O PODER DO NÃO

Todos os dias, vivemos situações nas quais precisamos dizer “não” para as pessoas ao nosso redor. O “não” é uma palavra que usamos para nos proteger e defender aquilo que é mais importante para nós.

Porém, dita da maneira errada, ela pode deixar as pessoas irritadas e afastá-las.  Por isso, é fundamental dizer não de uma maneira correta e eficaz.

O maior obstáculo é dizer de modo elegante e não ofensivo, pois ele não é responsabilidade do outro, e sim, de nós mesmos. É a nossa tendência humana de reagir – agir com intensa emoção, mas sem um propósito claro. Os nossos “nãos”, na maioria das vezes, são reativos, ou seja, são motivados pelas nossas emoções negativas. Quando estamos com medo ou culpa tendemos a ceder ou a calar, porém quando estamos com raiva, este sentimento nos leva a combater.

Em seu livro “O Poder do Não Positivo”, William Ury, mostra como você pode usar suas emoções para se motivar a dizer não e defender o que é importante. A ansiedade, o medo e a raiva dão o dom da energia transformadora, que é precisamente aquilo de que você necessita para efetuar mudanças internas e externas.

Se formos capazes de ouví-las e não dar vazão à impulsividade, essas emoções podem se converter em suas aliadas. Podem nos dar coragem para dizer “não”. O não dito de forma “elegante” tem o poder de transformar vidas, e nos permite dizer sim para aquilo que realmente importa: nossas necessidades, crenças e prioridades.

Muitas vezes falamos “sim” quando na verdade queríamos dizer um sonoro “não”.  Por outro lado, deparamos com situações que nos deixam irritados, sem paciência, realizando atividades, ou estando no lugar onde não queríamos estar, simplesmente por não estarmos preparados para divergir, de maneira positiva.

Discordar e afirmar seus desejos, mesmo quando vai contra ao  que o outro quer, às vezes é muito difícil, porém é necessário. Quando estamos diante de alguma situação que vá nos prejudicar, o melhor a se fazer é recusar. Às vezes, rejeitamos algo, estamos nos libertando de sérios problemas, o que nos fará sentir melhor.

Quando negamos, na hora certa, experimentamos uma sensação de alívio e de paz indescritível. Isso traz consigo um poder, que nós não fazemos ideia que possuímos.

Na maioria das vezes o não pode ser um sinal de que estamos no caminho certo, ou nos indicar o caminho a ser tomado. Muitos de nós somos obsequiosos e de bom coração, o que é uma virtude, porém tais virtudes, podem nos trazer problemas quando nos limita a dar uma resposta negativa.

Segundo especialistas, devemos avaliar o que é bom para nós, se vai trazer algum benefício ou não, se vai valer a pena. Não precisamos esperar acontecer, a melhor atitude é dizer não antes que o pior aconteça.

Geralmente as pessoas não entendem por que recebem ou receberam um não, porém com o tempo vão perceber que foram beneficiadas. Ficar passando a mão na cabeça não ajuda ninguém a crescer. A necessidade da negativa é de suma importância em muitos momentos ao longo da nossa vida, principalmente na fase da formação do caráter da pessoa, pois sempre que dissermos um NÃO na hora certa, estamos fazendo o bem.

Nós, seres humanos, temos necessidades básicas: ser amado e respeitado, ser ouvido e ter o direito de errar. Tais necessidades nos fazem querer o tempo todo estar agradando o outro. O que nos dificulta dizer não. Na maioria das vezes, temos medo de afastar ou magoar as pessoas com as quais convivemos. Mas isso é uma ilusão que criamos para nos sentirmos amados, respeitados, aceitos em determinados grupos. O importante aqui, é que sejamos sinceros e honestos com nosso “eu” e com nossas opiniões, só assim seremos mais felizes. Quando nós aprendemos de forma positiva a dizer NÃO seremos mais felizes. O melhor remédio para nossa vida é dizer NÃO de forma sutil e leve, nunca de maneira áspera ou revoltados.

The following two tabs change content below.

Alice Crispim

Alice Crispim da Silva, Professora a 30 anos, graduada em História pela UNIR “Universidade Federal de Rondônia”. Coach com Especialização em Lei da Atração, Mindset, Emagrecimento Definitivo e PNL Aplicada ao Coaching(Com Introdução a Hipnose), pela Sociedade Internacional do Mindset. Como contribuição ao Desenvolvimento Humano, procura ajudar um número cada vez maior de pessoas, levando formas diferentes de ver a vida.

Latest posts by Alice Crispim (see all)

Post Author: Alice Crispim

Alice Crispim da Silva, Professora a 30 anos, graduada em História pela UNIR “Universidade Federal de Rondônia”. Coach com Especialização em Lei da Atração, Mindset, Emagrecimento Definitivo e PNL Aplicada ao Coaching(Com Introdução a Hipnose), pela Sociedade Internacional do Mindset. Como contribuição ao Desenvolvimento Humano, procura ajudar um número cada vez maior de pessoas, levando formas diferentes de ver a vida.

5 thoughts on “O PODER DO NÃO

    Anônimo

    (16 de janeiro de 2021 - 2:57 pm)

    Excelente artigo Alice, infelizmente não é tão fácil parar de dizer não a nós mesmos quando necessário e dizer para o outro, mas se aprendemos a falar com gentileza porém firmes pode ser transformador! Muito bom

    Janete da Silva Corrêa

    (15 de janeiro de 2021 - 1:17 am)

    Dizer não. Pra mim contínua difícil, mas é necessário. Exelente artigo. Parabéns.

    Rose Mary Sá

    (14 de janeiro de 2021 - 11:33 am)

    Parabéns, excelente artigo.
    Vai ajudar as pessoas a refletir e aprender a dizer não.

    Luiz Sá

    (14 de janeiro de 2021 - 11:31 am)

    Parabéns Alice.
    Excelente reflexão: um não no momento certo, com a pessoa certa e no contexto necessário pode transformar não só a própria vida como a de outros envolvidos.

    Lucimara Pereira

    (14 de janeiro de 2021 - 11:07 am)

    Parabéns Alice excelente reflexão ,muitas vezes é necessário essa aprendizagem ,dizer não nem sempre é fácil mas ajuda a não se sentir obrigado.

Deixe uma resposta