Os temperamentos influenciam na carreira de sucesso?

A trajetória do autoconhecimento é fascinante, simplesmente pelo fato de que, quando começamos a nos conhecer, então começamos a nos desenvolver. Este artigo vai esclarecer sobre os temperamentos como aspectos da nossa personalidade. Os temperamentos dos seres humanos influenciam diretamente no ambiente de trabalho. O amadurecimento humano consiste no esforço de aprimorar as características convenientes a cada situação que nos encontremos e em resistir a determinados impulsos provenientes do nosso temperamento em determinadas ocasiões. Você poderá conferir neste artigo qual o seu temperamento e como  conseguir sucesso através dele.

A história dos quatro temperamentos

O pai da medicina, Hipócrates (c. 460 – c. 370 aC), descreveu os quatro temperamentos como parte do antigo conceito médico de humorismo, que quatro fluidos corporais, fenômenos biológicos, afetam os comportamentos e traços da personalidade humana. Já o filósofo Cláudio Galeno, estabeleceu um conceito de tipos de personalidade em que as características dos quatro elementos básicos estão associados: terra (fria e seca), ar (quente e úmido), fogo (quente e seco) e água (fria e úmida). Para Galeno, havia uma relação direta entre os níveis de humores no corpo e as inclinações emocionais e comportamentais, que ele chamou de “temperamentos”.

Conheça os quatro temperamentos

Antes de detalhar cada um dos temperamentos, é importante falar que não necessariamente temos apenas um temperamento. Podemos ter traços de outros, mas, geralmente, um deles é dominante em nossa personalidade. A própria palavra “temperamento” vem do latim “temperare”:” para misturar “.

SímboloDescriçãoCaracterísticaElementosFortalezasAmeaças
Pessoa sanguínea tem muito sangue (sanguis em latim).Sanguíneo  tem a característica de EXPANSÃO e ENVOLVIMENTOÉ a junção dos elementos quente e úmido. Seu símbolo é o AR.São envolventes, comunicativos, resilientes, adaptáveis e entusiastas;Impulsividade, falta de atenção, superficialidade, exagero.
Pessoa colérica (do grego kholé, bile) é irritadiça e sofre de excesso de bile amarela.Colérico tem a característica de EXPANDIR e MARCARÉ a junção dos elementos Quente e seco. Seu símbolo é o FOGO.São determinação, habilidade de liderança e praticidadeEgocentrismo, intolerância e impaciência.
Pessoa fleumática é que sofre de excesso de fleuma (phlegmatikós em grego)Fleumático tem a característica de CONCENTRAÇÃO e o ENVOLVIMENTOÉ a junção dos elementos frio e úmido. Seu símbolo é a ÁGUA.São equilibrados, confiáveis positivas e disciplinadasLentidão, resistência às mudanças e indecisão.
Pessoa melancólica (do grego melas kholé) sofre de excesso de bile negra .A pessoa sangüínea tem a característica de DURABILIDADE e RESISTÊNCIAÉ a junção dos elementos frio e seco. Seu símbolo é o TERRA.São leais, dedicados, sensíveis, detalhistasEgoísmo, pessimismo, inflexibilidade, timidez introspecção

Embora cada um de nós possuamos um temperamento, com traços de personalidade distintos e, muita das vezes, conflitantes, é possível convivermos com todas as pessoas interagindo de forma harmônica e produtiva.

Os quatro temperamentos nas empresas

Todas as empresas precisam das competências de todos os temperamentos.  As pessoas com temperamento colérico geralmente ocupam posições de liderança, são realizadores, focados em resultados motivados por desafios. As pessoas sanguíneas têm a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, são inovadoras e adaptáveis. As pessoas com temperamento fleumático amam rotina e tarefas programadas, trazem resultados sólidos e consistentes. E as pessoas com temperamentos melancólicos são excelentes projetistas, auditores e avaliadores. São capazes de superar desafios e são perfeccionistas. Cada indivíduo com seu temperamento irá trazer naturalmente qualidades valiosas para o bom funcionamento dos processos, relações e atingimento de objetivos, além da possibilidade de aprender com os outros as características que faltam em si.

Seu temperamento seu sucesso

Espero que tenha conseguido encontrar seu temperamento predominante e agora  fica um questionamento: como obter sucesso profissional, uma carreira bem-sucedida, com o temperamento que tenho? 

A resposta é reconhecer suas qualidades naturais,  descobrir onde irá precisar colocar energia para desenvolver o que você não tem no seu temperamento e principalmente, tratar os comportamentos ameaçadores ou sabotadores do seu temperamento.   O profissional de sucesso é aquele que consegue desenvolver o melhor dos quatro elementos e os usa de forma assertiva de acordo com a situação vivida em seu ambiente de trabalho. Essa é a grande chave do autoconhecimento: conhecer e prosseguir em se conhecer e amadurecer.

Temperamentos e elementos dos SIGNOS. Saiba mais assistindo ao vídeo

Segundo Daniel Goleman — psicólogo, escritor, PhD da Universidade de Harvard e responsável por popularizar o conceito de Inteligência Emocional — embora existam pontos que determinam os temperamentos (Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico), muitos circuitos cerebrais da mente humana são maleáveis e podem ser modificados.

Logo, o seu temperamento pode ser aprimorado, você tem uma habilidade incrível de autodesenvolvimento, use a seu favor.

Gostaria de deixar essa mensagem para reflexão:

Conhecer os outros é inteligência; conhecer a si mesmo é sabedoria; dominar os outros é força, dominar a si mesmo é poder!

( Autor desconhecido).

Eu declaro, para você leitor, um dia perfeito de sucesso!

The following two tabs change content below.

Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

Post Author: Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

Deixe uma resposta