Qual a importância da água no nosso corpo?

Nosso corpo pode muitas vezes ser encarado como uma grande máquina em funcionamento, cheia de órgãos que se comportam como peças perfeitamente encaixadas dessa máquina, verdadeiras engrenagens que, juntas, são responsáveis por manter a ordem nos sistemas.

Como qualquer máquina em funcionamento, cada pecinha precisa estar no seu devido lugar. Se alguma dessas peças não está cumprindo sua função adequadamente, ela pode comprometer o sistema todo.

Uma das coisas que certamente contribui para o funcionamento do nosso corpo é a ingestão de água. Não só porque ela nos mantém hidratados, mas porque é o componente fundamental para regular cada peça das nossas engrenagens.

No corpo humano, a quantidade de água existente representa de 40% a 80% do peso total de alguém. Porém, ao longo do dia, todos nós perdemos água por meio da urina, da transpiração e até mesmo da respiração.

Para que as funções vitais de um ser humano estejam boas, é preciso recuperar essa perda de água ao longo do dia.

Muito além da função de hidratação, a ingestão de água também contribui para regular a temperatura corporal. Quanto menos água circula em nosso corpo, maior é a propensão a superaquecimento – principalmente em dias quentes – o que pode causar apatia e dificuldade de raciocínio.

Além disso, a água é um ótimo desintoxicante. Ela ajuda no funcionamento do nosso metabolismo, na absorção e utilização dos nutrientes e também na excreção de substâncias que não têm mais serventia ao nosso corpo.

Não existe em nosso corpo uma reserva especial de água. Por isso é necessário que encontremos maneiras de ingerir esse líquido diariamente para manter a saúde e ajudar nas funções básicas de nosso metabolismo.

Estima-se que a quantidade adequada para a ingestão seja a de 2 litros de água por dia. Mas isso pode variar, por exemplo, de acordo com a intensidade das atividades físicas que alguém faz, com a temperatura do ambiente, com a intensidade da transpiração, entre outros fatores.

Uma dica boa é estabelecer metas e dividir a quantidade a ser ingerida em vários copos, durante o dia. Considere que 2 litros podem ser equivalentes a 8 copos de água por dia. Se você colocar lembretes, recados para você mesmo em lugares pelos quais você sempre passa, e toma um pouquinho de cada vez, a meta acaba se tornando algo superpossível de ser realizada.

Você pode optar também por adicionar algum sabor à sua água, transformando-a em água flavorizada ou saborizada. Você pode encontrar facilmente as receitas na internet. Algumas delas indicam simplesmente adicionar algumas folhas de hortelã à sua jarra ou garrafinha e pronto: depois de um tempo sua água já vai ter um saborzinho a mais. Seja qual for o estímulo que você usará para lembrar com frequência de se hidratar – se os recados, as doses divididas durante o dia ou mesmo o sabor adicionado à sua garrafinha -, é importante lembrar que a água é um líquido sagrado. Sua ingestão só tem benefícios para seu corpo e sua vida. Então mantenha-se hidratado e leve uma vida mais saudável e mais feliz.

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Jane Brunelli

Trabalha na Sociedade Internacional de Mindset há quatro anos, desde abril de 2016, formou-se em Master Coach pelo mesmo Instituto, colunista de artigo da Sociedade Internacional de Mindset - O SIM Transforma "Rumo a nossa melhor versão" e Co-autora do livro "Mindset Coaching".

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Post Author: Jane Brunelli

Trabalha na Sociedade Internacional de Mindset há quatro anos, desde abril de 2016, formou-se em Master Coach pelo mesmo Instituto, colunista de artigo da Sociedade Internacional de Mindset - O SIM Transforma "Rumo a nossa melhor versão" e Co-autora do livro "Mindset Coaching".

19 thoughts on “Qual a importância da água no nosso corpo?

    VALERIA CARLA QUAGGIO MENDES

    (16 de dezembro de 2020 - 11:04 am)

    Realmente é fundamental, 70% nosso corpo é agua.

    Angelita Paixão

    (15 de dezembro de 2020 - 11:08 am)

    Muito pertinente seu artigo Jane, ótimas informações. Quanto mais compreendermos a importância da água para nossa vida, mais automático fica para desenvolvermos o hábito da ingestão diária e da quantidade necessária desse precioso líquido.

    Anônimo

    (15 de dezembro de 2020 - 3:01 am)

    Isso ai. Amo água e sempre ando com uma garrafinha. Facilita criar o hábito de ingerir, quando não estou com ela sinto falta.

    Anônimo

    (15 de dezembro de 2020 - 2:28 am)

    Boa noite, muito boa estas dicas aprendi tbm que quando chegamos a sentir sede é pq já estamos desidratando, eu não bebia água, as vezes passava dias sem beber água, mas de um tempo para cá me organizo para tomar os 2 litros por dia.
    Gostei muito das dicas, e de aromatizar a água , vou experimentar.
    Gratidão!!!

    ggalugueldebrinquedos@hotmail.com'

    Claudete

    (14 de dezembro de 2020 - 10:25 pm)

    Que excelente informações Jane.
    Realmente as suas dicas foram de grande valia.
    Parabéns pelo seu ensino

    eunicenalta@terra.com.br'

    Maria Eunice Borges malta

    (14 de dezembro de 2020 - 5:33 pm)

    Jane, boa tarde, muito bom seu artigo, temos que usar de estratégias para tomar a quantidade de água que só fará bem ao nosso corpo e mente, gratidão pelas dicas, um abraco

    Anônimo

    (14 de dezembro de 2020 - 3:36 pm)

    Excelente artigo Jane, informações valiosas, interessante saber que a falta de água no corpo pode causar apatia e dificuldade de raciocínio parabéns!

    bailarinakel@gmail.com'

    Kellen Melo

    (14 de dezembro de 2020 - 2:27 pm)

    Muito bom artigo Jane, a água é essencial para uma vida saudável. Minha mãe dizia que poderia passar dias sem comer mas não conseguiria ficar dias sem beber água. Temos que cuidar do nosso corpo! Parabéns!

    karinkrobot@gmail.com'

    Carin Doscher Krobot

    (14 de dezembro de 2020 - 1:51 pm)

    Excelente artigo Jane, estou me policiando todos os dias para tomar água, pois este não era um hábito meu.

    Luiz Sá

    (14 de dezembro de 2020 - 12:46 pm)

    Parabéns pelo artigo, a água e extremamente necessária para que tudo funcione e esteja em equilíbrio.

    Anônimo

    (14 de dezembro de 2020 - 12:45 pm)

    Parabéns pelo belo artigo, Jane. A água é mesmo tudo de bom, ajudando e regulando o funcionamento dos nossos órgãos internos e até da pele. Brava!

      Anônimo

      (14 de dezembro de 2020 - 12:45 pm)

      Tadeu

    nevessandra999@gmail.com'

    Sandra

    (14 de dezembro de 2020 - 12:34 pm)

    Sempre aprendi que,à agua é um bem estar para nossa saúde além de hidratar!Quemvive sem água ,água é vida!

    Anônimo

    (14 de dezembro de 2020 - 12:34 pm)

    Obrigada Jane muito esclarecedor seu artigo.
    Eu percebo uma dificuldade muito grande nas pessoas pra beber água, e sempre estou orientando às pessoa que eu cuido a importância e a quantidade que cada um deve consumir ao longo do dia.

    sdbortolotto@gmail.com.com'

    Sonia Dezanet Bortolotto

    (14 de dezembro de 2020 - 12:24 pm)

    Parabéns! Muito bem escrita a matéria e de fundamental importância! Show.

    Janete da Silva Corrêa

    (14 de dezembro de 2020 - 12:20 pm)

    Muito interessante a gente até sabe que tem tomar água, mas os benefícios são fundamentais.exelente artigo. Parabéns

    rosemaryncsa@gmail.com'

    Rose Mary Sá

    (14 de dezembro de 2020 - 11:17 am)

    Adorei o artigo. Essas dicas irão conscientizar ainda mais da necessidade da água. Gratidão.

    ALICE CRISPIM DA SILVA

    (14 de dezembro de 2020 - 10:56 am)

    Isso Jane, água é vida além de ser benéfica para nosso corpo, também limpa purifica torna tudo mais leve a nossa volta.

    Ester Franco

    (14 de dezembro de 2020 - 10:43 am)

    Tomar água tb faz parte de uma rotina saudável. Quanto mais água bebemos, mais nosso corpo identifica a necessidade dela. Ao contrário de quando a água é escassa no corpo, ele trabalha de forma disfuncional e, por não termos hábito de beber água confundimos a sede com a fome.

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