3 Comportamentos que Revelam a Inteligência Emocional das Pessoas

Se você é alguém que está cansado dos altos e baixos das suas emoções, chegou a hora de aprender três comportamentos que revelam a inteligência emocional das pessoas.

Hoje, quero falar com você que já se percebeu com um certo descontrole emocional, que tem facilidade em se magoar e constante angústia diante das consequências da vida.

Você inclusive, tem um QI (quociente de inteligência) alto, aprende com facilidade, executa muito bem suas tarefas, porém, sente que não consegue administrar as suas emoções. Por exemplo, ter empatia pelas pessoas e seus relacionamentos, não são tão eficazes como gostaria.

Até o final dessa leitura, isso não vai mais ser um desafio para você. Porque vou te mostrar quais os três primeiros comportamentos que precisa desenvolver para aumentar a sua inteligência emocional.

Inteligência emocional sem segredos

Se ainda não sabe, inteligência emocional (QE), é a habilidade em saber lidar com as próprias emoções, independente do que possa ocorrer ao seu redor.

Isso não significa ser insensível. Pelo contrário, significa, não deixar que os acontecimentos te tirem do foco, destrua a sua reputação e dificulte o desempenho de suas tarefas.

Segundo Daniel Goleman, Ph.D., psicólogo, jornalista científico e escritor, sem as habilidades da inteligência emocional, não se vai muito longe.

Imagine o QI (quociente de inteligência) e o QE (inteligência emocional), como duas pernas saudáveis que te levam para o seu destino com muita maestria.

Explicado isso, deixa eu te mostrar…

Os comportamentos que revelam a inteligência emocional (QE) das pessoas

  1. Quem tem autoconsciência tem poder

Em primeiro lugar, está a autoconsciência. Toda pessoa com alto grau de inteligência emocional, tem uma forte conexão consigo mesma e com os outros.

Ela tanto percebe, como respeita as suas próprias emoções. Esse modo de sentir sobre si mesma, contribui com a sua tomada de decisão. Ou seja, ela acolhe as suas emoções, sem se deixar ser vencida por elas.

Esse tipo de atitude, demonstra o quanto essa pessoa é honesta com ela mesma, pois ela reconhece as suas forças e fraquezas, o que também facilita a sua relação com os outros.

  • Ela sabe dizer não

Apesar de se relacionar bem com todos a sua volta, a pessoa com QE desenvolvido, respeita sua própria agenda, o seu programa de metas, sabe adiar um pouco as suas próprias gratificações. Quer dizer, ela sabe dizer não para si mesma e para os outros.

Esse tipo de pessoa, não precisa parecer boa para todo mundo, ela compreende as suas limitações e os seus compromissos.

Na verdade, ela tem uma particular liberdade com suas emoções, isso contribui com suas boas atitudes em relação aos outros.

  • Autoconhecimento é vida

Como a gente já conversou, a inteligência emocional é característica de quem tem autoconsciência e sabe dizer não. Agora, vamos descrever mais alguns comportamentos importantes para você prestar atenção a partir do hoje.

O primeiro deles, é não se comparar com os outros. Como já comentamos, se você reconhece suas forças e fraquezas, não faz sentido se comparar com ninguém.

Em seguida, vem a autoconfiança e a capacidade de mudar a si mesma. É muito interessante esse comportamento de quem tem alta inteligência emocional.

Ela está sempre disposta a se adaptar ao ambiente, sem perder a sua essência.

E se ela precisa aprender algo novo ou mudar alguma atitude, de fato está disposta. A sua autorresponsabilidade a impulsiona para fazer o que for necessário, e assim, preservar a sua saúde mental e social.

Enfim, eu poderia te mostrar uma infinita lista de comportamentos de pessoas com muita inteligência emocional.

Mas para começar, essas três, autoconsciência, saber dizer não, e autoconhecimento, já são bastante desafiadoras e mais que suficientes para o seu ponto de partida.

Para aprender como colocar essas habilidades em prática e ter uma vida mais próspera e com mais sentido. Marque uma sessão de Coach comigo que eu te conduzo nesta jornada. Abraços e até o próximo artigo.

The following two tabs change content below.

Rose Mary Sá

Master Coach certificada pela Sociedade Internacional do Mindset, Master Practitioner em Programação Neurolinguística pelo IBND, Palestrante, Escritora e Analista Comportamental pela ferramenta C-VAT. É coautora do livro Mindset Coaching e coach especialista no público feminino. Idealizadora do curso online “Segredos da Mulher Próspera – 5 Passos para Resgatar a Autoestima & se tornar Dona de Si mesma” e do programa “Mulheres Extraordinárias”. Apaixonada pelo desenvolvimento humano e em ajudar pessoas. Hoje ajuda as mulheres a despertarem todo o seu potencial.

Post Author: Rose Mary Sá

Master Coach certificada pela Sociedade Internacional do Mindset, Master Practitioner em Programação Neurolinguística pelo IBND, Palestrante, Escritora e Analista Comportamental pela ferramenta C-VAT. É coautora do livro Mindset Coaching e coach especialista no público feminino. Idealizadora do curso online “Segredos da Mulher Próspera – 5 Passos para Resgatar a Autoestima & se tornar Dona de Si mesma” e do programa “Mulheres Extraordinárias”. Apaixonada pelo desenvolvimento humano e em ajudar pessoas. Hoje ajuda as mulheres a despertarem todo o seu potencial.

5 thoughts on “3 Comportamentos que Revelam a Inteligência Emocional das Pessoas

    Kellen Melo

    (3 de janeiro de 2021 - 7:23 pm)

    É incrível a diferença que é quando temos um controle de nossas emoções, eu notei isso em mim neste ultimo ano, antes qualquer coisa ruim q eu via eu sentia como se fosse comigo aquela situação e hoje eu consigo me distância desses acontecimentos ruins, consigo ver sem me envolver emocionalmente e isso pra mim é uma grande vitória. Todo mundo deveria ler seu artigo e assim perceber a importância de cuidar e fortalecer a inteligência emocional. Parabéns e gratidão pelo artigo.

      Janete da Silva Corrêa

      (3 de janeiro de 2021 - 11:51 pm)

      A inteligência emocional é muito interessante pois temos noção de nossa evolução como ser humano.
      Parabéns, adorei artigo.

    Luiz Sá

    (2 de janeiro de 2021 - 12:58 pm)

    Parabéns Rose Mary Sá
    Excelente artigo.
    A QE -Inteligência Emocional é uma capacidade relevante nos resultados na vida das pessoas.

    Ester Franco

    (2 de janeiro de 2021 - 12:58 pm)

    A inteligência emocional é uma das habilidades mais requisitadas no mercado de trabalho atual, além de ser uma protagonista das e nas relações. Quem a possui consegue relacionar-se melhor.

      Anônimo

      (5 de janeiro de 2021 - 11:12 pm)

      Excelente artigo adorei!

Deixe uma resposta