“Seja resiliente, porque tudo passa’’

Sempre nos deparamos com muitas dificuldades em nossa vida. Entre elas, podem ser a perda do emprego, uma doença ou qualquer outra experiência desafiadora e difícil.

O fato é que todos somos testados a todo momento. Viver é isso, requer de nós encarar desafios constantes. Em situações assim, às vezes ficamos revivendo o acontecido de forma muito emocional, bloqueando a mudança. Em outros momentos, conseguimos nos recuperar mais rápido e seguir adiante, e é nessas horas, quando encaramos o ocorrido de maneira mais realista sem resistir às mudanças por mais difíceis que sejam, é que estamos sendo resilientes.

Resiliência é passar por desafios, dificuldades, mas conseguir superá-los e enfrentá-los sem causar um desequilíbrio emocional. Ter resiliência não significa mudar o ocorrido, mas sim se colocar diante do fato de uma forma que seja possível superá-lo, sendo adaptável. A resiliência é uma virtude que como as outras nós temos, mas que nem sempre conseguimos exercê-la com facilidade.

Somos resilientes quando lidamos com as mudanças e adversidades sem deixar o estresse tomar conta e sem perder o controle. Encontramos soluções para os problemas, ultrapassamos a dor e enfrentamos a dificuldade como sendo temporária.

Para ser resiliente é preciso:

  • Desenvolver a capacidade de ser flexível e adaptável às situações;
  • Não ficar lamentando o ocorrido, triste ou com raiva. Em vez disso, dê espaço em sua mente para a nova circunstância o quanto antes e tome as providências cabíveis para o momento;
  • Não seja intolerante achando que tudo sempre deve ser exatamente como você planejou, afinal nem sempre na vida sabemos o caminho. Muitas vezes nos deparamos com curvas sinuosas que devemos ultrapassar e continuar na direção certa;
  • Aprenda com os erros e com o que não deu certo. Isso pode servir de ajuda para nos tornarmos mais fortes;
  • Encare as adversidades como lições que te ensinam como lidar com uma próxima vez que algo sair dos trilhos;
  • Seja positivo tenha autocontrole e lembre-se sempre: momentos ruins não duram para sempre;
  • Seja paciente porque raramente as coisas são exatamente na hora e do jeito que desejamos.

Embora você não possa mudar algo que aconteceu com você, sempre pode mudar a forma como pensa e vai reagir aos acontecimentos. Não permita que seu emocional torne os problemas maiores do que realmente são.

Entenda que dificuldades fazem parte da vida, assim sendo, devemos enxergá-las como parte de experiência e aprendizado da vida. Lembrar-se das razões que te impulsionam a lutar pode servir de encorajamento para enfrentar as barreiras da vida.

Quando surgir uma situação difícil em vez de ser a vítima pergunte-se:  “O que eu preciso fazer diferente da próxima vez, para ter o resultado esperado?”

Alguém que é resiliente não se afasta das pessoas que mostram preocupação em momentos difíceis e aceita ajuda. É importante também extravasar a tensão de um modo, que pode ser: dançando, cantando, escrevendo ou fazendo terapia. Faça coisas que te tragam valor, objetivos para a sua vida. Como por exemplo, ajudar o próximo em um serviço voluntário ou algo relacionado a família, coisas que possam te deixar mais forte.

Sorria! Sorrir ajuda a combater o estresse, ajuda a manter o sistema imunológico forte e deixa o corpo mais leve. Pessoas que riem mais são mais calmas, mais controladas e vivem mais. Ver as coisas com esperança e de um modo positivo vai torná-lo mais resiliente e lembre–se: muitos problemas são temporários. Resiliência é a capacidade de se restabelecer facilmente ou se adaptar a situações de mudança ou crise e aprender com elas, com mente otimista e flexível, firmeza no caminhar sabendo que tudo passa e seguindo em direção aos sonhos.

The following two tabs change content below.

Klesne Domiciano

Coach pela sociedade internacional do Mindset. Já trabalhou como cuidadora de idosos e crianças, é comunicativa, gosta de interagir com as pessoas e é apaixonada pela vida. Por esse motivo, escolheu se especializar como Coach de Desenvolvimento Humano, têm grande interesse em ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos, fazendo com que alcancem o estado desejado com sucesso.

Latest posts by Klesne Domiciano (see all)

Post Author: Klesne Domiciano

Coach pela sociedade internacional do Mindset. Já trabalhou como cuidadora de idosos e crianças, é comunicativa, gosta de interagir com as pessoas e é apaixonada pela vida. Por esse motivo, escolheu se especializar como Coach de Desenvolvimento Humano, têm grande interesse em ajudar as pessoas a conquistarem os seus objetivos, fazendo com que alcancem o estado desejado com sucesso.

11 thoughts on ““Seja resiliente, porque tudo passa’’

    Kellen Melo

    (26 de dezembro de 2020 - 3:19 pm)

    Verdade se não tivermos resiliência não conseguiremos seguir em frente! No momento atual devemos fortalecer nossa mente e a resiliência é um dos melhores fatores para isso, parabéns Klesne pelo artigo!

    Mauro Santiago Vaitsman

    (21 de dezembro de 2020 - 6:15 pm)

    Parabéns .Muito didstico, claro e preciso.

    Renata Maksoud - Programas Desenvolvimento Humano

    (21 de dezembro de 2020 - 11:44 am)

    O tempo é melhor dos nossos aliados… em tempo de turbulência o importante é termos um olhar suave, sabendo que aquilo só faz parte da vida!
    Parabéns pela abordagem.

    Maria Eunice Borges Malta

    (20 de dezembro de 2020 - 11:38 pm)

    Parabéns pelo artigo, é um aprendizado constante, flexibilidade, disposição para transpor obstáculos e como você coloca “tudo passa”, dói menos quando aceitamos e buscamos crescimento. Boa reflexão seu texto, gratidao❤️

    Islângela Duailibe

    (20 de dezembro de 2020 - 10:02 pm)

    Excelente leitura, Parabéns

      Janete da Silva Corrêa

      (20 de dezembro de 2020 - 10:45 pm)

      Saber enfrentar as adversidades é fundamental.
      Foco sempre em algo para crescer.
      Ótima leitura, parabéns.

    ALICE CRISPIM DA SILVA

    (20 de dezembro de 2020 - 9:54 pm)

    Resiliência é tudo em nossa vida. Parabéns Klesne, seu artigo é muito apropriado para esse momento em que tudo precisa ser reinventado. É necessário muita resiliência.

      Luiz Sá

      (20 de dezembro de 2020 - 10:23 pm)

      Parabéns Klesne.
      Todos os momentos difíceis são carregados de aprendizado e de oportunidades, precisamos desenvolver a resiliência e ter paciência.
      Tudo vai passar, observe cada detalhe, sairemos dessa muito mais fortes.

    Dra. Luana Monteiro

    (20 de dezembro de 2020 - 8:43 pm)

    Muito bacana seu artigo. Problemas sempre existiram e sempre existirão e se não existissem nem teria graça a vida. E na vida é ótimo errar, quando usamos esse erro para aprendermos e crescermos. Não é fácil ser resiliente, mas é algo que podemos ir buscando praticar cada vez mais.

    Ester Franco

    (20 de dezembro de 2020 - 1:29 pm)

    É sempre bom lembrar que “tudo passa” e que Ser resiliente é um aprendizado 😉

    Rose Mary Sá

    (20 de dezembro de 2020 - 1:29 pm)

    Parabéns pelo artigo. A resiliência é uma maiores força incrível para a superação.

Deixe uma resposta