Como encontrar a carreira certa para você

As últimas notícias veiculadas nos telejornais dizem respeito ao número recorde de desempregados no Brasil, que chegou aos 15 milhões, devido a crise econômica gerada pela pandemia. Além disso, segundo pesquisa da Isma Brasil (International Stress Management Association) 72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho.  Diante de um público tão expressivo, comecei a me questionar como eu poderia contribuir para  os dois nichos: aqueles que buscam se recolocar no mercado de trabalho e os que buscam satisfação no trabalho. Lembrei da frase: “Quando uma pessoa preparada encontra uma oportunidade nasce uma conquista”. E assim, surgiu minha mais recente missão de vida, preparar pessoas para conquistarem uma carreira de sucesso: próspera e feliz.

Experimente  suas habilidades em novas rotas

No início da carreira profissional, geralmente sabemos pouco sobre nossos pontos fortes e habilidades a serem desenvolvidas.  Com o passar dos anos, trabalhando em diversos segmentos, aprendemos mais sobre nós mesmos, em um processo que pode ser consciente ou até mesmo inconsciente. Nós avaliamos que há trabalhos que simplesmente não se encaixam com nosso perfil, mas que nos trouxeram aprendizados. Por esta razão, não reprove suas experiências anteriores.

Considere ampliar ainda mais suas habilidades experimentando novas rotas como um projeto social  incomum,  ou tente trabalhar em um setor no qual você normalmente não teria trabalhado (por exemplo, Governo, organizações sem fins lucrativos). Muitas pessoas de sucesso fizeram exatamente isso. Silvio Santos começou sua vida profissional como camelô, nas ruas da capital carioca. Como tinha uma voz diferente e atraente, recebeu convite para ser locutor. Aceitou e ficou nessa função por pouco tempo, pois seu lucro era maior vendendo produtos nas ruas do que trabalhando na rádio. Condoleezza Rice era uma excelente musicista clássica antes de se tornar conselheira política norte-americana. E mesmo ela, não pôde derrotar Steve Jobs, presidente e diretor executivo da Apple, no quesito exploração – ele considerou seriamente se tornar um monge zen antes de entrar para a tecnologia.

Experimentar várias opções também pode te ajudar a evitar um dos maiores erros de carreira: considerar poucas opções. Esforçar-se para experimentar várias áreas te ajudará a evitar equívocos. Tentar estabelecer um único objetivo muito cedo, pode fazer com que você perca outras ótimas opções.

Aptidão pessoal palavra-chave para sua carreira

A aptidão pessoal é um indicador quanto às chances de uma pessoa se destacar em um determinado trabalho  ou processo seletivo. A aptidão pessoal está relacionada ao comportamento, ou seja, como as pessoas interagem umas com as outras, desde uma perspectiva verbal até a não verbal; eles são de natureza não técnica. Quando pensamos nas habilidades das pessoas, palavras como personalidade, empatia e energia vêm à mente.

Mesmo em meio ao avanço da tecnologia as pessoas querem se conectar em um nível cada vez mais humano. Portanto, quanto mais você demonstrar essas habilidades, mais rápido sua carreira avançará e/ou mais chances terá para uma recolocação. Afinal, relacionamentos de confiança construídos com base na diplomacia e no respeito, estão no cerne do sucesso individual e da produtividade corporativa. Apenas um grama de sensibilidade diária vale um quilo de cura quando se trata de interação humana e mitigação de conflitos. Quando essas habilidades são desenvolvidas você se torna contagiante em tudo o que faz.

6 hábitos para construir uma carreira de sucesso - Cloud Coaching

 A tomada de decisão entre a escolha de um candidato a emprego com experiência ou, um funcionário em busca de promoção –  se dará geralmente para aqueles com excelentes habilidades pessoais e menos habilidades técnicas. As competências técnicas podem ser fornecidas pelas empresas aos funcionários, mas as competências comportamentais são desenvolvidas pelo funcionário, que pode inclusive considerar que não precisa mudar.

Vou deixar neste artigo duas “habilidades pessoais” de que você precisará  para desenvolver uma carreira de sucesso, Nos próximos artigos apresentarei outras habilidades, afinal o conhecimento é persistente e ininterrupto.

  • A capacidade de se relacionar com outras pessoas: Ter a capacidade de se relacionar com outras pessoas é crucial para se tornar uma pessoa bem sucedida em tudo que fizer. Às vezes, ser capaz de se relacionar com outras pessoas significa simplesmente que você está disposto a concordar em discordar com respeito mútuo; permitindo que saibam que você entende a posição deles.
  • Fortes habilidades de comunicação:  Essa é a habilidade mais fundamental das pessoas, porque abrange sua personalidade e capacidade de se relacionar com outros colegas, persuadir os outros e ouvir suas idéias. Ser articulado é altamente valorizado no local de trabalho de hoje, quando o tempo é muito importante e a tecnologia requer comunicação constante.

Portanto, se há uma carreira  ou uma vaga na qual você está interessado, veja se há uma maneira de experimentá-la com antecedência, para testar como suas habilidades se encaixam. E lembre-se que o seu relacionamento com as pessoas e sua habilidade de  comunicação são primordiais para o sucesso. Você aprenderá à medida que avança, rumo a uma carreira gratificante, próspera e bem-sucedida.

The following two tabs change content below.

Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

Post Author: Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.