Dedicar tempo para se autoconhecer, é estabelecer condições para entender a si mesmo e, assim, saber como agir em todos os campos de ações. Se conhecendo profundamente você consegue trazer à tona suas capacidades, bem como os pontos fortes e os que precisam ser melhorados, e ainda encontrar formas para saber cuidar de tudo isso e continuar se desenvolvendo.
Praticar regularmente esse exercício de percepção possibilita entender, e assimilar melhor as pessoas a sua volta. O autoconhecimento é um elo que une o interno e o externo, para se desenvolver internamente você busca compreender o externo e vice e versa. Para ser bem-sucedido nessa busca e manter um equilíbrio, é preciso ter uma visão contínua, clara e calma sobre os acontecimentos da vida.
O autoconhecimento traz a possibilidade de repensar sobre atitudes, potencializar o que funcionou e trabalhar com o que não deu certo. Assim como também, se permitir ter sentimentos negativos como a tristeza e a raiva ao mesmo tempo que viabiliza mudá-los. Para evoluir e trazer novos horizontes, precisamos deixar espaço para dúvidas e colocar as certezas de lado nos olhando de fora.
Essa evolução vem quando enxergamos que as nossas ações não são obrigatórias e, que sempre podemos mudá-las fazendo uma reflexão e nos perguntando:
“O que eu fiz, que me levou a ser quem sou?”
A plenitude emocional é um processo que ocorre para uma existência mais fácil, espontânea, significativa e única com liberdade e responsabilidade. Atividades práticas impulsionam a autonomia para ser quem é ou quem deseja ser.
Faça uma autoavaliação com essas perguntas:
- O que é mais importante na minha vida agora?
- Qual a minha maior preocupação nesse momento?
- Eu quero, ou eu preciso estar onde estou?
- Como eu me vejo em cinco anos?
- Se eu tivesse um gênio da lâmpada, qual seria o meu desejo?
- Quais são meus objetivos e metas a curto e médio prazos?
- O que eu mais gosto e o que não gosto envolvendo meu trabalho?
- O que eu faço de melhor que me deixa feliz e satisfeito comigo mesmo?
- Qual foi a minha maior conquista da qual devo me orgulhar?
- Se eu pudesse dominar uma aptidão que eu não possuo no momento, qual escolheria?
- Qual seria o sonho mais extraordinário que eu gostaria de realizar?
- De que maneiras eu posso tornar esse sonho real?
É preciso vontade e estar acessível interiormente para que o processo se desenvolva, com uma atenção voltada para o momento presente, como agimos, como interagimos, como falamos, ouvimos, e como lidamos com nossas emoções e sentimentos trabalhando a nossa consciência olhando para dentro de nós, buscando saber como foi nosso dia, o que queremos melhorar e por onde vamos começar. Uma ideia é fazer isso sempre que possível ao longo do dia com perguntas de reflexão como essas:
- Sobre o que eu estou pensando agora e por quê?
- Esse pensamento é útil para mim?
- Se é, como posso dar vida a ele?
- Se não é, como posso mudá-lo e pensar em coisas que irão trazer valor a minha vida?
Assim, você vai conseguir ter pensamentos mais conscientes que vão conduzir as ações para o seu crescimento.
Outra ação prática nesse processo é pegar um caderno e uma caneta e ir colocando suas qualidades, percebendo as que vem à mente facilmente, e as que precisam de mais tempo para serem percebidas. Em seguida, observe como você pode aplicá-las em sua vida no seu cotidiano com mais frequência, de modo que venha acentuar e expandir a cada uma delas, e com isso venha se autodesenvolver e ser mais feliz.
Quando refletimos sobre nós mesmos, corremos o risco de despertar verdades ocultas que, muitas vezes, não queremos enxergar, ao mesmo tempo, depois de descobertas essas verdades; a mudança é imprescindível. Investigar o nosso mundo de dentro, é uma tarefa que pode nos levar a ser criadores do equilíbrio e da harmonia da nossa realidade!

Klesne Domiciano

Latest posts by Klesne Domiciano (see all)
- Você está buscando o autoconhecimento? - 4 de janeiro de 2021
- “Seja resiliente, porque tudo passa’’ - 20 de dezembro de 2020
- Perceber-se com Amor Próprio - 16 de novembro de 2020
- O perdão - 19 de outubro de 2020
- A importância da disciplina - 19 de setembro de 2020
7 thoughts on “Você está buscando o autoconhecimento?”
Ester Franco
(9 de janeiro de 2021 - 1:02 am)O sucesso com certeza passa pelo autoconhecimento 😉
Kellen Melo
(5 de janeiro de 2021 - 7:47 pm)Muito bom seu artigo klesne, o autoconhecimento é fundamental na vida e em todos os sentidos!
Dra. Luana Monteiro
(5 de janeiro de 2021 - 2:54 am)Muito bom, parabéns! O poder e as respostas estão dentro de nós! Conhecer quem somos cada vez mais nos levará a patamares nunca antes imaginados!
Janete da Silva Corrêa
(5 de janeiro de 2021 - 1:08 am)O autoconhecimento é fundamental para sermos felizes e saber O quê nos faz feliz. Parabéns, ótimo artigo
Luiz Sá
(4 de janeiro de 2021 - 12:43 pm)Muito bom o artigo Klesne.
O autoconhecimento é a estrutura que permite o nosso crescimento como pessoa de uma forma sustentável.
Lucimara
(4 de janeiro de 2021 - 11:29 am)Ótimo artigo parabéns
Rose Mary
(4 de janeiro de 2021 - 11:12 am)Parabéns pelo excelente artigo! O Autoconhecimento é libertador!