Busque o Equilíbrio do ORGULHO

O orgulho é um sentimento forte, e, como tal, pode causar grande impacto na vida de uma pessoa, seja positivo ou negativo; depende do contexto inserido. Bom, vamos começar falando sobre o orgulho excessivo, aquele que se torna negativo. Vou ainda citar algumas razões pelas quais não devemos ter demasiado orgulho.  

Esse sentimento pode chegar a nos afastar das pessoas que gostamos nos impedindo de dar o primeiro passo para resolver um conflito e assim nos reconciliar. Em outros casos pode nos fazer perder alguém importante que por orgulho não vamos atrás e deixamos ir. 

Ainda na parte de relacionamentos, o orgulhoso tem a tendência de achar que é sempre o dono da razão, que está sempre certo, não vendo necessidade de mudar ou evoluir. E muitas vezes, se torna até um pouco egoísta, porque não se doa e não se entrega por completo nos seus relacionamentos, ao mesmo tempo, que se priva de viver fortes emoções e sentimentos positivos; isso tudo por medo de errar.  

Nutrindo esse sentimento podemos acabar criando situações que podem mudar a forma como os outros nos enxergam e isso nos deixa mal, prejudicando a nossa saúde emocional. Muitas vezes, também a física. Em outras situações a pessoa se torna soberba, negativa, reclamona, sempre insatisfeita com alguém ou alguma coisa, atraindo conflitos. 

O orgulho é o oposto da humildade, então, quem carrega esse orgulho dentro de si, mesmo sofrendo, não volta atrás com sua palavra nem se desculpa. Agora que já sabemos que temos muitos motivos para não deixar esse sentimento crescer, surge a pergunta: “Como faço para não ser tão orgulhoso?” Antes de tudo, identifique se você é realmente orgulhoso, tendo isso reconhecido, observe em quais circunstâncias seu orgulho fala mais alto, depois estude, avalie todo o cenário incluindo o sentimento primário ao orgulho em todas situações, para assim saber de que forma agir para mudar. 

Veja onde deve reconhecer seus erros e pedir desculpas. Esteja aberto a receber críticas construtivas. Leve em consideração a opinião e os sentimentos dos outros. Nos relacionamentos importantes observe seus sentimentos e reações e se permita deixar fluir bons momentos sem reservas.  O orgulho positivo te faz alguém humilde que não tem medo de gostar/amar, que se entrega reconhecendo seu valor e o da outra pessoa, se algo der errado aprenda com isso, conserta, e dessa forma desfrute de um relacionamento feliz e saudável.  Passe a reconhecer as qualidades e competências das outras pessoas e dê elogios sinceros, isso não apaga seu brilho e o seu valor, ao contrário, te faz alguém melhor, que sabe que cada um tem seu espaço! Reconheça que você não sabe tudo e está tudo bem, sempre teremos o que aprender, também não tem problema se não é do tipo que aprende fácil, cada pessoa tem o seu tempo de processar e entender as coisas. E com o tempo tudo fica no lugar! 

Mas, e quanto ao orgulho bom? Ah esse todo mundo com certeza deve ter! 

Um dos benefícios do orgulho na medida certa é que ele promove o reconhecimento das capacidades que a pessoa possui fazendo assim com que ela acredite no seu potencial. Ele também é positivo quando ajuda a pessoa a evoluir dando forças para vencer desafios e acentua ainda outro atributo importante: a autoconfiança, assegurando a pessoa de que ela possui qualidades que pode aprimorar. Esse tipo de orgulho nos faz querer ser alguém melhor, alguém de quem se sente orgulhoso. Sentir orgulho pelo próximo também é uma forma de orgulho positivo porque motiva e inspira o outro. Os benefícios de ter orgulho na medida certa são muitos, com certeza vale a pena manter o equilíbrio, aliás buscar o equilíbrio desse sentimento é algo fundamental na nossa vida!   

E nunca podemos nos esquecer que ter orgulho de si mesmo, de quem você é, da sua história, é sinônimo de bem-estar emocional e de saúde, apesar de tantas coisas hoje na sociedade moderna ditar o contrário, muitas vezes, impondo padrões a seguir.

The following two tabs change content below.

Klesne Domiciano

Coach pela sociedade internacional do Mindset. Já trabalhou como cuidadora de idosos e crianças, é comunicativa, gosta de interagir com as pessoas e é apaixonada pela vida. Por esse motivo, escolheu se especializar como Coach de Desenvolvimento Humano, têm grande interesse em ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos, fazendo com que alcancem o estado desejado com sucesso.

Latest posts by Klesne Domiciano (see all)

Post Author: Klesne Domiciano

Coach pela sociedade internacional do Mindset. Já trabalhou como cuidadora de idosos e crianças, é comunicativa, gosta de interagir com as pessoas e é apaixonada pela vida. Por esse motivo, escolheu se especializar como Coach de Desenvolvimento Humano, têm grande interesse em ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos, fazendo com que alcancem o estado desejado com sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.