Se um dos seus maiores objetivos é alcançar a boa forma, já deve ter se perguntado: “Quero perder peso, devo fazer pilates ou musculação?”.
Vamos lá… As duas atividades são excelentes opções para quem quer alcançar a boa forma. Não importa se quer fazer isso por recomendação médica ou por estética, ambas as opções vão gerar um grande gasto calórico, logo, a perda de peso acontecerá naturalmente e finalmente você dirá adeus aos quilinhos indesejados.
Há outras dúvidas sobre o tema, como por exemplo: “Tenho dores crônicas, a musculação vai me ajudar?” ou “Quero perder peso rapidamente, o pilates vai conseguir entregar o resultado que espero?”.
Vou explicar as diferenças entre a musculação e o pilates, isso vai te ajudar a escolher a melhor opção dentro do que deseja alcançar ou quem sabe, unir as duas atividades para ter mais do que espera. Sim, você pode fazer as duas atividades, em dias alternados, é claro!
O pilates para a mente e corpo
Como ponto de partida, vamos usar a frase de Joseph Pilates, desenvolvedor do método pilates para condicionamento físico: “é a mente que esculpe o corpo”. Então, é claro que “se é a mente que esculpe o corpo, então vou mentalizar o meu corpo “sarado”, sem fazer o tal pilates” … não é mesmo?
Se pensa assim, já começamos errado! O nosso corpo precisa de exercícios, para que haja um gasto calórico, concorda?
No Pilates, vamos trabalhar o nosso corpo de forma uniforme, ou seja, todos os grupos musculares trabalharão juntos, em um único exercício. Ganharemos força, flexibilidade, equilíbrio, além de melhorarmos nossa postura e concentração.
Podemos perder até 500 calorias, dependendo da intensidade dos exercícios, e claro, respeitando os limites do seu corpo.
Mas como a mente entra como benefício às atividades físicas e exercícios?
Para alcançar um objetivo, você precisa ter foco, é nesse momento que precisamos trabalhar a nossa mente. Os nossos pensamentos trazem equilíbrio emocional e psíquico, transformando a mente e, de forma natural, o seu corpo.
“O corpo alcança o que a mente acredita”
Joseph Pilates
A musculação para o corpo e mente.
Não tem segredo, como todas as atividades físicas, para alcançar o objetivo desejado, os exercícios precisam ser praticados regularmente.
Segundo artigo publicado pelo personal trainer, Carlos Bruce, no site Tua Forma, especialistas garantem que ao se tratar de musculação, a frequência e dedicação são os fatores mais importantes, desaconselhando o exagero na prática do exercício. Se realizar treinos intensos durante uma semana e ficar parado na semana seguinte, acredita que irá gerar algum resultado? Não! Mas com treinos regulares, ao menos três vezes por semana, o seu objetivo certamente será alcançado.
De acordo com artigo do site Dicas de Treino, sobre os benefícios da musculação para emagrecer, o emagrecimento não corresponde somente a perda de peso e gordura corporal. Então, não se assuste se o ponteiro da balança não abaixar ao longo do seu plano de exercícios, você pode ter trocado a sua gordura, por massa muscular e a flacidez, por músculos.
Os exercícios de musculação, trazem muitos benefícios, não só a perda calórica. Há a melhora do condicionamento cardiorrespiratório, a diminuição do risco de diabetes, aumento da densidade óssea, tonificação da musculatura, entre outros ganhos.
É possível avaliar, de forma satisfatória os resultados que poderemos alcançar, pois o seu metabolismo irá trabalhar até 48h após o treino. Não é fantástico?
Uma boa vantagem é que a musculação terá o mesmo gasto calórico que o pilates, por exemplo, de até 500 calorias por treino.
Para alcançar seus objetivos e ainda conquistar a tão sonhada boa forma, o que acha de praticar as duas atividades em dias alternados? O resultado será EXTRAORDINÁRIO!
Procure um profissional da área para te orientar, caso queira discas de treinos (voltados ao Pilates e Alongamentos), tenho um canal no YouTube, Aline Pilates.

Aline Romero

Latest posts by Aline Romero (see all)
- O SEU MUNDO INTERNO ENTENDE E ACEITA O SEU MUNDO EXTERNO? - 5 de setembro de 2020
- Onde é a Sua Dor? - 1 de agosto de 2020
- Pilates X Musculação: Qual a melhor opção para alcançar a “boa forma”? - 16 de junho de 2020