Fisiognomia e leitura das expressões corporais

“Seu cérebro sempre vai mostrar em seu corpo a verdade”, palavras de Sandra Regina Da Luz Inacio, neuroengenheira e professora da FGV-RJ, especialista em leitura da linguagem corporal e fisiognomia.

Segundo Sandra, “(…) com base em estudos científicos, nosso cérebro sempre vai falar a verdade. Ele sempre vai mostrar um traço de nossa personalidade em seu corpo. Você pode conscientemente mentir, tentar trapacear, mas seu cérebro vai enviar sinais, te delatando. ISSO É FATO. Claro, precisamos saber ler estes sinais, para saber o que o corpo está dizendo, o que cérebro dela está indicando”.  Para entender a linguagem corporal de uma pessoa, não basta analisar somente uma característica, mas sim, um conjunto de características. E com este conjunto você pode identificar claramente que tipo de pessoa você tem na sua frente. Este tipo de análise é muito utilizado em casos policiais, investigações e tudo mais.

Em uma de suas palestras, Sandra cita diversos exemplos, algumas formas simples de como observar estes sinais. Um deles, fala sobre a forma de como reconhecer alguns tipos de pessoas, simplesmente pela maneira que elas estendem as mãos ao cumprimentar outras. Vamos supor que somos vendedores em uma concessionária e ali, obviamente, devemos estar muito bem informados sobre os veículos.

Você recebe um cliente que, inconscientemente, te cumprimenta ao chegar, com a palma da mão para baixo. O cérebro dele está dizendo que: ele tem uma autoestima elevada, sabe o tipo de carro e modelo que quer, já se informou a respeito e muitas vezes vai te testar. Esta pessoa, espera uma resposta segura. Ela quer sabe ser alguém que sabe do que está falando. Então, você como conhecedor das técnicas de leitura corporal, ao pegar a mão desta pessoa, sua mão por baixo, vai girar levemente as duas mãos, de forma a deixá-las em “pé”. Assim, você estará enviando a seguinte mensagem: “aqui ninguém é melhor que ninguém, estamos em níveis similares, somos iguais”. E se você ainda quiser ir um pouco mais longe, estabelecer um rapport com o cliente, no momento em que estiver apertando a mão dele, olhando nos olhos dele, com uma mão você o cumprimenta e com a outra mão, sutilmente com um ou dois dedos, você vai tocar muito levemente o cotovelo dele. Você estará transmitindo outra mensagem para o cérebro dele: “pode confiar em mim”, e é muito provável que ele simpatize com você. Ele não sabe porque, mas gostou de você. Mas lembre-se, o rapport é sempre estabelecido de forma sutil, imperceptível, algo quase natural.

Você pode também receber clientes que apresentam a palma da mão para cima. Essas pessoas são inseguras, sem muita informação, são fáceis de negociar. Porém, por questões éticas, você faz a mesma coisa, vire a mão, deixe-as em pé, e toque no cotovelo de leve.

Já as pessoas que apresentam a palma da mão para lado, (as mãos em pé) são pessoas, que tem alguma informação, querem mais informação e estão prontas para ouvir propostas. Novamente, por questões de ética, você age da mesma maneira, neste caso, mantenha as mãos no mesmo sentido e toque de leve no cotovelo.

Nunca segure a mão de uma pessoa, prendendo-a e nem segure no ombro da pessoa. Ela vai entender que você está tentando dominar, pedindo para negociar ou ceder. Se for uma pessoa que tem uma certa liderança, ela não vai gostar.

O aperto de mão, deve ser sempre de forma mediana. Quando uma pessoa te dá mão, de forma leve, como se estivesse com nojo. Provavelmente esta pessoa passou por alguma experiência, onde apertaram a mão dela de maneira muito forte e, inconscientemente, a mensagem dela é: “não aperte a minha mão, por favor”. Interessante, não é? Comece a observar. Falarei mais sobre outras características, no próximo artigo.

The following two tabs change content below.

Rosângela Siqueira

Coach certificada pela Sociedade Internacional do Mindset, Especialista em Emagrecimento Definitivo e Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao Coaching,Formada em Comunicação Social, Administração de Empresas e pós graduada em áreas financeiras, onde trabalhou por mais de 30 anos. Dedicada aos estudos de Mecânica Quântica, Metafísica, Lei da atração, Autoconhecimento e Espiritualidade desde 2017.

Latest posts by Rosângela Siqueira (see all)

Post Author: Rosângela Siqueira

Coach certificada pela Sociedade Internacional do Mindset, Especialista em Emagrecimento Definitivo e Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao Coaching,Formada em Comunicação Social, Administração de Empresas e pós graduada em áreas financeiras, onde trabalhou por mais de 30 anos. Dedicada aos estudos de Mecânica Quântica, Metafísica, Lei da atração, Autoconhecimento e Espiritualidade desde 2017.

Deixe uma resposta