Empodere-se respirando profundamente

Todos nós sabemos que respirar é natural para todo ser vivo, com cada ser humano inspirando e expirando de uma maneira particular. No entanto, você sabia que quando respiramos profundamente não apenas desenvolvemos nossos cinco sentidos, como também podemos liberar nosso maior potencial – força vital? Mas, como acontece o processo de respiração profunda? É  possível  trabalhar conscientemente com a respiração de uma forma que crie equilíbrio – que nos ajude a ser fortes e energizados, mas calmos e centrados? Existe uma prática que quando adotada podemos nos sentir equilibradas e revitalizadas, usufruindo de  harmonia no corpo e na mente? Este artigo conduzirá todas as mulheres a descobrirem uma prática simples e potente que podemos usar sozinhas, melhorando potencialmente nossas vidas. 

Respiração profunda : razão da existência 

A respiração é o suporte da nossa existência. Podemos ficar dias sem comer, podemos ficar algum tempo sem beber, mas sem respirar é impossível. Sendo o oxigênio essencial à vida das nossas células, se a respiração não for eficiente, as nossas células não são tão bem nutridas. Se as nossas células não estão bem, nós não estamos bem. Perdemos vitalidade, temos menos energia e, a longo prazo, o déficit de oxigênio pode provocar grandes desequilíbrios para a saúde.

Estudos demonstraram o impacto fenomenal que a percepção da respiração pode ter em nossa saúde e bem-estar. Quando nossa respiração é curta e rápida, nossos hormônios do estresse (cortisol, adrenalina e noradrenalina) entram em ação – o tipo de gatilho que nos dizia originalmente “Um tigre está me perseguindo, devo fugir!”. Sofremos de esgotamento e precisamos de mais práticas de respiração que atendam à nossa nutrição interior – nosso sistema nervoso. Diferentes práticas de respiração podem desencadear diferentes estados – elevando a energia ou relaxando o corpo. Vamos abordar neste artigo sobre a respiração diafragmática. 

Respiração profunda:  sinônimo de saúde 

A maioria de nós sofre com a tensão causada por uma vida acelerada e estressante, que muitas vezes leva à falta de ar (e até mesmo a uma retenção involuntária da respiração). Ansiedade, sono insuficiente e estresse são fatores significativos nas condições crônicas de saúde. Isso ocorre, porque, frequentemente, expandimos a parte inferior da barriga, mas não permitimos que o abdome superior e a caixa torácica se expandam também (perdendo a altura). Nossa saúde pode ser melhorada por uma atenção disciplinada à respiração. Quanto mais adquirimos habilidade nas técnicas de respiração, mais benefícios são adquiridos como: redução do estresse, relaxamento e sensação de mais paz. Além da promoção de disposição, bem-estar,  energia e motivação. O resultado é rápido, expansivo, pleno e profundo.  

Respiração Abdominal: encha e esvazie sua bexiga
A técnica de respiração é imprescindível para obtermos qualidade de vida. Para experimentar a respiração abdominal, escolha um  local reservado, em uma posição confortável e se quiser pode colocar uma música instrumental relaxante. Poderá ser sentada, ou mesmo deitada de barriga para cima. Feche os olhos e concentre-se fazendo algumas respirações profundas. Coloque as mãos sobre seu abdômen para mais facilmente tomar consciência do movimento respiratório.

Ao inspirar pelo nariz (sinta que seu abdômen é uma bexiga – encha-o de ar), sinta a suave expansão do abdômen, empurrando as suas mãos para fora. Ao expirar pela boca (sinta que seu abdômen é uma bexiga – esvazie-o), sinta o abdômen contraído. Faça isso por 03 a 05 minutos, lentamente e com total consciência. Sentindo o corpo todo se revitalizar. Você sentirá a diferença. 

Por isso, queridas leitoras, a chave para uma boa respiração é a nossa consciência. A respiração consciente como prática ativa é extremamente benéfica e pode nos ajudar a encontrar um terreno sólido, restaurar a energia e criar rituais saudáveis ​​que nos servirão por muitos anos. Respirar é o segredo por trás de todas as coisas, crie o hábito de respirar profundamente e conscientemente, e coisas boas acontecerão em sua vida constantemente. Esses artigos são preparados com o propósito de adquirirmos cada vez mais conhecimento, o qual aplicado, nos conduzirá a assumirmos o total controle de nossas vidas, tornando-nos constantemente incríveis! Nos encontramos no próximo artigo. 

The following two tabs change content below.

Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

Latest posts by Jaciane Pereira (see all)

Post Author: Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

Deixe uma resposta