Você responde muito obrigado ou gratidão?

Nos dias de hoje, é comum você ouvir pessoas respondendo gratidão ao invés de muito obrigada. Em artigo publicado por Vanilsa Oliveira, no Brazilian Times, ela afirma que há quem diga que, “quando você usa o muito obrigado, é como se você ficasse devendo algo a pessoa ou assumindo uma obrigação, e quando você diz gratidão, você está mostrando o seu sentimento de reconhecimento por ela”.

A palavra obrigado, tem origem do termo em latim obligatus, que é o particípio do verbo obligare, cujo sentido é ligar, amarrar. Na nossa língua, o significado é: “que se sente devedor de um favor, de uma amabilidade, agradecido, grato. Submetido a uma dívida”.

A palavra gratidão, também de origem do latim, vem do termo gratus, que pode ser traduzida como agradecido ou grato. E também deriva do termo gratia, que significa graça. O significado na nossa língua é: “sentimento experimentado por uma pessoa em relação a alguém que lhe concedeu algum favor, um auxílio ou benefício qualquer; agradecimento, reconhecimento”.

Na nossa língua, obrigado e gratidão têm o sentido de agradecimento, ser grato. Daí o entendimento das pessoas em responder muito obrigado ou gratidão, para uma gentileza ou um favor prestado.

Muitas vezes, você diz muito obrigado, por educação, reconheceu que lhe foi dado algo, assim   você simplesmente agradece. Claro, nem sempre quando ocorre o agradecimento, você segue com o sentimento de uma “dívida”, do tipo: ” te devo esse favor” ou “fico te devendo essa”, simplesmente agradece.

A gratidão, vai além da palavra obrigado, é um sentimento mais profundo, é uma energia que te eleva na frequência do amor e da felicidade. Aquela sensação gostosa de sentir. É aquele agradecimento que você não sabe como corresponder, de tão bem que te fez. Às vezes, são pequenos gestos que fazemos ou que recebemos. E pode vir na forma de um “muito obrigado” ou “sou grato” ou até mesmo “gratidão”. Nesse caso, a palavra utilizada não faz diferença, porque a diferença está na emoção, na energia que foi emitida. Este é o ponto!

Você já ouviu dizer que a gratidão te faz mais leve, mais feliz?

Por isso, é tão importante praticar a gratidão. Ser grato pela sua vida e por tudo que você tem diariamente. Isso não quer dizer que você seja conformista. Caso não esteja em uma situação tão boa, é sinal que você valoriza o que você tem e, desta forma, o Universo vai entender que você está pronto para receber mais motivos para agradecer.

Ao acordar, seja grato por ter aberto os olhos, pela sua noite, pela sua cama, seu cobertor, pelo seu corpo. Ao levantar, agradeça ao dia, pois é a oportunidade que lhe foi dada para fazer deste dia, um momento melhor que o anterior.

Todos os dias, procure por pelo menos 10 coisas que você é grato, mesmo que você não esteja vivenciando exatamente o que você queria. Seja a sua saúde, o seu carro, a sua casa, enfim, agradeça o que você tem agora. Você vai ver que tem muito mais do que 10 motivos para ser grato, todos os dias. E tenha certeza, você entrará em uma energia muito diferente. Ao agradecer com o sentimento de alegria e do amor, você mostra para o Universo que você está sempre aberto a receber os presentes que ele tem para você.

“A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo” Melody Beattie

The following two tabs change content below.

Rosângela Siqueira

Coach certificada pela Sociedade Internacional do Mindset, Especialista em Emagrecimento Definitivo e Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao Coaching,Formada em Comunicação Social, Administração de Empresas e pós graduada em áreas financeiras, onde trabalhou por mais de 30 anos. Dedicada aos estudos de Mecânica Quântica, Metafísica, Lei da atração, Autoconhecimento e Espiritualidade desde 2017.

Latest posts by Rosângela Siqueira (see all)

Post Author: Rosângela Siqueira

Coach certificada pela Sociedade Internacional do Mindset, Especialista em Emagrecimento Definitivo e Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao Coaching,Formada em Comunicação Social, Administração de Empresas e pós graduada em áreas financeiras, onde trabalhou por mais de 30 anos. Dedicada aos estudos de Mecânica Quântica, Metafísica, Lei da atração, Autoconhecimento e Espiritualidade desde 2017.

2 thoughts on “Você responde muito obrigado ou gratidão?

    Sabrina Sarai Barbetta Itimura

    (26 de junho de 2020 - 1:17 am)

    Eu não sabia da diferença entre muito obrigado e gratidão,agora vou usar mais gratidão,nada melhor do que agradecer com sentimentos de alegria e amor,e assim desbloquear a abundância da vida!Gratidão!!!!

    Clevencie

    (26 de junho de 2020 - 12:51 am)

    FIQUEI SURPRESA COM ESSA DA GRATIDAO E MUITO OBRIGADA!
    EU USO MUITO A FRASE MUITO OBRIGADA, E UNS PROFESSORES ME ADMIRARAM POR EU USAR ASSIM AS PALAVRAS…

Deixe uma resposta