A PROATIVIDADE É UMA DAS CHAVES PARA O SUCESSO!

Caro leitor, antes de tudo pode ser que você esteja se perguntando: o que significa ser proativo? Então vamos lá!

Ser proativo é ter desenvolvido a habilidade de prever, antecipar problemas e situações, tomando a iniciativa, agindo em função de solucionar um conflito ou problema. Beneficiando aqueles com quem convive, superando as expectativas.

O proativo está sempre pensando, “vou encontrar alternativas”, “se eu me preparar melhor. vai funcionar”. É alguém que toma a responsabilidade por suas ações e ao tomar decisões não é influenciado por fatores externos.

Mas, como ser proativo?

A primeira coisa a se fazer é se autoconhecer, porque, controlando suas emoções, identificando suas habilidades e pontos a serem melhorados, você consegue projetar metas, objetivos claros e assim elaborar meios para atingi-los. Para isso é fundamental sair da zona de conforto dando os passos apropriados para alavancar mudanças de hábitos, que vão ser benéficos não só para torná-lo proativo profissionalmente, mas também na vida pessoal.

Eliminar a procrastinação é fundamental nessa mudança. Considere o que realmente funciona e o que não funciona ao desempenhar um processo. Seja criativo, observe tudo à sua volta e crie alternativas de soluções antecipadas.

Avalie o que realmente precisa ser feito por você e saiba designar as tarefas que puder. Calcule e gerencie se está usando sabiamente seu tempo com as tarefas, identificando o que é prioridade.

Seja comprometido com o que está buscando, preocupado com o resultado e um bom comunicador. Tenha mentalidade (mindset) de crescimento e foque nas soluções e não no problema. Seja resiliente e positivo, não tire conclusões precipitadas, como achar que não é capaz ou mesmo de que algo é impossível, estude todas as possibilidades e se encaixe em uma delas apostando em suas capacidades.

Ser proativo não é ser puxa saco, é ser um profissional visionário, dinâmico e que, cada vez, mais está sendo procurado pelas empresas. Contudo, no trabalho, tenha sensibilidade de perceber onde você pode intervir, não dê ideias ou opiniões em assuntos que não são da sua conta para não passar a ser visto de forma negativa e perder a voz. Ao contrário disso, tenha personalidade própria e seja você mesmo, nos momentos apropriados tenha iniciativa e se coloque à disposição para resolver coisas que fazem parte da sua escala de responsabilidades.

Procure sempre expandir seus conhecimentos, suas habilidades, estudando novos cursos, ampliando e aprimorando suas capacidades, além de sempre continuar investindo em você mesmo. Dessa forma, não só irá ampliar seu campo de visão e sua mente, como também será destaque onde estiver!

Pense fora da caixa, olhando além do contexto e das influências do ambiente, reflita sobre o que você pode mudar, a influência que isso pode ter e até onde isso pode te levar.

Se você não é proativo não se preocupe, está tudo bem, pois, ela é uma habilidade que como outras pode ser desenvolvida com treino e tempo. E desenvolvê-la traz algumas boas vantagens para a vida, entre elas: te dá autonomia, te torna autorresponsável, te livra de aborrecimentos ou problemas futuros, te deixa mais atento às oportunidades, realizador, flexível e mais feliz.

O coaching é uma metodologia que visa a transformação de comportamentos e desenvolvimento que contribui muito para o desenvolvimento dessa habilidade, pois durante o processo o indivíduo estuda sua performance diante das situações, criando estratégias para alcançar o que deseja e se prepara caso surja um problema que atrapalhe seu objetivo, fazendo isso com mais clareza e assertividade.

Em seu livro “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes” Stephen. R. Covey coloca ser proativo como hábito número um que devemos adquirir para ter um maior domínio nas nossas áreas de atuação, seja familiar, profissional, financeira e qual mais haver.

“Se você é proativo, você não tem que esperar por circunstâncias ou outras pessoas para criar perspectiva expandindo experiências. Você pode conscientemente criar por você mesmo.” – Stephen. R. Covey. Se você quer saber mais sobre como o coaching pode te ajudar a ser proativo, mande uma mensagem no meu Instagram @gratidaoseempree e marcamos uma sessão experimental.

The following two tabs change content below.

Klesne Domiciano

Coach pela sociedade internacional do Mindset. Já trabalhou como cuidadora de idosos e crianças, é comunicativa, gosta de interagir com as pessoas e é apaixonada pela vida. Por esse motivo, escolheu se especializar como Coach de Desenvolvimento Humano, têm grande interesse em ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos, fazendo com que alcancem o estado desejado com sucesso.

Latest posts by Klesne Domiciano (see all)

Post Author: Klesne Domiciano

Coach pela sociedade internacional do Mindset. Já trabalhou como cuidadora de idosos e crianças, é comunicativa, gosta de interagir com as pessoas e é apaixonada pela vida. Por esse motivo, escolheu se especializar como Coach de Desenvolvimento Humano, têm grande interesse em ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos, fazendo com que alcancem o estado desejado com sucesso.

1 thought on “A PROATIVIDADE É UMA DAS CHAVES PARA O SUCESSO!

    Lucimara

    (6 de fevereiro de 2021 - 11:00 am)

    Excelente artigo parabéns

Deixe uma resposta