A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA ATUAÇÃO DE UM LÍDER

Em uma empresa não há só pessoas que trabalham, mas sim pessoas que se relacionam, apresentam preferências individuais, estilos, entre outras coisas. Essas relações interpessoais existentes dentro de uma organização geram impactos em seu desenvolvimento. Por isso, é preciso considerar que, tanto as empresas quanto as pessoas, necessitam uma das outras. As primeiras precisam de ideias, energia e talento; indivíduos necessitam de carreiras, salários e oportunidades (BOLMAN, DELA).

            Contudo, essa relação entre a empresa e as pessoas não é harmônica, necessita passar por transformações, mudanças importantes em sua estrutura para que possa ter uma convivência saudável e, principalmente, desenvolver-se com qualidade e excelência.

            A cultura organizacional exerce grande influência na condução de uma companhia, tanto no que diz respeito ao desenvolvimento de seus setores, como também na capacidade dos profissionais que nela atuam, no clima, nas estratégias de liderança, entre outros tantos fatores que garantem a sobrevivência de qualquer empresa.

            Thévenet escreve: “a cultura é um conjunto de hipóteses fundamentais que estruturam a generalidade dos comportamentos da gestão da empresa; é fruto e uma longa experiência, resulta de um longo processo de aprendizagem”.

            Compreende-se que a cultura organizacional exerce influência no gerenciamento de empresas e seu impacto molda as estratégias, as necessidades de mudanças e, principalmente, tudo o que se refere a sua própria sobrevivência em um mercado de trabalho tão competitivo na atualidade.

            Ribeiro deixa claro que a “[…] cultura organizacional […] referem-se aos valores, crenças e atitudes da empresa que os empregados compartilham”.

            Empresas bem-sucedidas percebem a importância de práticas gerenciais e culturais que oferecem espaço de participação para seus funcionários, incentivando-os a terem valores e objetivos favoráveis na organização. Por isso, é importante compreender e considerar alguns aspectos na cultura organizacional de uma empresa:

– Força da cultura na empresa (normas culturais enraizadas ou não);

– Homogeneidade da cultura (compatibilização de subculturas);

– Adequação das culturas às estratégias até então seguidas;

– Atitudes para com o pessoal (confiança e participação), com a empresa (lealdade, espírito de equipe, identificação com a empresa) (RIBEIRO, 2008, p. 169-170).

            Dessa forma, percebe-se que para uma companhia ser bem-sucedida necessita que sua equipe de trabalho compartilhe da cultura da empresa. Mesmo que as mudanças sobre as culturas organizacionais sejam difíceis, é preciso considerar e apostar nessa influência benéfica. Mas, para que haja uma mudança na cultura organizacional de uma empresa, é necessário planejamento para que o processo ocorra e seja positivo.

            É preciso compreender que o trabalho de um líder também tem grande influência dentro de um processo que envolve a cultura organizacional, pois para atingir metas, objetivos e realizar as mudanças necessárias internamente, o líder é a peça fundamental.

            Um líder é aquele que é capaz de gerenciar sua equipe e, uma liderança é constituída no dia a dia, por meio de um planejamento estratégico moderno, com indivíduos com perfis de liderança.

            Ribeiro nos deixa claro que “as visões de um líder têm de ser compartilhadas com sua equipe e sua equipe precisa concordar em apoiá-las”. A forma como o líder irá gerenciar influencia e muito sua equipe que, por sua vez, é influenciada e interfere na cultura organizacional da empresa.       

            Já para Gonçalves há dois tipos de lideranças bem distintas, que são: “[…] o líder transacional que motiva os subordinados para o desempenho esperado e, o líder transformacional que, normalmente, inspira seguidores a fazer mais do que o inicialmente esperado”.

            Diante de tudo isso, percebe-se de fato a influência que a cultura organizacional exerce no desenvolvimento de uma empresa. Portanto, torna-se necessário que uma companhia acompanhe essas mudanças e tenha uma liderança capaz de contribuir o efetivo crescimento de uma organização e, garantindo-lhe o espaço no mercado de trabalho competitivo.             Para o desenvolvimento de uma empresa é preciso, enfim, considerar não só o tipo de liderança que ela vai construir, mas sobretudo, o tipo de cultura que irá cultivar, para que possa ganhar o seu espaço no mercado de trabalho e, principalmente, oferecer qualidade e eficácia naquilo que irá oferecer aos seus clientes e aos trabalhadores que com ela convivem.

The following two tabs change content below.

Janete Corrêa

Coach da Sociedade Internacional do Mindset, Especialista em Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao Coaching (com introdução a Hipnose), tem a missão ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos e objetivos. Administradora e projetista com habilidades em organização e finanças. Se dedica a estudar e melhorar os seus conhecimentos com foco no Desenvolvimento Humano, principalmente no fortalecimento e desenvolvimento da mulher.

Latest posts by Janete Corrêa (see all)

Post Author: Janete Corrêa

Coach da Sociedade Internacional do Mindset, Especialista em Programação Neurolinguística (PNL) aplicada ao Coaching (com introdução a Hipnose), tem a missão ajudar pessoas a alcançarem seus sonhos e objetivos. Administradora e projetista com habilidades em organização e finanças. Se dedica a estudar e melhorar os seus conhecimentos com foco no Desenvolvimento Humano, principalmente no fortalecimento e desenvolvimento da mulher.

16 thoughts on “A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NA ATUAÇÃO DE UM LÍDER

    Angelita Paixão

    (14 de dezembro de 2020 - 3:07 pm)

    Ótimo artigo Janete. E com certeza um líder que sabe fazer uma boa gestão, faz toda diferença na cultura organizacional.

    Dra. Luana Monteiro

    (12 de dezembro de 2020 - 12:42 pm)

    Muito bom. Empresas de sucesso tem lideres e colaboradores alinhados com seu propósito e valores. Empresa é feita de pessoas, não há como desvincular. Se os valores de um colaborador nao estão alinhados com o da empresa, provavelmente ele estará insatisfeito e não fará um bom trabalho. Parabéns!

    Anônimo

    (11 de dezembro de 2020 - 7:22 pm)

    Acredito que é fundamental essa organização cultural em empresas e contribui para o ambiente empresarial e para o relacionamento entre funcionários, chefes entre outros presentes na empresa. Excelente artigo.

    Sabrina Sarai B Itimura

    (11 de dezembro de 2020 - 6:41 pm)

    Legal Janete,Concordo que a maneira com que o líder gerencia uma equipe influencia a cultura organizacional da empresa.Num mercado de trabalho tão competitivo hoje em dia é necessário que todos compartilhem dos valores e ações da empresa.Infelizmente não são todas as empresas que querem dar o seu melhor!

    Maria Tereza Peres

    (11 de dezembro de 2020 - 5:36 pm)

    Parabéns Janete pelo seu artigo que fala da importância de um líder levar a sua equipe a alcançar suas metas e ao mesmo tempo a empresa tem que valorizar os seus funcionários.

    Rosane Clades Reder

    (11 de dezembro de 2020 - 2:02 pm)

    Muito boa a sua visão de cultura organizacional. O que faz uma grande empresa é um grande líder, que sabe discernir e valorizar todos no processo. Parabéns! Compartilhei seu post no Face.

    Tadeu Mathias

    (11 de dezembro de 2020 - 1:33 pm)

    Parabéns, Janete, seu artigo aborda um valor precioso, que precisa ser cultuado em toda empresa que almeja um crescimento e desenvolvimento saudáveis.

    jane Brunelli

    (11 de dezembro de 2020 - 1:11 pm)

    Parabéns Janete, ótimo artigo

      Anônimo

      (13 de dezembro de 2020 - 2:45 pm)

      Parabéns Janete muito bom seu artigo, gostei muito!

    Célia Costa

    (11 de dezembro de 2020 - 11:27 am)

    Fantástico artigo Janete, em sua grande maioria, nosso mercado está carente desses verdadeiros líderes que aplicam a cultura organizacional! Parabéns pela qualidade das informações.

    Anônimo

    (11 de dezembro de 2020 - 10:40 am)

    Parabéns pelo artigo, a cultura organizacional é um tema que precisa ser abordado na formação de liderança .

    Ester Franco

    (11 de dezembro de 2020 - 10:30 am)

    As empresas que, hoje, possuem uma cultura organizacional conseguem diferenciar-se no mercado. A cultura de uma empresa independe do tamanho dela, mas não são todas que se apoderam dessa iniciativa e perdem a oportunidade de fazer mais e melhor.😉

      Renata de Souza Arruda

      (11 de dezembro de 2020 - 1:36 pm)

      Muito boa a matéria, tenho grande interesse em me aprofundar nesta área de liderança, desde da minha primeira formação em Coach, que percebi que meu nincho principal seria a área de liderança. Gratidão por compartilhar conosco uma matéria tão excelente.

    Lucimara Pereira

    (11 de dezembro de 2020 - 9:53 am)

    Parabéns Janete amei seu artigo

      Anônimo

      (11 de dezembro de 2020 - 10:18 am)

      Parabéns Janete, a cultura organizacional com certeza é um diferencial na formação de líderes.

Deixe uma resposta