Perdão! Um Remédio Maravilhoso Capaz de nos Transformar Profundamente!

Perdão, uma palavra aparentemente pequena, mas, que tem um peso enorme na vida da maioria das pessoas.

Na verdade, traz uma certa dose de poder, pois quem carrega consigo mágoas, na sua interpretação, carrega o poder de libertar ou não alguém a quem julgue culpado por lhe causar tamanha dor.

Mas, será que o perdão tem mesmo o poder de libertar a pessoa que nos magoou ou de nos libertar de cargas tão pesadas e altamente tóxicas?

Geralmente, quem faz questão de carregar tantas feridas pela vida, vive acorrentada a situações que aconteceram, não tem mais como mudar e mesmo assim, continua agarrada, como se não se permitisse crescer.

Não estou aqui dizendo que não existam pessoas más, que nos magoam profundamente. Sim, existem! Também não estou dizendo que temos que esquecer. Não tem nada a ver com esquecimento.

A função desse texto é mostrar que apesar de algo ter nos afetado negativamente, o nosso maior poder é de continuar nossa caminhada, da melhor maneira possível e evitar, que apesar de ter sido algo horrível, que marcou profundamente, entender que por causa desse acontecimento, estamos no lugar que estamos hoje, devido ao significado que atribuímos. 

“O peso que as pessoas que nos machucaram tem dentro de nós, é proporcional ao tamanho que a gente deixa ter.” Ouvi essa frase outro dia e achei libertadora!

O fato é que temos que entender que a responsabilidade de escolher como vamos seguir é sempre nossa! E é aí que está o nosso verdadeiro poder, que é dar significado a tudo que nos acontece.

Existem inúmeros estudos que mostram o que a ausência do perdão pode causar! No texto de hoje, quero te mostrar o que perdoar pode ser capaz de fazer por você. 

Continue comigo… vamos descobrir que temos muito mais a ganhar!

  • Perdoar me Permite Aceitar minhas Próprias Imperfeições

As mágoas ocupam grandes espaços físicos e mentais. 

Geralmente quando estamos ressentidos, costumamos dar ibope enorme a pessoa que nos atingiu. Atribuímos a ela, todos os nossos insucessos, fracassos, desamores.

A partir do momento que nos libertamos do peso do ressentimento, toda a energia física e emocional fica liberada para que possamos crescer, expandir em todos os sentidos da nossas vidas! 

E ao nos tornarmos mais leves e capazes de crescer, desenvolvemos, quase que automaticamente, a autocompaixão.

Nos tornamos capazes de perdoar nossos próprios erros e nos manter no exercício da prática, pois como não é algo tão natural, precisamos nos permitir praticar a olhar o outro como ser humano, que tem falhas e a nós mesmos como seres que também erram.

Isso é tão sério, que nos últimos anos, centenas de estudos mostraram como o ato de perdoar traz benefícios para a nossa saúde física e emocional.

Me acompanhe, que no próximo tópico vamos descobrir o que a ciência nos mostra…

  • O que o Perdão Pode Fazer por sua Saúde de uma Maneira Geral

Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre o poder curativo do perdão e, um deles é a redução significativa do estresse.

Também estudos mostraram que reduzindo o estresse, a pressão arterial tende a baixar, diminui ansiedade, melhora a qualidade de sono, melhora da função imunológica.

Perdoar, libertar o outro, nos libertar, traz leveza, que resulta em um impacto positivo geral na saúde emocional, no bem-estar e na nossa maneira de se relacionar com os outros.

Mas, precisamos de coragem para deixar ir, nos libertar realmente dessas amarras.

Agora eu te pergunto: qual será sua decisão hoje? Deixar ir, se libertar e crescer? Ou prefere continuar preso num emaranhado de emoções distorcidas que estão envenenando sua vida, impedindo seu progresso e prejudicando totalmente sua evolução?

Espero sinceramente que esse artigo possa lhe ajudar de alguma forma! Gostaria muito de saber sua opinião sobre esse texto, por isso, peço que deixe um comentário a respeito!
Fonte: texto baseado no vídeo do Dr. Rossandro Klinjey, “O que o perdão pode fazer por você”!

The following two tabs change content below.

Edvânia Romero

Edvânia Romero, formada em psicologia pelas Faculdades Integradas de Guarulhos, Coach com especialização em Emagrecimento Definitivo e Programação Neuro Linguística Aplicada ao Coaching e Master Coach pelo Instituto Edson Burger, Especialista Em Crenças pelo Instituto Magno Novari. Tenho um blog chamado Emagrecimento Consciente (www.emagrecimentoconsciente.com), escrevi artigos para o site www.foconopositivo.com.br. Atuo como life Coach, levando mulheres a enxergarem seus potenciais adormecidos. Tenho como missão de vida, impactar o maior número de pessoas, mostrando a elas que as limitações existem apenas em suas mentes. Todos os recursos que precisamos para sermos bem-sucedidos em várias áreas de nossas vidas, já existem dentro de nós, basta acessá-los.

Latest posts by Edvânia Romero (see all)

Post Author: Edvânia Romero

Edvânia Romero, formada em psicologia pelas Faculdades Integradas de Guarulhos, Coach com especialização em Emagrecimento Definitivo e Programação Neuro Linguística Aplicada ao Coaching e Master Coach pelo Instituto Edson Burger, Especialista Em Crenças pelo Instituto Magno Novari. Tenho um blog chamado Emagrecimento Consciente (www.emagrecimentoconsciente.com), escrevi artigos para o site www.foconopositivo.com.br. Atuo como life Coach, levando mulheres a enxergarem seus potenciais adormecidos. Tenho como missão de vida, impactar o maior número de pessoas, mostrando a elas que as limitações existem apenas em suas mentes. Todos os recursos que precisamos para sermos bem-sucedidos em várias áreas de nossas vidas, já existem dentro de nós, basta acessá-los.

10 thoughts on “Perdão! Um Remédio Maravilhoso Capaz de nos Transformar Profundamente!

    karinkrobot@gmail.com'

    Carin Doscher Krobot

    (17 de dezembro de 2020 - 11:24 pm)

    Parabéns Edvania, o perdão é sem dúvida muito libertador e nos deixa em paz consigo mesmo.

    Anônimo

    (15 de dezembro de 2020 - 1:19 pm)

    Parabéns Edvania, o perdão não é só libertador mas também tem o poder de curar muito bom!

    Janete da Silva Corrêa

    (15 de dezembro de 2020 - 1:00 pm)

    Parabéns pelo texto, muito importante está abordagem. Sobre a importância do portão. Leveza e o fato de conseguirmos seguir a diante. Gostei muito.

    Luiz Sá

    (15 de dezembro de 2020 - 12:03 pm)

    Excelente reflexão Edvania, perdoar a si mesma e perdoar o agente que praticou a agressão, sabendo-se que não é aceitar e tão pouco conviver, isso nos liberta das correntes da mágoa e deixamos a pessoa ir e não fazer mais parte de nossa vida, cada um em seu espaço.
    A leveza de não carregar a energia que não te pertence.

      bailarinakel@gmail.com'

      Kellen Melo

      (15 de dezembro de 2020 - 11:09 pm)

      É interessante que o perdão é algo libertador e nos deixa mais leve. Parabéns pelo texto!

    Rose Mary Sá

    (15 de dezembro de 2020 - 12:02 pm)

    Adorei o artigo! O perdão nós liberta das correntes do evento. Parabéns pelo artigo esclarecedor e que vai ajudar muitas pessoas.

    Angelita Paixão

    (15 de dezembro de 2020 - 11:25 am)

    Excelente abordagem desse assunto Edvania. Tem pessoas que sofrem muito por não conseguir perdoar. E ficam patinando na vida, entrelaçadas em diferentes sentimentos negativos muitas vezes deixando a pessoa “cega”. Perdoar para se libertar!!!!

    luanalnmonteirom@gmail.com'

    Dra. Luana Monteiro

    (15 de dezembro de 2020 - 11:17 am)

    Perfeita reflexão. Quando temos alguma questão não resolvida parece que ficamos presos, não prosseguimos. E assim é o perdão. Perdoar faz um bem muito maior a quem o pratica do que a quem recebe. É Realmente libertador!!!

    Anônimo

    (15 de dezembro de 2020 - 10:09 am)

    O perdão é uma decisão de quem perdoa para ser livre. Não se trata de merecimento, mas de liberdade😀

      Lucimara Pereira

      (15 de dezembro de 2020 - 10:32 am)

      Parabéns Edvania seu artigo é esclarecedor , quantas vezes sofremos por conta desses pesos que vamos acumulando durante a nossa caminhada, sem perceber que não é preciso muito para nós libertar .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.