Pilates X Musculação: Qual a melhor opção para alcançar a “boa forma”?

Se um dos seus maiores objetivos é alcançar a boa forma, já deve ter se perguntado: “Quero perder peso, devo fazer pilates ou musculação?”.
Vamos lá… As duas atividades são excelentes opções para quem quer alcançar a boa forma. Não importa se quer fazer isso por recomendação médica ou por estética, ambas as opções vão gerar um grande gasto calórico, logo, a perda de peso acontecerá naturalmente e finalmente você dirá adeus aos quilinhos indesejados.

Há outras dúvidas sobre o tema, como por exemplo: “Tenho dores crônicas, a musculação vai me ajudar?” ou “Quero perder peso rapidamente, o pilates vai conseguir entregar o resultado que espero?”.
Vou explicar as diferenças entre a musculação e o pilates, isso vai te ajudar a escolher a melhor opção dentro do que deseja alcançar ou quem sabe, unir as duas atividades para ter mais do que espera. Sim, você pode fazer as duas atividades, em dias alternados, é claro!

O pilates para a mente e corpo

Como ponto de partida, vamos usar a frase de Joseph Pilates, desenvolvedor do método pilates para condicionamento físico: “é a mente que esculpe o corpo”. Então, é claro que “se é a mente que esculpe o corpo, então vou mentalizar o meu corpo “sarado”, sem fazer o tal pilates” … não é mesmo?
Se pensa assim, já começamos errado! O nosso corpo precisa de exercícios, para que haja um gasto calórico, concorda?

No Pilates, vamos trabalhar o nosso corpo de forma uniforme, ou seja, todos os grupos musculares trabalharão juntos, em um único exercício. Ganharemos força, flexibilidade, equilíbrio, além de melhorarmos nossa postura e concentração.

Podemos perder até 500 calorias, dependendo da intensidade dos exercícios, e claro, respeitando os limites do seu corpo.

Mas como a mente entra como benefício às atividades físicas e exercícios?
Para alcançar um objetivo, você precisa ter foco, é nesse momento que precisamos trabalhar a nossa mente. Os nossos pensamentos trazem equilíbrio emocional e psíquico, transformando a mente e, de forma natural, o seu corpo.

“O corpo alcança o que a mente acredita”
Joseph Pilates

A musculação para o corpo e mente.

Não tem segredo, como todas as atividades físicas, para alcançar o objetivo desejado, os exercícios precisam ser praticados regularmente.

Segundo artigo publicado pelo personal trainer, Carlos Bruce, no site Tua Forma, especialistas garantem que ao se tratar de musculação, a frequência e dedicação são os fatores mais importantes, desaconselhando o exagero na prática do exercício. Se realizar treinos intensos durante uma semana e ficar parado na semana seguinte, acredita que irá gerar algum resultado? Não! Mas com treinos regulares, ao menos três vezes por semana, o seu objetivo certamente será alcançado.

De acordo com artigo do site Dicas de Treino, sobre os benefícios da musculação para emagrecer, o emagrecimento não corresponde somente a perda de peso e gordura corporal. Então, não se assuste se o ponteiro da balança não abaixar ao longo do seu plano de exercícios, você pode ter trocado a sua gordura, por massa muscular e a flacidez, por músculos.
Os exercícios de musculação, trazem muitos benefícios, não só a perda calórica. Há a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, a diminuição do risco de diabetes, aumento da densidade óssea, tonificação da musculatura, entre outros ganhos.

É possível avaliar, de forma satisfatória os resultados que poderemos alcançar, pois o seu metabolismo irá trabalhar até 48h após o treino. Não é fantástico?

Uma boa vantagem é que a musculação terá o mesmo gasto calórico que o pilates, por exemplo, de até 500 calorias por treino.
Para alcançar seus objetivos e ainda conquistar a tão sonhada boa forma, o que acha de praticar as duas atividades em dias alternados? O resultado será EXTRAORDINÁRIO!

Procure um profissional da área para te orientar, caso queira discas de treinos (voltados ao Pilates e Alongamentos), tenho um canal no YouTube, Aline Pilates.

The following two tabs change content below.

Aline Romero

Aline Romero é Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, comprometida em oferecer qualidade de vida em todas as etapas da sua jornada. Graduada em educação física, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) há 16 anos e atuando como Instrutora de Pilates há 7 anos. Busca sintonizar a mente e o corpo de forma progressiva. Vamos juntos nessa?

Post Author: Aline Romero

Aline Romero é Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, comprometida em oferecer qualidade de vida em todas as etapas da sua jornada. Graduada em educação física, pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) há 16 anos e atuando como Instrutora de Pilates há 7 anos. Busca sintonizar a mente e o corpo de forma progressiva. Vamos juntos nessa?

Deixe uma resposta