O recomeço: uma nova chance de ser melhor

Recomeços são inevitáveis, todos nós em algum momento da vida tivemos que recomeçar de alguma forma. Isso quase sempre é difícil e mesmo que esteja com medo e sem muita esperança, é possível reverter e mudar tudo!

Eu mesma já renasci algumas vezes na vida, já vivi momentos em que eu estava na escuridão, no fundo do poço, sem ter a menor ideia de como sair de lá, a menos que alguém me desse uma escada para me resgatar. Vale lembrar que, mesmo nessa situação, o primeiro a se mexer, a tomar a iniciativa, somos nós. A partir do momento que decidimos sair de lá e pedimos ajuda, é preciso estarmos atentos aos que se manifestam com vontade de ajudar, para então sabermos como isso vai acontecer e enxergar todas as possibilidades de recomeço.

As razões que nos levam a recomeçar um novo ciclo e uma nova história são inúmeras, sendo elas coisas mais sentimentais como um divórcio, ou de repente perder tudo que tem em um desastre, por exemplo, também pode ser algo um pouco menos invasivo como uma transição de carreira.

No início, junto com toda reviravolta de ter que recomeçar, vem aquela sensação de inquietação, um desconforto no peito, que surge pelo medo do inesperado, do novo.

E só é possível vencer esse medo, se você parar, respirar fundo, olhar a sua volta e fazer uma autoanálise: O que eu quero? Onde estou? Para onde estou indo? Faça isso, mesmo não sendo fácil, desse modo, você consegue se achar dentro da situação. Através disso você passa a visualizar melhor o novo cenário que se apresenta!

Quando precisamos recomeçar é porque algo foi perdido e nossa mente não gosta de perder nada, mesmo que inconscientemente e mesmo sendo algo ruim. Dá muito trabalho deixar ir porque era o que conhecíamos e que estávamos acostumados, era a nossa realidade até então.

Sendo assim, aceitar que acabou é o próximo estágio para a construção de uma nova história. É aí que entra a ressignificação quando aceitamos que já não é mais como era antes, e somos gratos pelo que ficou, dando um novo olhar, um novo sentido à situação.

Uma coisa boa que é importante notar é que um recomeço nunca surge do nada, ele traz consigo toda nossa bagagem de vida, nossos erros, o que possibilita aprendermos com eles, nossos acertos que nos fazem vitoriosos. A pessoa que somos, com nossas experiências, com tudo aquilo que faz parte da nossa realidade atual, é o que nos acompanha e precisamos considerar tudo com apreciação, isso dá mais força para recomeçar!

Não se esconda atrás do que aconteceu, fazer isso só vai prolongar a dor e a inércia.

Acredite que é possível e que você é capaz de se renovar, se reinventar e o segredo é focar no presente para construir o futuro e nunca desistir, mesmo porque na nossa vida todos os dias são recomeços. Quando acordamos pela manhã e temos um dia que se inicia cheio de chances de acontecer; o sol que nasce a cada dia também é sempre um recomeço. Nós fomos criados por Deus com esse dom, assim como a natureza, então por mais difícil que possa parecer, acredite que você tem tudo que é necessário para recomeçar e fazer acontecer!

Devemos entender que as coisas só evoluem quando estamos fora da nossa zona de conforto, então sem dúvida é preciso agir; afinal de contas, é sobre sempre querer o melhor, ser melhor, esse é o propósito.

“Pois é… Agora é hora de reiniciar, de pensar na luz, de encontrar prazer nas coisas simples de novo. Que tal um corte de cabelo arrojado… diferente? Um novo curso…. Ou aquele velho desejo de aprender a pintar…. Desenhar…. Ou dominar o computador…. Ou qualquer outra coisa…. Olha quanto desafio, quanta coisa nova nesse mundão de meu Deus te esperando. ” – Carlos Drummond de Andrade.

                Guarde das coisas passadas as lembranças boas de tudo que você desfrutou, e sinta-se privilegiado por poder recomeçar!

The following two tabs change content below.

Klesne Domiciano

Coach pela sociedade internacional do Mindset. Já trabalhou como cuidadora de idosos e crianças, é comunicativa, gosta de interagir com as pessoas e é apaixonada pela vida. Por esse motivo, escolheu se especializar como Coach de Desenvolvimento Humano, têm grande interesse em ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos, fazendo com que alcancem o estado desejado com sucesso.

Latest posts by Klesne Domiciano (see all)

Post Author: Klesne Domiciano

Coach pela sociedade internacional do Mindset. Já trabalhou como cuidadora de idosos e crianças, é comunicativa, gosta de interagir com as pessoas e é apaixonada pela vida. Por esse motivo, escolheu se especializar como Coach de Desenvolvimento Humano, têm grande interesse em ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos, fazendo com que alcancem o estado desejado com sucesso.

1 thought on “O recomeço: uma nova chance de ser melhor

    Lucimara

    (24 de agosto de 2021 - 10:40 pm)

    Parabéns excelente artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.