Isso mesmo que você acabou de ler. Você concorda que “prevenir é melhor do que remediar?” Comumente, as pessoas só procuram fisioterapia com o objetivo de reabilitação, depois que já estão com alguma disfunção ou lesão.
Então te convido a uma reflexão: você vai ao médico todos os anos? Procura um dentista regularmente, faz exames, check-up com frequência? Então por que você não busca um fisioterapeuta também?
Já parou para pensar nisso? Talvez por falta de conhecimento você não saiba que a fisioterapia também atua na prevenção e promoção da saúde, como podemos confirmar, segundo o Art. 4º da Resolução CNE/CES 4/2002:
“A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo”.
Então, o que você prefere: enfrentar um tratamento que pode durar algumas semanas, meses ou até anos, ou se manter saudável, prevenindo lesões, dores e disfunções?
Vale lembrar também que, uma vez a lesão instalada – como, por exemplo, uma bursite, tendinite, ou artrose –, esta pode não ter cura. Ou seja, você a terá como companheira pelo resto da vida. O que nós fisioterapeutas conseguimos fazer é promover o alívio da dor, tirando você da crise, e devolver a funcionalidade e sua amplitude de movimento. Mas a lesão em si sempre estará ali.
São diversas as técnicas e modalidades dentro da fisioterapia que podem te trazer diversos benefícios e te proporcionar qualidade de vida, ao mesmo tempo em que previnem distúrbios osteomusculares. Uma delas bastante conhecida é a Reeducação Postural Global (RPG).
A RPG é uma técnica desenvolvida com o objetivo de realinhar as estruturas do corpo, partindo de três fundamentos básicos:
- Individualidade – o ser humano é único e deve ser tratado como tal, cada um com suas especificidades;
- Causalidade – busca da real causa do problema e não da consequência;
- Globalidade – avaliar e tratar o indivíduo como um todo, e não segmentado, tratando só o pé, o joelho ou um ombro, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias musculoesqueléticas.
Dessa forma, podemos obter vários benefícios com a prática dessa técnica. Dentre eles:
- Evitar e aliviar os diversos tipos de dores com movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo;
- Ganhar flexibilidade e força muscular;
- Promover o bem-estar;
- Aumentar a autoestima;
- Prevenir desconfortos e recidivas de problemas anteriores.
Portanto, você pode praticar o RPG tanto para tratamento de alguma disfunção já diagnosticada, quanto como maneira preventiva, como se fosse uma atividade física que você faz regularmente.
Lembrando também outro detalhe importante: não é preciso procurar um fisioterapeuta apenas com prescrição médica. Nós também somos capacitados e regulamentados com as seguintes competências e capacidades, segundo o Art. 5º da Resolução CNE/CES 4/2002:
VI – realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos […] objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, […] estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
VII – elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, […].
Sendo assim: sentindo dor ou não, procure um fisioterapeuta. E tenha uma vida mais saudável e com mais qualidade!
Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões! Estou à disposição pra te ajudar. E até o próximo post! Fonte: CNE. Resolução CNE/CES 4/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 11.
Luana Monteiro
Latest posts by Luana Monteiro (see all)
- O sentido biológico das emoções - 19 de novembro de 2021
- Coaching funciona? - 30 de agosto de 2021
- NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS - 23 de junho de 2021
- NÃO ESPERE UMA SEGUNDA CHANCE - 26 de maio de 2021
- Pode ser sorte ou azar - 24 de abril de 2021