Dependência Emocional

Ame-se!!

Viver em  paz, se amar, se completar, decidir, aproveitar plenamente o momento consigo mesma, ver um bom filme, ler um livro, ir a um passeio, se sentir completa, onde ter companhia é um complemento agradável e não uma necessidade.

AS CAUSAS:

O problema de muitas pessoas reside na  busca constante do amor e da aprovação do outro, isso oculta a necessidade de segurança e aprovação, que são manifestadas por não confiar em si mesmas e que têm baixa autoestima. A consequência é uma dependência emocional, que as impede de enfrentar as situações do dia a dia e procurar nos relacionamentos, seja no casamento, na família, entre os professores, nos irmãos ou amigos, enfim, no ambiente em que cresceram, a segurança que não têm em si mesmas. Acaba então, por ficar “dependente” do que essas relações são capazes de proporcionar, chegando ao ponto de ser impossível viver sem elas. Essas pessoas são bombardeadas por conselhos e opiniões dos outros, os quais segue em detrimento dos seus próprios sentimentos.

Essa dependência representa um sofrimento emocional, que só se rompe no momento em se entende de onde vem esse apego, essa necessidade, ou melhor, esta dependência, e com isso é possível romper estes medos e limitações, e no mesmo processo descobrir e valorizar suas próprias potencialidades. Este padrão de comportamento surge geralmente na infância e por isso precisa trabalhar com um processo de reflexão, de análise, para entender de onde vem este apego, esta crença limitante. É preciso conhecer e trabalhar seus medos, limitações, suas crenças, seus sentimentos de incapacidade de se autocuidar, que gerou esta necessidade de pedir sempre a confirmação do outro para se sentir uma pessoa aceita, cuidada e amada. Pois caso contrário, teme ser criticada e rejeitada, onde vem a tona o sentimento do abandono. Viver e aproveitar o momento, o presente é um momento especial, que muitas vezes negligenciamos, por estar focados no passado (angústias) ou no futuro (ansiedade).

O TRATAMENTO:

O processo geralmente é delicado e lento, na maioria das vezes, precisa de um acompanhamento profissional, especializado em desenvolvimento pessoal. Entretanto, você pode começar a fazer pequenos ajustes, pequenas mudanças no seu comportamento e na sua postura, para ajudar no aumento da sua autoestima. São eles:

  1. Parar com a autocrítica;
  2. Começar a ver, ser, e principalmente se sentir uma pessoa mais positiva, ver o lado bom das coisas e situações;
  3. Substituir pensamentos ruins por imagens positivas, imagens boas, visualizando um futuro feliz e seguro;
  4. Ter e dar a sua opinião sobre fatos e assuntos ao seu redor;
  5. Assumir a responsabilidade da sua vida;
  6. Tomar iniciativa e fazer coisas por conta própria;
  7. Aproveitar os minutos sozinhos para se conhecer, meditar, ler, sentir-se bem;
  8. Gratidão é  palavra, utilize o exercício da gratidão todos os dias;
  9. Ame-se e decida ser feliz.

De repente, a solução de tudo está em darmos atenção e aprovação a nós mesmos. Aprendendo a nos amar, valorizar, para nos sentirmos plenos e realmente crescermos nos nossos relacionamentos, sendo 100% responsáveis por tudo o que escolhemos.

SE AME. O cérebro sempre te dará mais daquilo que você acredita.

Agora, responda estas perguntas, para você começar a ter o seu propósito, se conhecer e como resultado se amar:

  • Quem sou eu?
  • O que estou fazendo aqui?
  • Para onde quero ir?
  • Tenho vivido a vida que desejo, ou aquela que esperam de mim?
  • O que é ser feliz pra você?
  • Quando você está só, quais são seus pensamentos?
  • Quem verdadeiramente assume a responsabilidade de suas ações?
  • É você que dirige sua vida, ou as pessoas a sua volta que escolhem por você?
  • Onde você quer chegar?

Você pode ser quem você realmente quer ser. Tenha a certeza que isso é possível, não deixe de pedir ajuda se precisar para alcançar essa felicidade, autoestima e confiança em si mesma.  E se precisar a minha ajuda, conte comigo.

The following two tabs change content below.

Janete Corrêa

Coach da Sociedade Internacional do Mindset, Especialista em Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao Coaching (com introdução a Hipnose), tem a missão ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos e objetivos. Administradora e projetista com habilidades em organização e finanças. Se dedica a estudar e melhorar os seus conhecimentos com foco no Desenvolvimento Humano, principalmente no fortalecimento e desenvolvimento da mulher.

Latest posts by Janete Corrêa (see all)

Post Author: Janete Corrêa

Coach da Sociedade Internacional do Mindset, Especialista em Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao Coaching (com introdução a Hipnose), tem a missão ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos e objetivos. Administradora e projetista com habilidades em organização e finanças. Se dedica a estudar e melhorar os seus conhecimentos com foco no Desenvolvimento Humano, principalmente no fortalecimento e desenvolvimento da mulher.

Deixe uma resposta