O Mundo Pós-pandemia

É preciso ter consciência de que os efeitos da pandemia devem durar quase dois anos. Com essa estimativa é provável que o mundo sofra transformações, tanto na política, economia e nos modelos de negócios, como nas relações sociais, cultura, psicologia social e na saúde como um todo. Isso nos leva a um questionamento natural: como será o mundo depois que isso tudo acabar? As mudanças na sociedade e nos negócios estão em pleno curso, com isso, as pessoas no mundo pós-pandemia ressurgirão com um mindset bem diferente de antes. Basta pensar que, no início da quarentena, muitas correram para os supermercados. Esvaziaram prateleiras para abastecer suas casas, sem pensar no outro. A postura egoísta repercutiu bastante na internet. Mas, semanas depois, as atitudes começaram a ser mais comunitárias e generosas. Hoje, vemos mais gestos solidários, como voluntários que fazem compras para os vizinhos do grupo de risco, doações de recursos para combater o COVID-19, união de empresas e pessoas em prol de um bem comum.

Estudos apontam que as crises trazem um recomeço para o mundo pós-pandemia. As dificuldades já estão fazendo com que as pessoas repensem seus valores, costumes, atitudes, comportamentos e crenças. E uma das grandes tendências é a empatia. A capacidade de se colocar no lugar do outro tem gerado grande adesão às campanhas de apoio ao comércio local e aos pequenos empreendedores. Isso vale ainda para o dia a dia no trabalho. O espírito de equipe, ajudar um ao outro e unir forças também são atitudes que ganham força.

O mundo pós-pandemia clama por educação e aprendizado. Conteúdo de qualidade é a principal ferramenta para as pessoas se reinventarem diante de um panorama de desemprego. O desenvolvimento profissional, que já foi um diferencial, será pré-requisito em um futuro próximo. Para as empresas, incentivar e proporcionar treinamentos online será imprescindível para manter os negócios ativos. A expansão de plataformas educacionais deve acelerar e promete ser uma das maiores tendências no mundo pós-pandemia. As mudanças na sociedade e nos negócios conectam facilitadores e aprendizes na era digital para difundir conhecimento.

Essas são algumas das transformações que estão em curso e que devem ser a nossa realidade em breve. As mudanças já estão acontecendo na sociedade e nos negócios. É preciso configurar a mentalidade e aceitar desde já que nem tudo será como antes. E com isso, devemos fazer a nossa parte, como indivíduo e como companhia. Se as crises são como páginas em branco de um livro, é hora de escrever uma história com empatia, atitudes positivas e cuidado com o bem da comunidade.

Vários futuristas internacionais dizem que o coronavírus funciona como um acelerador de futuro. A pandemia antecipa mudanças que já estavam em curso, como o trabalho remoto, a educação a distância, a busca por sustentabilidade e a cobrança, por parte da sociedade, para que as empresas sejam mais responsáveis do ponto de vista social. Outras mudanças estavam mais embrionárias e talvez não fossem tão perceptíveis ainda, mas agora ganham novo sentido diante da revisão de valores provocada por uma crise sanitária sem precedentes para a nossa geração. Como exemplos, podemos citar o fortalecimento de valores como solidariedade e empatia, assim como o questionamento do modelo de sociedade baseado no consumismo e no lucro a qualquer custo.

The following two tabs change content below.

Lucimara Pereira

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, com Especialização em Lei da Atração, Mindset, Emagrecimento Definitivo e PNL Aplicada ao Coaching (Com Introdução a Hipnose).

Latest posts by Lucimara Pereira (see all)

Post Author: Lucimara Pereira

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, com Especialização em Lei da Atração, Mindset, Emagrecimento Definitivo e PNL Aplicada ao Coaching (Com Introdução a Hipnose).

3 thoughts on “O Mundo Pós-pandemia

    Lucimara

    (26 de fevereiro de 2021 - 10:09 pm)

    Obrigado Elizangela 😘😘

    ELISANGELA CORREA CEZAR BUZUTTI

    (26 de fevereiro de 2021 - 1:14 pm)

    Perfeito como sempre ,realmente estamos passando por uma nova transição de valores sociais,espero que as mudanças sejam para melhor sempre,parabéns pelo ótimo artigo.

      Meire

      (27 de fevereiro de 2021 - 10:14 am)

      Muito bom mesmo Lu, Parabéns 👏

Deixe uma resposta