A INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO X A FORMAÇÃO DO PROFESSOR

RESUMO: A formação dos professores para atuar juntos aos alunos com necessidades especiais têm sido motivada por vários argumentos, este artigo tem o objetivo de caracterizar temas para inclusão dos alunos de educação especial. Considerando que o tema central a formação de professores, análise de curso/formação continuada, formação de professores como prática colaborativa para inclusão. Dentre os resultados da pesquisa evidenciou-se que além do tema formação pedagógica de professores se faz necessário ampliar as análises para contribuir com a divulgação de trabalhos desenvolvidos na formação inicial e continuada, bem como para reformulação/reestruturação de cursos e programas.

Palavras-Chave: Formação de professores; Educação Especial; Revisão sistemática; Análise

SUMMARY: This paper presents a work based on the importance of training teachers to meet pupils with special educational needs since one of issues addressed constantly in school is related to the difficulty to meet such students, which generates many dots and questions. Given this reality, the main objective of this work is to awaken the need for professional development and contribute to the pedagogical support to teachers so that teachers working and those who are in process of formation promote, in fact, inclusion, assuming that you need to know to transform.

Keywords: Inclusion Special education needs; Training of teachers.

INTRODUÇÃO

Vivenciamos um momento em que, mundialmente, se fala na inclusão escolar de alunos com necessidades especiais na rede regular de ensino. Sabemos que a legislação é explícita, quanto a obrigatoriedade em acolher e matricular todos os alunos, independentemente de suas necessidades ou diferenças, por outro lado é importante ressaltar que não é suficiente apenas esse acolhimento.

Desta forma é necessário e urgente, que os sistemas de ensino se organizem para que além de assegurar essas matrículas assegurem também a permanência de todos os alunos, sem perder de vista a intencionalidade pedagógica e a qualidade do ensino. Infinitamente, o despreparo dos professores figura entre os obstáculos, mais citados para educação inclusiva. É um grande desafio fazer com que a inclusão, sem perdermos de vista a que além das oportunidades é preciso garantir o avanço na aprendizagem bem como, no desenvolvimento integral do individualismo com necessidades educacionais especiais.

Contudo o professor que se depara com tal demanda, tem a obrigação de educar em um ambiente de aprendizagem

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cunha, Eugênio; Autismo e inclusão: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2013

SILVA, Sandra Francisca da; ALMEIDA, Amélia Leite de Atendimento Educacional Especializado para aluno com Autismo: desafios e possibilidades. Intel.J.of Know. Eng.,Florianópolis, v.1,n,1,p,62 – 88,2012.

Bibliografia Eletrônica

www.plenamente.com.br/artigos.p.h.p.?

Educação e do Esporte – Curitiba : PR

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Cunha, Eugênio; Autismo e inclusão: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar. Rio de Janeiro: Wak Ed, 2013

SILVA, Sandra Francisca da; ALMEIDA, Amélia Leite de Atendimento Educacional Especializado para aluno com Autismo: desafios e possibilidades. Intel.J.of Know. Eng.,Florianópolis, v.1,n,1,p,62 – 88,2012.

Bibliografia Eletrônica

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Lucimara Pereira

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, com Especialização em Lei da Atração, Mindset, Emagrecimento Definitivo e PNL Aplicada ao Coaching (Com Introdução a Hipnose).

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