Mindfulness

A nossa mente é cheia de distrações.

E quando você vai pro trabalho pensando no que ficou pendente do dia anterior e em tudo que precisa fazer do que acumulou? Aquele trajeto de 20 minutos parece que dura apenas 5, você não reparou e nem recorda de nada do seu trajeto. Há ainda a possibilidade de você estar focado trabalhando ou estudando e, de repente, começa a lembrar do que tem que comprar no mercado, da próxima consulta médica, olha para as notificações do celular, e a mente divaga…

Essas situações acontecem por distração e por falta de consciência do momento presente. Devido ao dia a dia corrido e com muitas tarefas a serem feitas, a maioria das pessoas vive assim, colhe os prejuízos e segue a vida, sem nem se dar conta. Estamos constantemente preocupados com o futuro, lembrando do passado, assim, não estamos plenamente conscientes das coisas que estamos fazendo e do momento presente.

A falta de consciência pode fazer com que você perca momentos importantes na sua vida e te levar a um estado de estresse e ansiedade, além de comprometer consideravelmente a sua produtividade.

Então, é sobre isso que vou falar nesse artigo. Você vai descobrir o que é como usar o mindfulness para sair desse estado e viver uma vida mais consciente.

Mindfulness é um conjunto de técnicas e práticas, possíveis e cientificamente comprovadas, que te ajudam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro te afetarem, tornando sua mente mais desperta e saudável, tornando ela uma  aliada.

O objetivo do mindfulness é sair desse estado de falta de consciência e viver uma vida consciente do momento presente, dos seus sentimentos e sensações. O que acontece é que nosso cérebro está sempre em busca de prazer e conforto. Isso quer dizer que quanto menos decisões conscientes você tiver que tomar, menos energia mental você vai gastar e, consequentemente, mais conforto trará ao seu cérebro.

O mindfulness vai te ajudar a perceber que entrou no “modo zumbi” e tentar sair dele. No início vai ser desconfortável, mas depois é transformador.

Empatia e paciência – Quando você toma consciência e foca no momento presente, percebe coisas que até então passariam despercebidas, identifica sensações e emoções em você. Com essa consciência você pode compreender que existe uma realidade que está fora do seu controle. Quando você está consciente e atento ao momento presente, você pode canalizar sua energia para sentir empatia, ao invés de gastá-la inutilmente com estresse e focado no futuro com coisas que ainda faltam ser feitas.

Autocontrole de suas emoções – O mindfulness te ajuda a perceber suas próprias emoções e identificar seu estado emocional, suas motivações e suas intenções. Isso tudo é essencial para ter uma vida equilibrada. Saber como você se sente, o porquê de se sentir assim e seus impulsos pode evitar que você tome decisões erradas. Assim, quanto mais consciência você vai ganhando, mais desenvolve seu autocontrole. É muito importante perceber como se sente e o porquê de sentir assim. E esse processo só é possível quando você está plenamente atento ao momento presente e a si mesmo. Com o treino, essa consciência vai aumentando cada vez mais.

Produtividade – Esse estado afeta significativamente a sua performance em atividades diárias, porque uma vez que você não está ali no momento presente, você acaba produzindo bem menos. Como alguém pode ter uma boa performance se está com a mente no passado, no futuro, pensando em coisas que devem ser feitas e divagando?
No estado de flow, que significa fluir, é possível atingir um estado mental em que o indivíduo sente-se realizado e completamente envolvido na atividade que ele está realizando. Quando você chega ao ponto de se desligar de  qualquer outra pendência e pensamento, você o executa no seu máximo e os resultados do desempenho são muito acima do esperado!

Foco – As técnicas de mindfulness permitem que você eleve seu foco e sua concentração, conseguindo atingir todos os benefícios que foram citados acima.
Os exercícios são basicamente de concentração e foco. Inclusive já são utilizados por diversas empresas e também como técnicas terapêuticas.

Meditação – Você pode começar com 5 minutos diários e, à medida que for evoluindo, vai conseguir fazer no trabalho, em casa  ou andando pela rua. Os benefícios da meditação são incríveis.

Eliminar distrações – O mindfulness e o hábito da atenção plena podem ser utilizados para todos os momentos da sua vida e, enquanto você for criando consciência, será capaz de perceber o que te distrai, o que tira o seu foco e sua atenção. Concentre-se  em uma coisa de cada vez, dedique sua atenção total ao que está fazendo no presente.

Respiração – As técnicas de respiração podem ser usadas para momentos de ansiedade, estresse e perda de foco. Elas te ajudam a ficar calmo e centrado.
INSPIRE / EXPIRE –  LENTAMENTE

Sinta você mesmo – Quando estiver fazendo algo, tente focar ao máximo somente naquilo. E, se sua mente divagar (o que é normal), traga ela de volta. Permita sentir suas emoções. Você não precisa lutar contra elas, e sim entender por que você se sente assim. Com o tempo e a prática, tudo vai ficando bem mais claro. O importante é notar que isso está ocorrendo e voltar o seu foco ao que realmente é importante no presente.

Que tal começar a fazer para ver os ganhos?

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Janete Corrêa

Coach da Sociedade Internacional do Mindset, Especialista em Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao Coaching (com introdução a Hipnose), tem a missão ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos e objetivos. Administradora e projetista com habilidades em organização e finanças. Se dedica a estudar e melhorar os seus conhecimentos com foco no Desenvolvimento Humano, principalmente no fortalecimento e desenvolvimento da mulher.

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Post Author: Janete Corrêa

Coach da Sociedade Internacional do Mindset, Especialista em Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao Coaching (com introdução a Hipnose), tem a missão ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos e objetivos. Administradora e projetista com habilidades em organização e finanças. Se dedica a estudar e melhorar os seus conhecimentos com foco no Desenvolvimento Humano, principalmente no fortalecimento e desenvolvimento da mulher.

8 thoughts on “Mindfulness

    Ester Franco

    (21 de fevereiro de 2021 - 9:48 pm)

    É preciso desligar o piloto automático da inconsciência e ser piloto consciente da própria existência.😉

    Angelita Paixão

    (30 de janeiro de 2021 - 2:20 pm)

    Olá Janete, adorei seu artigo, muito informativo e esclarecedor. Parabéns pelo tema escolhido.

    Anônimo

    (28 de janeiro de 2021 - 3:17 pm)

    Parabéns Janete, artigo esclarecedor sobre essa prática mindfulness eu não conhecia, mas achei muito boa e necessária ja que como vc falou estamos constantemente fora do nosso presente. Gratidão

    Luiz Sá

    (28 de janeiro de 2021 - 1:11 pm)

    Parabéns Janete.
    Realmente o foco no agora é a forma de se conectar com o propósito e não ter disperssões.

    luanalnmonteirom@gmail.com'

    Dra. Luana Monteiro

    (28 de janeiro de 2021 - 12:11 pm)

    Ótimas dicas. De vez em qndo minha mente divaga. Já quase peguei uma contramão por estar distraída. Rsrs. E percebo que as vezes quando uma pessoa está falando já fico pensando no que comentar ou lembro de algo que tem a ver e já começo a falar, cortando a pessoa. Tenho que trabalhar isso. Parabéns Janete!

      Janete Corrêa

      (28 de janeiro de 2021 - 2:24 pm)

      obrigada, eu também estou em constante vigilância, como o Edson falou, trabalho 45 e 15 vejo as distrações. Mas não é facil.

        Rose Mary Sá

        (21 de fevereiro de 2021 - 6:03 pm)

        Parabéns pelo maravilhoso artigo. Lidar com as distrações é um desafio constante e utilizo muito a meditação e consciência plena para me ajudar. Gratidão.

    rosemarysa.coach@gmail.com'

    Rose Mary Sá

    (28 de janeiro de 2021 - 12:07 pm)

    Parabéns pelo excelente artigo! Gratidão por compartilhar conosco , isso vai ajudar muitas pessoas a controlar a ansiedade .

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