pm)

    meus parabéns, gostei da da sua publicação. muito interessante mesmo esse negócio de autoresponsabilidade.,,,

    Meire.chagasferreira@gmail.com'

    Meire

    (2 de junho de 2021 - 1:27 pm)

    Parabéns 👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.