Empodere-se com um estilo de vida de perdão

Estamos entrando em um novo ano e, incrivelmente, para em uma nova década. Com isso podemos fazer inúmeras reflexões: o que tem nos impedido de ter uma vida abundante? Quais relacionamentos foram desfeitos neste ano? Quais desafios precisamos superar para vencer em áreas específicas de nossas vidas? O quão mais feliz pretendemos ser neste novo ano? Que mudanças serão necessárias priorizar para garantir sucesso em nossas conquistas? E, se como sua coach, eu pudesse dizer que todas têm o mesmo princípio: adotar um estilo de vida de perdão! De uma forma ou de outra, intencionalmente ou não, todos acabamos ferindo ou sendo feridos pelas pessoas que mais amamos. Logo, quando exercitamos o hábito de perdoar os outros e a nós mesmos, somos profundamente livres de um passado difícil, conseguimos a libertação de nossa energia mental e emocional para que assim, possamos  aplicar toda a energia em nossos objetivos  criando uma vida potencialmente melhor.

Camadas do Perdão

Segundo o dicionário Michaelis, perdão “é a  remissão de uma culpa, dívida ou pena”. Sendo assim, o  perdão começa com um ato de compaixão, um olhar direto na natureza da ofensa e nos efeitos objetivos e subjetivos que nos mantém enclausurados em amargura. Para perdoar, é preciso identificar e trabalhar as camadas de dor, vergonha, culpa, raiva, ressentimento, etc., para obter uma compreensão verdadeira de como as ofensas têm impactado negativamente a nossa vida. Se não conseguimos perdoar “gastamos” energia interna para “alimentar” os  sentimentos de sofrimento. Essa energia de vida, tão valiosa e fundamental,  está sendo desperdiçada,  limitando-nos a permanecer no passado. Quando tomamos a decisão de perdoar, nos sentimos instantaneamente mais leves e livres porque rompemos com o cativeiro da dor, escuridão e solidão. Canalizamos toda a energia para seguir em frente, para alcançar cura interior, melhor consciência, levando à liberdade da alma. Como diz  Paul Boese: “O perdão não muda o passado, mas amplia o futuro!”

A coragem do Perdão

Por que é tão difícil perdoar? Primeiramente, porque no processo de perdoar passamos por alguns questionamentos: como perdoar alguém que nos feriu quando só fizemos o bem ou quando apenas esperávamos amor? Por que dar algo a alguém quando essa pessoa não merece? Como derrubar as muralhas da raiva, ressentimento, amargura e ódio que apenas buscam nos proteger de ser machucados novamente? Sem dúvida, é necessário ser corajoso para dar o primeiro passo. Coragem não é ausência de medo. Coragem é agir apesar do seu medo.

A coragem nos dá confiança e nos prepara para os desafios futuros. Quando demonstramos coragem, construímos pontes em vez de muros, porque a coragem nos leva a novos lugares. Agir com coragem é uma escolha, assim como perdoar alguém (ou não) também é uma escolha. Mahatma Gandhi disse: “os fracos nunca podem perdoar; o perdão é o atributo do forte.”

Mindset do Perdão

Apenas uma mente reprogramada é capaz de liberar perdão. O mindset do perdão não está associado em quem está certo ou errado, atos de justiça ou injustiça, apenas em pensar de maneira diferente, ver as coisas da perspectiva da outra pessoa. Ao buscarmos exercer a empatia, às vezes somos capazes de compreender, o que torna mais fácil perdoar. Um mindset do perdão nos faz decidir que ninguém tem controle sobre nossas emoções, exceto nós. O passado já não existe mais. O único lugar onde o passado ocorre é em nossa mente. A única pessoa que pode manter-nos em nosso passado, somos nós mesmos. Perdoar é aprender a amar aqueles que nos magoaram, apesar das coisas que fizeram. Não se trata de fazer os ofensores enxergarem suas faltas ou esperar que o perdão mude seus comportamentos definitivamente. O perdão maduro não espera nada em troca. É apenas adotar um estilo de vida de perdão e isso é uma das  chaves mais  poderosas para acessar uma vida abundante. Talvez perdoar os outros nos ajude a reconhecer e assumir a responsabilidade por nossos próprios erros. Uma das muitas coisas bonitas sobre o perdão é que todos tendem a vencer, e não há nada tão precioso quanto inspirar mudanças em nós e nas pessoas ao nosso redor. Confúcio disse: “Quanto mais você se conhece, mais você se perdoa”. Vamos seguir juntos buscando o conhecimento, sempre conectados nessa jornada de autoconhecimento, no propósito de assumirmos o total controle de nossas vidas extraordinárias!

The following two tabs change content below.

Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

Latest posts by Jaciane Pereira (see all)

Post Author: Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

Deixe uma resposta