“Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você”

Steve Beckman

A todo o momento, fazemos pequenas escolhas, como acordar cedo ou permanecer dormindo; agradecer ou reclamar; trabalhar com boa vontade ou com má vontade; fazer ou não uma atividade física; o que comer. Entre tantas opções, sempre opto por uma.

O que muitos não se dão conta é que esse conjunto de escolhas traz consequências e, somadas dia após dia, elas definem o tipo de vida que você tem e terá no futuro. Somos especiais simplesmente por sermos únicos, minha experiência de vida não é igual a de ninguém. Ser quem eu sou foi trabalhoso, minhas vivências, dúvidas, desilusões, as minhas conquistas, as batalhas, os desafios, os estudos, essas foram realizações só minhas. O futuro de cada um de nós é construído todos os dias por meio de uma liberdade absoluta exercida através de pensamentos e ações, bons ou ruins, que determinam o caminho a ser trilhado. E assim, ao longo dos anos, fiz as minhas escolhas, e fui construindo meu caminho.

Na verdade, desde pequena eu já fazia o meu caminho, sendo a única de 5 irmãos que devorava livros e vivia sempre imaginando o futuro. Fiz muitas escolhas que me arrependo, como largar a faculdade para casar, mas nunca larguei os estudos e a leitura. Tenho dois filhos lindos que nunca me arrependi de ter, escolhi sair da minha cidade Gramado, onde sempre vivi, para morar no litoral e tentar novas conquistas e novos desafios. Lá, fiz amigos, encontrei o amor, voltei a fazer faculdade com 39 anos, me graduei e sempre tive essa fome de conhecimento, de entender por que as coisas acontecem para uns e para outros não.

Durante aquele período vivi muitos fatos marcantes, passei pelo gravador, fita K7, LP, CD, telefone, o surgimento da internet que hoje cabe na palma da mão nos avançados celulares do momento. Não sou tão velha assim, mas acumulei vivência, experiências, testemunhei muitas mudanças no cenário mundial, conheci e aprendi muito, e me encontrei quando numa busca pela internet conheci o Edson Burger. Lá estava ele falando que todos os caminhos que trilhei, eram resultados das escolhas que fiz, e que estas escolhas me fizeram quem sou hoje. E quem eu sou, começa no momento em que eu decido fazer dar certo até dar certo.

“Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito.”

William Shakespeare

Eu ser quem eu sou hoje, você ser quem é, é o mesmo processo para todos nós: nascemos, convivemos, passamos por adversidades, conquistas, perdas, tristezas e felicidades. Fazemos escolhas, conhecemos novas pessoas, novas teorias, nos intrigamos, mas somente nós decidimos o que fazer. Tudo isso nos leva a ser o que somos no momento. Todas as nossas escolhas e atitudes geram consequências direta ou indireta em nossa existência, conscientes ou não. As escolhas são de cada um, assim como as consequências delas definem o nosso momento atual e muitas vezes o nosso futuro, muitas vezes não somos responsáveis por aquilo que nos acontece, mas somos responsáveis por nossa reação diante do acontecimento.

A auto-observação é um quesito importante para reconhecer e caso necessário, reparar os erros e iniciar uma reestruturação, adotando uma nova postura, novas escolhas, reescrevendo assim nossa história. É essencial o comprometimento sincero com a verdade, parando de se autossabotar, bancar o carente, evitar o coitadismo, e desta forma, começar a ter ações mais proativas sobre nossas condutas e comportamentos. Passando assim, a encarar essencialmente a realidade, o que muitas vezes exige sacrifício, determinação, autorresponsabilidade, acreditar e ter coragem de buscar o que tanto se almeja. Se você está triste, deprimido(a), sem rumo ou desiludido, reflita: Quais os caminhos que você trilhou na vida? Quais foram as escolhas que resultaram nesta pessoa deste momento? Mas com muita alegria te digo, tudo depende de você mesmo(a), só você pode dar o primeiro passo para sair deste estado em que se encontra e mais ninguém. Fique atento(a) às pessoas ao seu redor como eu, ou se tiver a sorte de assistir uma live do Edson, isso vai te ajudar. Pois, essas pessoas podem dar uma contribuição valiosa para você se encontrar, mostrando através de gestos, palavras, e artigos como este ou outros do O Sim Transforma, que são publicados todos os dias, que você pode ter a vida que quiser, pois vale muito a pena viver.

The following two tabs change content below.

Janete Corrêa

Coach da Sociedade Internacional do Mindset, Especialista em Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao Coaching (com introdução a Hipnose), tem a missão ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos e objetivos. Administradora e projetista com habilidades em organização e finanças. Se dedica a estudar e melhorar os seus conhecimentos com foco no Desenvolvimento Humano, principalmente no fortalecimento e desenvolvimento da mulher.

Latest posts by Janete Corrêa (see all)

Post Author: Janete Corrêa

Coach da Sociedade Internacional do Mindset, Especialista em Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao Coaching (com introdução a Hipnose), tem a missão ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos e objetivos. Administradora e projetista com habilidades em organização e finanças. Se dedica a estudar e melhorar os seus conhecimentos com foco no Desenvolvimento Humano, principalmente no fortalecimento e desenvolvimento da mulher.

Deixe uma resposta