Empodere-se (mesmo errando)

Costuma-se imaginar que as grandes mulheres de sucesso do nosso século, verdadeiras inspirações, são 100% perfeitas o tempo todo. E que conseguem ser 100% bem-sucedidas em tudo o que fazem, sem qualquer erro. A maioria de nós, mulheres, tem uma alta cobrança em ser perfeita e, consequentemente, tem medo de falhar e cometer erros. E por isso, acaba ficando paralisada em seus sonhos. Sonhos que não se tornam objetivos; objetivos que não se tornam metas; metas que não fazem com que possamos chegar ao outro lado: nossas conquistas.

E se nós pudéssemos ser mulheres incrivelmente empoderadas, mesmo apesar dos erros? Isso faz sentido pra você? Vamos aprender juntas: só se empodera quem se permite errar.

Não tenha medo de errar

O dicionário Aurélio define que erro é “a ação ou consequência de errar, de se enganar ou de se equivocar”. É interessante o uso da palavra “ação”. Só erra quem age, quem faz, quem se move.

Uma das pressuposições da PNL (Programação Neurolinguística) nos diz que “As pessoas fazem as melhores escolhas que podem no momento”. Quantas vezes nos culpamos por ter cometido erros como, por exemplo, ter feito uma graduação que era desejo de nossos pais e não nossa? Culpamo-nos por ter trabalhado durante anos em um emprego apenas pelo salário e benefícios, mas sem nenhuma paixão. Culpamo-nos por ter aceitado fazer parte de um projeto de ação solidária do bairro, mesmo sem ter tempo para isso. Culpamo-nos por abandonar o emprego fixo e apostar em um empreendimento que acabou não dando resultados financeiros; por termos sido mães porque a família pedia, mesmo sabendo que precisávamos de mais tempo.

Não importa quais foram os erros ou as escolhas que fizemos em determinado momento de nossas vidas. O que faz a diferença são as escolhas que fazemos hoje: perdoar ao invés de carrega culpa, aprender com cada erro ao invés de nos escondermos atrás dele como eternas vítimas.

Precisamos ressignificar cada erro como uma oportunidade incrível de fazer melhor, de crescer a cada aprendizado, e de compartilhar as lições aprendidas com tantas outras mulheres ao nosso redor. Não podemos mudar os erros ou escolhas que fizemos no passado, mas podemos usá-los como exemplos, exatamente como uma bússola que nos conduzirá ao rumo certo.

Michele Obama, primeira-dama americana por quase 10 anos, conviveu com as mais diferentes expectativas que tinham sobre ela – e ela precisava ser perfeita! Então ela disse certa vez: “Fracassar é parte crucial do sucesso. Toda vez que você fracassa e se recupera, exercita perseverança que é a chave da vida. Sua força está na habilidade de se recompor”.


Aprenda a errar todos os dias

Conforme aprendemos com os erros, nosso Mindset (programação da mente) vai sendo mudado completamente. E se você pudesse listar todos os erros que você considera como erros, e pudesse analisá-los criticamente, perguntando-se:

  • Quais foram as motivações para fazer aquela escolha “errada”?
  • Quais as responsabilidades foram ignoradas naquela escolha “errada”?
  • O que poderia ter sido feito de diferente quanto à escolha “errada”?
  • Quais informações eram importantes para obter sucesso com aquela decisão?
  • Quais os valores pessoais que não foram considerados e culminaram na escolha “errada”?

Todas as respostas sinceras serão as lições aprendidas que tornarão mais sábias e assertivas nossas próximas escolhas. Dessa forma, podemos garantir que não vamos cometer os mesmos erros de antes, permitindo que tenhamos espaço para novos enganos, gerando novos aprendizados e seguindo o rumo até a excelência.

A partir de hoje, olhe dentro dos seus olhos e declare para si mesma:

Eu estou em um processo de desenvolvimento pessoal, reconheço meus erros e sou a única responsável por torná-los oportunidades de crescimento. Assim vou me tornando uma pessoa melhor que busca excelência, nunca perfeição! Eu reescrevo uma nova história.

Escolher ser uma mulher empoderada é, antes de tudo, permitir-se errar, aprender, aplicar o que foi aprendido e reescrever todos os dias uma nova história como diretora do espetáculo da sua vida e não mera espectadora. Vamos seguir juntas e conectadas nessa jornada de desenvolvimento pessoal?
Ainda temos muito a aprender.
Até a próxima!

The following two tabs change content below.

Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

Latest posts by Jaciane Pereira (see all)

Post Author: Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

Deixe uma resposta