QUEM SOMOS NÓS?

Uma pergunta intrigante e muitas vezes difícil de responder, e que a maioria das pessoas acaba se equivocando nas respostas e dizendo: sou filha(o) de João e Maria, sou mãe/pai de José, ou sou advogada(o), sou médico(a), sou empresário(a), sou isso, sou aquilo.

Porém, caiu a minha ficha, que na verdade o que resume, o que todos nós somos é: filhos à imagem e semelhança de Deus. E somos todos iguais perante ele.

E pensando nisso, nos remete a uma outra indagação: qual é então o nosso papel na sociedade e no mundo?

Deus nos convida a servirmos a ele e a amarmos o próximo como a si mesmos. Eu pensava que pra servir a Deus precisava estar dentro da Igreja, contribuindo de alguma forma. Achava que só quem servia a Deus eram os padres, freiras, ministros, bispos… Enfim, pessoas realmente ligadas à Igreja. Depois, percebi que não é só isso, podemos ser servidores quando servimos ao outro, quando contribuímos para um mundo melhor, ou quando cuidamos do meio ambiente.

Por isso, não se trata de quem somos, mas de que forma estamos contribuindo, que legado iremos deixar, de que forma estamos crescendo e ajudando o outro a crescer também?

Como coach me sinto parte de um plano maior, ajudando pessoas a acreditarem mais em si mesmas, a encontrarem o poder dentro delas, a acharem propósito de vida, a traçarem objetivos e metas, a entenderem que Deus quer que sejamos abundantes e prósperos.

A prosperidade não se trata só de dinheiro, e não se trata apenas de nós mesmos. Vamos pensar juntos: se você ganha mais dinheiro, você pode ajudar mais pessoas? Se você se torna um grande empresário, você não impacta a vida de várias pessoas, dando emprego, oportunidade, fazendo outras pessoas também prosperarem? E o que você faz hoje, com o que você trabalha, qual o benefício que você proporciona, qual a transformação que você gera no outro?

Essa simples mudança na maneira de olharmos para nossos ofícios, encontrando um porquê, pode mudar toda a sua vida. Pode mudar de repente o fato de você achar seu trabalho chato, rotineiro, que nada acontece de novo, ou o fato de você não se sentir importante, não se sentir útil, e estar focando apenas no dinheiro que precisa para sobreviver e pagar as contas.

Ou também pode fazer você acordar e perceber que não é bem isso o que você quer, não é bem isso que vai te fazer feliz ou que não é essa a sua missão de vida.

Por isso te convido a fazer essa reflexão, aproveitando esse início de ano. O que você fez que foi bom? O que você precisa melhorar? Você está feliz com seu trabalho, com sua situação financeira, com sua família, com sua vida?

Se não, o que você pode fazer para mudar? Quais ações imediatas você já pode tomar? Como você quer estar quando chegar dezembro de 2021? Quais renúncias precisarão ser feitas para alcançar esse seu objetivo?

Escreva tudo no papel, coloque datas e pense em um plano de ação, analise passo a passo e veja como isso é poderoso. Quando a gente visualiza, fica mais fácil nossa mente conceber que é possível.

Permita-se conhecer melhor, tenha um momento só pra você, para sempre se autoavaliar, analisar suas ações e as repercussões delas, tenha métricas das suas metas, para saber se você está fazendo o que tem que ser feito, e saber se está sendo efetivo ou não.

Todas as respostas estão dentro da gente, muitas vezes ficamos olhando para o outro, para o ambiente, para o externo, mas tudo que acontece com a gente é o reflexo de nós mesmos e de nossas escolhas. E quando nos conhecemos melhor, mais profundamente, fica mais fácil compreendermos. Então, e agora você já sabe quem é você? Ou está pronto para descobrir?

The following two tabs change content below.

Luana Monteiro

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, graduada em Fisioterapia pela Unifor, pós graduada em Osteopatia Clínica pela Unicastelo e formação em Reeducação postural global – Rpg reposturarse. O seu trabalho tem como objetivo ajudar as pessoas a desenvolverem o seu Mindset, ressignificando crenças e acreditando em si, e a buscarem hábitos mais saudáveis focando na promoção da saúde.

Latest posts by Luana Monteiro (see all)

Post Author: Luana Monteiro

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, graduada em Fisioterapia pela Unifor, pós graduada em Osteopatia Clínica pela Unicastelo e formação em Reeducação postural global – Rpg reposturarse. O seu trabalho tem como objetivo ajudar as pessoas a desenvolverem o seu Mindset, ressignificando crenças e acreditando em si, e a buscarem hábitos mais saudáveis focando na promoção da saúde.

6 thoughts on “QUEM SOMOS NÓS?

    Ester Franco

    (21 de fevereiro de 2021 - 9:22 pm)

    Somos o que acreditamos que somos ou o que nos fizeram acreditar sobre nós, mas a qualquer tempo é possível (Re)começar e ser um pesquisador de si mesmo(a).

    Janete da Silva Corrêa

    (7 de janeiro de 2021 - 4:32 pm)

    Somos o resultado de nossas escolhas. Ótima reflexão.

    Anônimo

    (7 de janeiro de 2021 - 1:36 pm)

    Bela reflexão Luana, contribuir verdadeiramente para o bem do próximo sem dúvida torna a vida mais interessante e trás felicidade.Parabéns pelo artigo.

    Luiz Sá

    (7 de janeiro de 2021 - 12:01 pm)

    Parabéns Luana pelo artigo.
    Uma reflexão profunda sobre nosso papel como ser humano, independente do que somos ou onde frequentamos precisamos exercer o ofício de sempre estar contribuindo de alguma forma para o bem estar coletivo, sendo semelhante e estando em todas circunstâncias em estado de igualdade como ser humano.

    Rose Mary Sá

    (7 de janeiro de 2021 - 10:34 am)

    Adorei o artigo. As perguntas nos ajuda a refletir sobre o nosso propósito . Gratidão.

    Lucimara Pereira

    (7 de janeiro de 2021 - 10:24 am)

    Exatamente isso é que sempre falo somos reflexos das nossas escolhas ,é uma reflexão perfeita pq muitas vezes culpamos o outro por coisas que não deram certo em nossas vidas .

Deixe uma resposta