A importância do sono

Você sabia que uma boa noite de sono é capaz de ter um efeito reparador não só no nosso corpo físico, mas também ajudar no processo de emagrecimento?

Pois é. Eu pesquisei muitos artigos científicos. Em todos eles encontrei a informação de que é durante o sono que acontece a liberação de hormônios que têm a finalidade de regular nosso metabolismo. E durante o processo de emagrecimento, o que a gente mais ouve falar é sobre a importância de um metabolismo que funcione bem, não é mesmo?

Mas não é só isso. Todo o nosso corpo se beneficia de uma noite agradável. Minha vida mudou completamente depois que comecei a prestar atenção nos meus ciclos de sono e em como minha semana era altamente influenciada pela qualidade da minha vida durante a noite.

Mas eu me propus a fazer isso. Passei a notar como eu mudava de humor, notei que os dias em que eu me gostava mais eram aqueles em que eu tinha dormido bem. E comecei a incluir na minha rotina diária alguns pequenos hábitos que me ajudaram a controlar minha mente. O primeiro deles foi parar de procrastinar. Se eu queria melhorar minha noite de sono, eu precisava tomar uma atitude em relação a isso.

Eu precisei entender antes de tudo que uma noite de sono poderia ter vários ciclos. Na verdade, para que ela seja verdadeiramente reparadora, precisamos de pelo menos 6 ciclos de sono de cerca de 90 minutos.

O segundo hábito foi usar técnicas de Programação Neurolinguística (PNL) para mudar crenças que estavam aqui há muito tempo. Por exemplo, existe uma crença que diz que todo mundo precisa dormir durante 8 horas por noite. Isso não é verdade. Então já mudei esse mindset e entendi que o que vale de verdade é acordar no fim de um período de ciclos reparadores.

Nem todo mundo tem o sono regular, é verdade. Muitas vezes eu acordava no meio da noite sem entender nada e quando voltava a dormir, o dia seguinte era péssimo. Para auxiliar a regular esses momentos de insônia, trabalhei durante um tempo com uma série de afirmações também da PNL para dizer à minha mente que a insônia já não existia.

A PNL pode ajudar muito se o seu caso for como o meu. Muitas vezes as pessoas acreditam que têm insônia e isso já basta para que essa crença se torne verdade. Nosso cérebro é muito espertinho. Se damos uma afirmação para ele, ele dirá que aquilo é verdadeiro. Com PNL você pode chegar a resultados incríveis, melhores ainda se ajudados com hipnose.

Outros hábitos que incluí na rotina tinham a ver com usar mindsets para controlar níveis de estresse, diminuir as tensões e expectativas, além de pensar na minha rotina de preparação do sono. Pelo menos uma hora antes de dormir, nada de eletrônicos. A luz dos tablets e celulares prejudica o relaxamento do corpo e do cérebro e dificulta o processo de pegar no sono.

São pequenas mudanças que fazem toda diferença. Ao final de um período curto você já vai poder ver os resultados. Afinal, não é só para o emagrecimento que o sono é importante. É durante uma noite bem dormida que nosso inconsciente consegue trabalhar bem, elaborando as questões vividas no dia a dia e trazendo novos insights para quando estivermos acordados. Então vamos cuidar desse sono para que o metabolismo esteja sempre funcionando bem e possamos acordar revigorados!

The following two tabs change content below.

Jane Brunelli

Trabalha na Sociedade Internacional de Mindset há quatro anos, desde abril de 2016, formou-se em Master Coach pelo mesmo Instituto, colunista de artigo da Sociedade Internacional de Mindset - O SIM Transforma "Rumo a nossa melhor versão" e Co-autora do livro "Mindset Coaching".

Latest posts by Jane Brunelli (see all)

Post Author: Jane Brunelli

Trabalha na Sociedade Internacional de Mindset há quatro anos, desde abril de 2016, formou-se em Master Coach pelo mesmo Instituto, colunista de artigo da Sociedade Internacional de Mindset - O SIM Transforma "Rumo a nossa melhor versão" e Co-autora do livro "Mindset Coaching".

Deixe uma resposta