Você está buscando o autoconhecimento?

Dedicar tempo para se autoconhecer, é estabelecer condições para entender a si mesmo e, assim, saber como agir em todos os campos de ações. Se conhecendo profundamente você consegue trazer à tona suas capacidades, bem como os pontos fortes e os que precisam ser melhorados, e ainda encontrar formas para saber cuidar de tudo isso e continuar se desenvolvendo.

Praticar regularmente esse exercício de percepção possibilita entender, e assimilar melhor as pessoas a sua volta. O autoconhecimento é um elo que une o interno e o externo, para se desenvolver internamente você busca compreender o externo e vice e versa. Para ser bem-sucedido nessa busca e manter um equilíbrio, é preciso ter uma visão contínua, clara e calma sobre os acontecimentos da vida.

O autoconhecimento traz a possibilidade de repensar sobre atitudes, potencializar o que funcionou e trabalhar com o que não deu certo. Assim como também, se permitir ter sentimentos negativos como a tristeza e a raiva ao mesmo tempo que viabiliza mudá-los. Para evoluir e trazer novos horizontes, precisamos deixar espaço para dúvidas e colocar as certezas de lado nos olhando de fora.

Essa evolução vem quando enxergamos que as nossas ações não são obrigatórias e, que sempre podemos mudá-las fazendo uma reflexão e nos perguntando:

“O que eu fiz, que me levou a ser quem sou?”

A plenitude emocional é um processo que ocorre para uma existência mais fácil, espontânea, significativa e única com liberdade e responsabilidade. Atividades práticas impulsionam a autonomia para ser quem é ou quem deseja ser.

Faça uma autoavaliação com essas perguntas:

  • O que é mais importante na minha vida agora?
  • Qual a minha maior preocupação nesse momento?
  • Eu quero, ou eu preciso estar onde estou?
  • Como eu me vejo em cinco anos?
  • Se eu tivesse um gênio da lâmpada, qual seria o meu desejo?
  • Quais são meus objetivos e metas a curto e médio prazos?
  • O que eu mais gosto e o que não gosto envolvendo meu trabalho?
  • O que eu faço de melhor que me deixa feliz e satisfeito comigo mesmo?
  • Qual foi a minha maior conquista da qual devo me orgulhar?
  • Se eu pudesse dominar uma aptidão que eu não possuo no momento, qual escolheria?
  • Qual seria o sonho mais extraordinário que eu gostaria de realizar?
  • De que maneiras eu posso tornar esse sonho real?

É preciso vontade e estar acessível interiormente para que o processo se desenvolva, com uma atenção voltada para o momento presente, como agimos, como interagimos, como falamos, ouvimos, e como lidamos com nossas emoções e sentimentos trabalhando a nossa consciência olhando para dentro de nós, buscando saber como foi nosso dia, o que queremos melhorar e por onde vamos começar. Uma ideia é fazer isso sempre que possível ao longo do dia com perguntas de reflexão como essas:

  • Sobre o que eu estou pensando agora e por quê?
  • Esse pensamento é útil para mim?
  • Se é, como posso dar vida a ele?
  • Se não é, como posso mudá-lo e pensar em coisas que irão trazer valor a minha vida?

Assim, você vai conseguir ter pensamentos mais conscientes que vão conduzir as ações para o seu crescimento.

Outra ação prática nesse processo é pegar um caderno e uma caneta e ir colocando suas qualidades, percebendo as que vem à mente facilmente, e as que precisam de mais tempo para serem percebidas. Em seguida, observe como você pode aplicá-las em sua vida no seu cotidiano com mais frequência, de modo que venha acentuar e expandir a cada uma delas, e com isso venha se autodesenvolver e ser mais feliz.

Quando refletimos sobre nós mesmos, corremos o risco de despertar verdades ocultas que, muitas vezes, não queremos enxergar, ao mesmo tempo, depois de descobertas essas verdades; a mudança é imprescindível. Investigar o nosso mundo de dentro, é uma tarefa que pode nos levar a ser criadores do equilíbrio e da harmonia da nossa realidade!

The following two tabs change content below.

Klesne Domiciano

Coach pela sociedade internacional do Mindset. Já trabalhou como cuidadora de idosos e crianças, é comunicativa, gosta de interagir com as pessoas e é apaixonada pela vida. Por esse motivo, escolheu se especializar como Coach de Desenvolvimento Humano, têm grande interesse em ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos, fazendo com que alcancem o estado desejado com sucesso.

Latest posts by Klesne Domiciano (see all)

Post Author: Klesne Domiciano

Coach pela sociedade internacional do Mindset. Já trabalhou como cuidadora de idosos e crianças, é comunicativa, gosta de interagir com as pessoas e é apaixonada pela vida. Por esse motivo, escolheu se especializar como Coach de Desenvolvimento Humano, têm grande interesse em ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos, fazendo com que alcancem o estado desejado com sucesso.

7 thoughts on “Você está buscando o autoconhecimento?

    Ester Franco

    (9 de janeiro de 2021 - 1:02 am)

    O sucesso com certeza passa pelo autoconhecimento 😉

    Kellen Melo

    (5 de janeiro de 2021 - 7:47 pm)

    Muito bom seu artigo klesne, o autoconhecimento é fundamental na vida e em todos os sentidos!

    Dra. Luana Monteiro

    (5 de janeiro de 2021 - 2:54 am)

    Muito bom, parabéns! O poder e as respostas estão dentro de nós! Conhecer quem somos cada vez mais nos levará a patamares nunca antes imaginados!

    Janete da Silva Corrêa

    (5 de janeiro de 2021 - 1:08 am)

    O autoconhecimento é fundamental para sermos felizes e saber O quê nos faz feliz. Parabéns, ótimo artigo

    Luiz Sá

    (4 de janeiro de 2021 - 12:43 pm)

    Muito bom o artigo Klesne.
    O autoconhecimento é a estrutura que permite o nosso crescimento como pessoa de uma forma sustentável.

    Lucimara

    (4 de janeiro de 2021 - 11:29 am)

    Ótimo artigo parabéns

    Rose Mary

    (4 de janeiro de 2021 - 11:12 am)

    Parabéns pelo excelente artigo! O Autoconhecimento é libertador!

Deixe uma resposta