Você está cansado do que você diz para você mesmo?

Lembre-se sempre que você é resultado daquilo que você é! Pois tudo começa e termina em você!!!

Somos seres espirituais, habitando um corpo orgânico e as suas escolhas certamente refletirão na sua saúde.

Você não tem que desejar ter o corpo do outro por simples pertencimento a um grupo ou sociedade, mas você pode escolher ser saudável todos os dias sem desculpas!!!

Na vida não existem erros e sim escolhas. E você tem a oportunidade todos os dias de se tornar quem você quer ser.

As doenças crônicas, em sua maioria, são advindas de hábitos e escolhas ruins.

Hoje, muito se fala sobre longevidade e densidade nutricional. A chave mestre para conquistá-las não está em dietas milagrosas que só levam as pessoas a um estresse oxidativo do organismo, perda nutricional, inflamação e por, conseqüência, doenças ou efeitos indesejados.

Crenças limitadoras são tudo aquilo que acreditamos como verdade, então você poderá estar pensando, mas eu herdei “genes” disso e daquilo. Mas será que não herdou hábitos ruins também?

Será que está ingerindo a quantidade de água suficiente? A média é de 35 ml de água multiplicado pelo peso corporal de cada pessoa.

Qual a qualidade da sua água? Reutiliza suas garrafas plásticas?

Que horas costuma fazer a última refeição? Comer tarde prejudica a síntese do hormônio do crescimento (GH), que uma das funções é a lipólise. O ideal é chegar até a hora de dormir com a última refeição digerida e, ainda melhor, ter uma janela de 12 horas da última refeição até a próxima.

Temos uma glândula chamada hipófise que libera um hormônio, a melatonina, que é o regente de toda a nossa modulação hormonal, seu ápice ocorre da meia noite às 4 horas da manhã. O ideal é dormir no máximo até as 23 horas em um ambiente escuro e sem luz (inclusive do LED aparelho TV), para que este hormônio sintetize adequadamente.

A vitamina D (termo correto é hormônio D), participa de inúmeras funções em nosso organismo, sendo extremamente importante para nossa “imunidade”, sintetizado com exposição ao sol (das 11h às 13h), diariamente e de 10 a 20 minutos, por dia, dependendo da sua cor de pele.

O estresse libera cortisol que por sua vez, em excesso, este hormônio causa processos inflamatórios no organismo.

É muito importante cuidar da saúde do seu intestino, através da diversidade de alimentos saudáveis, com bom aporte de fibras e proteínas, além da hidratação. Uma boa digestão se inicia pela boca, dando ênfase a mastigação dos alimentos, até que estejam praticamente liquidificados.  Também é  importante não ingerir líquidos 30 minutos antes, durante e logo após as refeições.

Outros alimentos pró-inflamatórios são os óleos ultraprocessados que têm excesso de ômega 6 e baixo ômega 3. Eles são encontrados, principalmente, nos óleos vegetais e margarinas, açúcares e seus derivados, carboidratos de calorias vazias, como em farinhas de trigo (inclusive integral), amido de milho, entre outros, que levam a um alto índice glicêmico e resistência a insulina (vide artigo anterior), responsáveis  por inúmeras doenças  e distúrbios alimentares.

Enlatados, processamento de alimentos, corantes químicos, refrigerantes, conservantes dos sucos e leites, adoçantes artificiais, fazem parte do cotidiano de vocês, que são pró-inflamatórios.

Os  exercícios físicos, em suas variadas formas, são a cereja do bolo no complemento da sua saúde!

Em resumo, deficiência de certos hormônios, distúrbio do sono, estresse, a falta de vitaminas, alterações de sua flora intestinal (microbiota), desidratação celular,   podem, além de causar doenças crônicas, também levar a compulsões alimentares e atrapalhar o seu emagrecimento porque o seu organismo está inflamado! Veja quantas coisas você pode fazer que nada tem a ver com seus “genes”. Além de prevenir doenças, poderá desinflamar e contribuir para o seu metabolismo e conseqüentemente eliminar quilos.

The following two tabs change content below.

Valéria Quaggio

Coach com especialização em emagrecimento definitivo e PNL aplicada ao Coaching e Máster Coach com especialização em Hipnose aplicada ao Coaching, certificada pela Sociedade internacional do Mindset . Formação Acadêmica em Medicina, que tem como interesse principal o ser humano, no seu desenvolvimento de uma saúde física, mental e espiritual.

Latest posts by Valéria Quaggio (see all)

Post Author: Valéria Quaggio

Coach com especialização em emagrecimento definitivo e PNL aplicada ao Coaching e Máster Coach com especialização em Hipnose aplicada ao Coaching, certificada pela Sociedade internacional do Mindset . Formação Acadêmica em Medicina, que tem como interesse principal o ser humano, no seu desenvolvimento de uma saúde física, mental e espiritual.

Deixe uma resposta