Não importa o tamanho da sua empresa, se ela é grande, média ou pequena, tenho certeza de que você deve ter algumas ferramentas importantes para administrar seu negócio.
Softwares, planilhas financeiras, mapas visuais, pesquisas, roadmaps, análise de mercado, são termos já bastante conhecidos por todo empreendedor sério e fazem parte do dia a dia de quem busca aperfeiçoar-se nos produtos ou serviços oferecidos ao público consumidor.
Mas existem algumas ferramentas que são fundamentais para o mundo dos negócios, que pouco se fala, não têm em aplicativos e quase nada se investe: gentileza, ouvido ativo, empatia e sensibilidade.
Nossa! O que tudo isso tem a ver com o seu negócio?
Tudo!
O que poucos empreendedores se lembram é que na ponta do seu produto, existe o consumidor, que invariavelmente é uma pessoa, e a forma como as pessoas são tratadas pelas empresas tem sido o grande diferencial no mercado, diante de tanta concorrência, em qualquer segmento.
É com você, empreendedor ou gestor de equipe, que eu falo hoje aqui na minha coluna.
Quando estamos lidando com pessoas, temos que levar em conta que as experiências oferecidas através do seu negócio geram sentimentos e sensações e cada uma delas, e esses sentimentos vão determinar o resultado da sua atuação no mercado.
Em um mundo cada vez mais automatizado, as pessoas estão fidelizando empresas que as tratam de forma individualizada, exclusiva, personalizada e gentil.
Abaixo, alguns itens importantes para que você aperfeiçoe o seu negócio, tornando-o mais humanizado:
1. Um sorriso singelo, um desejar de “bom dia” já acolhem o seu cliente, ainda que esse atendimento seja feito via telefone, onde não existe a possibilidade de um contato face a face, e pode ser o primeiro passo para você se diferenciar em relação aos seus concorrentes.
2. Ouvido ativo. Gosto muito desse termo e acho que é uma das ferramentas mais importantes do seu “kit” de gestor. Ninguém, em lugar algum do mundo, prefere interagir com pessoas carrancudas e mal humoradas, do que com pessoas afáveis. A afabilidade faz com que seus clientes estejam mais abertos às suas sugestões e soluções para atendê-los.
3. Empatia. Por definição, o termo empatia significa “ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando pensar e agir da mesma forma que ela”. Ou seja, é você enxergar o mundo por uma nova perspectiva, a do seu cliente, e se você não desenvolver essa habilidade em você mesmo e nos seus funcionários e colaboradores, você jamais saberá quais são as suas necessidades, perdendo a oportunidade de desenvolver novos produtos e serviços compatíveis com a demanda do mercado.
Essas mesmas dicas valem e devem ser aplicadas não só aos clientes, mas também à sua equipe de colaboradores, fornecedores, parceiros etc.
Se você entender melhor as capacidades individuais de quem trabalha diretamente ligado à sua empresa, mais fácil será a sua tarefa em distribuir funções, sem criar expectativas que não correspondam àquilo que cada um pode oferecer e somar aos processos no dia a dia.
Além do mais, um líder verdadeiro se preocupa não só com o andamento do seu negócio, mas também com as pessoas que fazem parte de toda a operação, e entende que o bem estar de cada um dos colaboradores influencia diretamente no resultado da empresa como um todo.
Líderes que se preocupam com as pessoas da sua equipe são mais respeitados e tornam-se inspiradores através dos seus próprios exemplos.
Esse tipo de postura, tanto com clientes quanto com funcionários e colabores, promove ainda um diagnóstico mais preciso de onde pode haver necessidade de mudanças e melhoria de trâmites, processos e operações, fazendo com que sua visão empresarial seja mais clara e a gestão mais tranquila. Sensibilizar-se com o outro é a única forma de estar permanentemente adaptado a novos cenários e desafios impostos pela vida e pelas constantes mudanças no mundo atual.
Renata Maksoud
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1 thought on “Seu kit de ferramentas de gestão está completo?”
yeti coolers
(22 de janeiro de 2022 - 3:10 am)Roy Miller is a character that truly pays homage to the tough guys of old.