Empodere-se libertando da procrastinação

Os dias vão, os dias vêm e quando menos percebemos olha a nossa vilã protagonizando nossa história: a famosa procrastinação. Qualquer pessoa já experimentou isso. Temos uma tarefa importante a fazer e sabemos que devemos começar imediatamente. Mas nós adiamos. Nós atrasamos. Fazemos outras coisas menos importantes. As razões pelas quais fazemos isso são infinitas. Mas o que acontece quando nós continuamos procrastinando sobre coisas importantes que precisamos fazer? Que oportunidades nós já perdemos em nossas vidas porque escolhemos procrastinar?
 
 

Procrastinamente (procrastina + mente)

O dicionário menciona que procrastinar é o ato ou efeito de procrastinar; adiamento, demora, delonga. Também pode-se dizer que procrastinar é adiar intencionalmente e habitualmente a realização de algo que deveria ser feito. Algumas procrastinações estão de fato relacionadas à intenção e propósito de adiar algo que começa em sua mente (intencional + mente). Podemos escolher procrastinar porque consideramos uma tarefa muito difícil para realizarmos o que nos  deixa ansiosas e/ou temerosas,  o que nos levará a  adiá-la o máximo possível. Ou ainda, podemos procrastinar deliberadamente quando temos tempo, um prazo muito longo (ou não tem prazo definido) porque teremos dificuldade de  encontrar a motivação para começar imediatamente. Um outro aspecto de nossa procrastinação está relacionado ao hábito (habitual + mente), exatamente isso, podemos chegar a um nível que fazemos por costume. Neste aspecto, algumas de nós procrastinam porque preferimos sempre fazer tarefas que nos dão prazer, que são divertidas, e por isso as que não são agradáveis tendem, frequentemente, a ocupar o final da fila das atividades. Ou ainda procrastinamos pelo perfeccionismo. Temos o hábito de aperfeiçoar tanto o que temos para fazer, que nunca conseguimos concluir e adiamos indefinidamente. O que acontece quando continuamos procrastinando tarefas importantes? Quais  oportunidades já perdemos em nossa vida devido a procrastinação? Como reprogramamos nossa mente para vencer este sabotador destrutivo: procrastinador?

 

Positivamente (positiva+mente)

Talvez o maior e mais comum motivo da procrastinação nossa de todos os dias seja simplesmente a falta de motivação. Muitas vezes, não queremos fazer uma tarefa que está diante de nós porque sentimos uma nítida falta de motivação, parece não ter um propósito. A solução é fazer um levantamento de  todos os pontos positivos, vantagens e  conquistas ao realizar esta tarefa, é necessário apresentar a mente que os benefícios são impressionantes.  Segundo um dos pressupostos da Programação Neurolinguística (PNL): todo o comportamento é sustentado por uma intenção positiva. Qualquer comportamento é gerado por uma intenção positiva. Se nossa mente compreender a positividade da atividade, gerará um comportamento motivado a concluir rapidamente para obter o ganho. Temos uma mente poderosa, por isso, quando a preenchemos de pensamentos positivos, de que podemos fazer qualquer coisa, e podemos fazer agora, nossa vida inicia a mudança e vence a procrastinação. Só podemos viver uma vida produtiva com pensamentos de produtividade.

Imediatamente (imediata+mente)

Se pudermos encontrar uma maneira de tornar os benefícios das escolhas de longo prazo mais  imediatos, será mais fácil evitar a procrastinação. Porque os benefícios de  longo período de tempo, acabam por nos desmotivar a realizar o que queremos. 

Uma das melhores maneiras de trazer recompensas futuras para o momento presente, é com uma estratégia conhecida como agrupamento de tentações. O pacote de tentação é uma estratégia para agrupar  um comportamento que é bom para nós a longo prazo com um comportamento que é bom no curto prazo. Assim temos o seguinte formato:  apenas faça [COISAS QUE VOCÊ AMA] enquanto faz [COISAS QUE VOCÊ PROCRASTINA].  Como por exemplo: ouça apenas audiolivros ou podcasts que você adora, enquanto se exercita; ou assista ao seu programa favorito apenas enquanto passa roupa ou faz tarefas domésticas.

Estragicamente  (estrategica+mente) Uma das estratégias para superar a procrastinação é chamada de “dispositivo de compromisso“. Podemos utilizar como dispositivos de compromisso: a agenda no celular, agenda física, um caderno de anotações ou agenda eletrônica. Todos eles podem nos ajudar a parar de procrastinar. Quando registramos ou escrevemos nossas ações em algum dispositivo, os mantemos no campo de visão, e a medida que as tarefas são identificadas e finalizadas, percebemos nosso progresso. E consequentemente quanto mais progresso visual nós podemos enxergar, mais motivadas nos sentimos. Enxergar o progresso anterior é uma ótima maneira de desencadear nossas próximas ações produtivas.Vamos prosseguir juntas e conectadas sempre focadas no  autoconhecimento, no propósito de assumirmos o total controle de nossas vidas, tornando-as continuamente extraordinárias!

The following two tabs change content below.

Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

Latest posts by Jaciane Pereira (see all)

Post Author: Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

Deixe uma resposta