Não está com dor? Então procure um fisioterapeuta.

Isso mesmo que você acabou de ler. Você concorda que “prevenir é melhor do que remediar?” Comumente, as pessoas só procuram fisioterapia com o objetivo de reabilitação, depois que já estão com alguma disfunção ou lesão.

Então te convido a uma reflexão: você vai ao médico todos os anos? Procura um dentista regularmente, faz exames, check-up com frequência? Então por que você não busca um fisioterapeuta também?

Já parou para pensar nisso? Talvez por falta de conhecimento você não saiba que a fisioterapia também atua na prevenção e promoção da saúde, como podemos confirmar, segundo o Art. 4º da Resolução CNE/CES 4/2002:

 “A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais: I – Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo”.

Então, o que você prefere: enfrentar um tratamento que pode durar algumas semanas, meses ou até anos, ou se manter saudável, prevenindo lesões, dores e disfunções?

Vale lembrar também que, uma vez a lesão instalada – como, por exemplo, uma bursite, tendinite, ou artrose –, esta pode não ter cura. Ou seja, você a terá como companheira pelo resto da vida. O que nós fisioterapeutas conseguimos fazer é promover o alívio da dor, tirando você da crise, e devolver a funcionalidade e sua amplitude de movimento. Mas a lesão em si sempre estará ali.

São diversas as técnicas e modalidades dentro da fisioterapia que podem te trazer diversos benefícios e te proporcionar qualidade de vida, ao mesmo tempo em que previnem distúrbios osteomusculares. Uma delas bastante conhecida é a Reeducação Postural Global (RPG).

A RPG é uma técnica desenvolvida com o objetivo de realinhar as estruturas do corpo, partindo de três fundamentos básicos:

  • Individualidade – o ser humano é único e deve ser tratado como tal, cada um com suas especificidades;
  • Causalidade – busca da real causa do problema e não da consequência;
  • Globalidade – avaliar e tratar o indivíduo como um todo, e não segmentado, tratando só o pé, o joelho ou um ombro, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias musculoesqueléticas.

Dessa forma, podemos obter vários benefícios com a prática dessa técnica. Dentre eles:

  • Evitar e aliviar os diversos tipos de dores com movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo;
  • Ganhar flexibilidade e força muscular;
  • Promover o bem-estar;
  • Aumentar a autoestima;
  • Prevenir desconfortos e recidivas de problemas anteriores.

Portanto, você pode praticar o RPG tanto para tratamento de alguma disfunção já diagnosticada, quanto como maneira preventiva, como se fosse uma atividade física que você faz regularmente.

Lembrando também outro detalhe importante: não é preciso procurar um fisioterapeuta apenas com prescrição médica. Nós também somos capacitados e regulamentados com as seguintes competências e capacidades, segundo o Art. 5º da Resolução CNE/CES 4/2002:

VI – realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos […] objetivando tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, [] estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;

VII – elaborar criticamente o diagnóstico cinético funcional e a intervenção fisioterapêutica, [].

Sendo assim: sentindo dor ou não, procure um fisioterapeuta. E tenha uma vida mais saudável e com mais qualidade!

Deixe nos comentários suas dúvidas e sugestões! Estou à disposição pra te ajudar. E até o próximo post! Fonte: CNE. Resolução CNE/CES 4/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 11.

The following two tabs change content below.

Luana Monteiro

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, graduada em Fisioterapia pela Unifor, pós graduada em Osteopatia Clínica pela Unicastelo e formação em Reeducação postural global – Rpg reposturarse. O seu trabalho tem como objetivo ajudar as pessoas a desenvolverem o seu Mindset, ressignificando crenças e acreditando em si, e a buscarem hábitos mais saudáveis focando na promoção da saúde.

Latest posts by Luana Monteiro (see all)

Post Author: Luana Monteiro

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, graduada em Fisioterapia pela Unifor, pós graduada em Osteopatia Clínica pela Unicastelo e formação em Reeducação postural global – Rpg reposturarse. O seu trabalho tem como objetivo ajudar as pessoas a desenvolverem o seu Mindset, ressignificando crenças e acreditando em si, e a buscarem hábitos mais saudáveis focando na promoção da saúde.

Deixe uma resposta