Desenvolva uma Mente de Gratidão

Muito se escreve sobre a gratidão como uma espécie de prática de autoajuda. É fácil encontrar artigos e materiais em diversos sites divulgando hábitos de gratidão que são valiosos. No entanto, quero abordar uma gratidão radical, persistente, fundamentada e intencional. Algo que vem de dentro de cada um de nós, uma mudança de mente (mindset). Como desenvolver uma mente de gratidão? Que estratégias existem para  vencer as fortalezas da mente e nos sentirmos gratos em nossa vida diária? O quanto é possível se conectar plenamente com nossos sentimentos de gratidão?

Desacelerar gera uma mente de gratidão

Todos temos uma vida agitada pela correria do dia a dia, afinal, são tantas atribuições, responsabilidades e o tempo que  “parece” cada vez mais reduzido. Dessa forma, praticamente não conseguimos prestar atenção às pessoas ao nosso redor, a natureza e as energias. Até mesmo não nos notamos mais, não percebemos nossos sentimentos, idéias,  movimentos, ignoramos até o nosso respirar de cada dia, que nos permite e nos intitula um ser “vivo”. Então, como nos sentir completamente gratos? Para se conectar com os sentimentos de gratidão é necessário desacelerar e se sentir mais presente e consciente do que nos faz felizes e do que nos dá sentido à nossa vida naturalmente, o que  nos permite sentir mais alegria. Saber o que valorizamos na vida significa saber quem somos, o que é importante para nós e o que faz cada dia valer a pena. Reserve um tempo do seu dia e medite sobre o que te faz sentir grata, se conecte ao mundo ao seu redor e a você mesmo.

Meditação gera uma mente de gratidão

Outra maneira poderosa de construir uma mente grata é praticar uma “meditação de gratidão“. Este método ajuda a treinar a mente para maior positividade, gratidão e felicidade. Pratique esta meditação por alguns minutos de cada vez. Quanto mais você faz isso, mais você cria novas vias neurais e altera as existentes à medida que treinamos o cérebro para desenvolver uma perspectiva mais grata. Este exercício explora a capacidade do cérebro de ser maleável ou “neuroplástico”. Quanto mais conscientes estivermos de perceber uma experiência como positiva, mais essa percepção se generalizará para outras partes do cérebro. Para meditação, reserve um lugar e siga as seguintes orientações:

  • Fique sentado em uma posição confortável.
  • Relaxe com os olhos fechados.
  • Faça algumas respirações abdominais, relaxando a mente e o corpo.
  • Quando relaxados, estamos mais abertos a sugestões.
  • Pense: “Pelo que estou realmente grata hoje?”.
  • Mantenha essa experiência em mente por mais tempo do que o normal para incorporar profundamente a positividade ao cérebro.

Fazer o bem  gera gratidão

Descobri que quanto mais gratas as pessoas são, mais generosas elas se tornam. Por isso, faça o bem hoje, reserve um tempo para ligar para uma amiga para expressar sua gratidão ou fazer algo atencioso e inesperado por quem você  ama. Assim, torne o dia desta pessoa mais fácil,  mostrando o quanto é especial. Em cada um desses atos, devemos nos esforçar para estar presentes e absorver tudo o que ocorre. Devemos tentar não desviar nossos olhos ou desprezar as respostas calorosas que podemos receber.

Desenvolva constantemente uma mente grata, evolua para alcançar uma alma preenchida por gratidão, até que todo o seu caminho seja iluminado e te conduza a uma vida extraordinária! Ontem nós agradecemos porque crescemos… apesar dos erros, hoje agradecemos porque vivemos… apesar dos medos, e amanhã continuaremos a agradecer… apesar dos anseios.  Vamos seguir  juntos e conectados nessa jornada de desenvolvimento pessoal! Afinal, temos tanto a agradecer, até a próxima.

The following two tabs change content below.

Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

Post Author: Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

6 thoughts on “Desenvolva uma Mente de Gratidão

    bailarinakel@gmail.com'

    Kellen Melo

    (3 de janeiro de 2021 - 7:15 pm)

    Jaciane minha querida seu tema é a palavra chave da minha vida, acho que nunca devemos cansar de falar sobre gratidão e do poder dela nas nossas vidas, hoje mesmo eu estava assistindo um programa e o rapaz disse que mesmo estando numa vida simples e humilde ele era grato por tudo que tinha e hoje é um grande empresário de sucesso. A gratidão é um sentimento poderoso e maravilhoso. Parabéns pelo artigo.

    Anônimo

    (3 de janeiro de 2021 - 3:10 pm)

    Muito bom seu artigo Jaciane sermos gratos realmente nos conecta com a fonte de tudo que é bom Deus parabéns!

    luanalnmonteirom@gmail.com'

    Dra. Luana Monteiro

    (31 de dezembro de 2020 - 1:33 pm)

    Muito bacana. Olha só que coincidência, hoje iniciei meu dia agradecendo esse ano que passou, todas as dificuldades que enfrentei, todos os desafios e todo o crescimento pessoal que ganhei. Vivamos agradecendo o hoje pois o amanhã a Deus pertence!

    Luiz Sá

    (31 de dezembro de 2020 - 12:43 pm)

    Parabéns Jaciane.
    Belo artigo.
    A gratidão centrada, sentida em um estado meditativo, é a gratidão em essência, é o poder e expressão maior da mesma.

    Rose Mary Sá

    (31 de dezembro de 2020 - 11:59 am)

    A Gratidão transforma a nossa vida.

    Ester Franco

    (31 de dezembro de 2020 - 11:49 am)

    A gratidão é a melhor estratégia para viver😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.