Você já pensou em fazer uma rotina com as crianças?
A rotina nem sempre é bem vista, muito se fala em sair da rotina como se ela fosse ruim, mas na verdade ela dá segurança. Já pensou se você acordasse todo dia e não soubesse ou não tivesse nenhuma rotina, tivesse que (re)criar todos os minutos do dia, desde como acordar, como usar a pasta de dente, encontrar suas roupas, etc? A incerteza permearia toda sua existência.
Então, se para o adulto é importante a rotina, para criança é fundamental, pois ela temporiza seu dia com as ações e situações da rotina. Essa sequência dá segurança nas situações que a mesma vivencia diariamente, fortalece a autonomia e a iniciativa.
Uma rotina desestruturada causa estresse e insegurança.
Criar uma rotina não é sinônimo de coisa chata, sem graça e/ou ruim, principalmente se você convidar a criança para participar da construção dela. O pouco que ela participar já vai ser significativo, pois ela vai perceber que suas vontades e seus interesses são importantes.
Seguir uma rotina também favorece a criação de hábitos saudáveis e fortalece os já existentes.
Organizar uma rotina para os pequenos requer a coordenação entre o cuidar, educar e brincar, que também é uma excelente mecanismo de aprendizado.
Para as crianças não alfabetizadas, construir uma rotina com imagens é bem interessante e essa ferramenta pode ser utilizada em casa mesmo.
Já com as crianças maiores é possível incluir as tarefas, os estudo e os momentos de lazer ou folga.
Uma rotina auxilia no desenvolvimento da autonomia e na formação de cidadãos responsáveis, já que eles aprenderam a fazer suas obrigações sem ter alguém mandando.
Ao criar uma rotina doméstica, não esqueça que cada criança tem suas particularidades e necessidades. Não lote a rotina, deixe espaço para imprevistos.
Tudo que envolve as crianças requer tempo e paciência.
Construir uma rotina engloba todas as atividades, incluindo alimentar e dormir.
Dicas de organização da rotina:
- Inspire-se nas atividades rotineiras para aperfeiçoá-las, como as tarefas pessoais e de higiene ou as tarefas escolares.
- Envolva as crianças na decisão;
- Quanto menor a criança, mais a organização diária é importante, pois ela não consegue dimensionar o tempo. Com as crianças maiores é possível fazer por mais dias;
- Faça um intervalo entre as atividades e esteja atento(a) a capacidade de concentração da criança de acordo com a faixa etária;
- Organize um dia diferente;
- Atenção ao uso das telas (TV, tablet ou computador). Um bom recurso é alternar com o tempo livre que ela tem para brincar.
Ao seguir uma rotina você fornece elementos para que as crianças construam modelos e programações mentais, que serão aprimoradas e integradas a outras vivências. A cada construção ela vai adquirindo hábitos e fortalecendo os que já existentes. Estes são elementos importantes para um crescimento saudável.

Ester Franco

Latest posts by Ester Franco (see all)
- A construção de uma rotina como facilitadora dos processos de aprendizagem e desenvolvimento da criança - 28 de dezembro de 2020
- A CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE POSITIVA - 17 de outubro de 2020
- A comunicação como forma de alterar comportamentos - 15 de setembro de 2020
- A importância da rotina com e para a criança - 2 de agosto de 2020
- A programação Neurolinguística (PNL) na construção da autoestima desde a infância - 24 de junho de 2020