Fracassei, e agora?

Como diz o ditado: “Só fracassa quem desiste!”. Este é um ditado que considero muito verdadeiro. Porque quando se busca realizar algo e, mesmo ocorrendo erros ao longo do caminho, aprendemos com eles, pois, insistindo, alcançaremos nosso objetivo.

Ao longo da minha jornada pelo desenvolvimento pessoal, descobri que uma das crenças limitantes que eu tinha, é que todos nós nascemos com determinadas habilidades e dons próprios. E que seria muito difícil, ou até mesmo impossível, realizar coisas para as quais não temos aptidão.

Eu gostava de cantar, tocar violão, jogar vôlei, nadar, mas eu não era boa o suficiente. Então aos poucos fui abandonando minhas preferências. Na escola tirava ótimas notas em matemática, muitas vezes chegava a gabaritar. Aos 16 anos tive de definir para qual curso superior prestaria vestibular. Como tinha facilidade em matemática, escolhi Engenharia Mecânica, não por afinidade real, mas por pura lógica. Na verdade, eu não tinha muita ideia do que um engenheiro mecânico fazia. Hoje, olhando para trás, não me arrependo, mas enxergo que eu poderia ter cursado qualquer outro curso superior.

Quando ouvi falar sobre mindset, compreendi que eu tinha muitas crenças limitantes. Com o tempo, minha visão mudou e eu percebi que era capaz de realizar qualquer coisa que dependesse somente de mim. Em tradução livre do inglês, a palavra mindset significa “mentalidade”. De fato, quando falamos em mindset, nos referimos às características da mente humana, que vão determinar os nossos pensamentos, comportamentos e atitudes.

A psicóloga Carol S. Dweck, ph.D., pioneira nos estudos sobre o tema, em seu livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso” (2017), escreve sobre a importância das opiniões que o indivíduo adota a respeito de si mesmo para o seu relacionamento com o mundo. A autora afirma que nossas opiniões são capazes de afetar nossas escolhas, determinando a maneira como levamos nossa vida. Ou seja, suas crenças desempenham um papel essencial sobre tudo o que deseja e o que ainda vai conquistar ao longo da vida.

A pesquisa da autora iniciou com uma pergunta: “O que acontece se você der às crianças um problema difícil de resolver?” A pesquisadora observou que algumas crianças encararam o problema como um desafio, ou mais do que isso, como uma experiência de aprendizado. Entretanto, outras crianças se sentiram mal e desistiram, acharam que o desafio era impossível de ser resolvido e que não eram inteligentes o suficiente, além de imaginarem que estavam sendo julgadas.

O estudo do mindset avalia como a configuração mental de um indivíduo funciona. Se suas qualidades psíquicas, como inteligência e talento, são características fixas ou mutáveis. Aqueles de mindset Fixo, seguramente acreditam que suas qualidades são inatas, isto é, que nasceram e vão morrer assim, tendo sempre a necessidade de aprovação. Já, os de mindset de crescimento acreditam que, com compromisso e trabalho duro, suas habilidades podem ser desenvolvidas e fortalecidas ao longo do tempo, e os desafios são bem-vindos, pois levam ao aprendizado e a conquista de novos horizontes.

Ficou interessado em mudar seu mindset de fixo para o de crescimento? Então, te convido a se concentrar no processo e não no resultado. Faça o seu melhor. Aprenda todos os dias, crie novas habilidades e experiencie novas oportunidades em sua vida. Como disse Walt Disney: “Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade”.

Outro ditado popular bem conhecido: “Só erra quem faz, quem nada faz, nunca vai errar!” Isso faz sentido para você? Pode ser um pouco difícil começar e está tudo bem. O importante é você persistir, vencer a inércia e se colocar em ação. Mesmo que devagar, pois saber que rumo tomar é muito mais importante do ir depressa.

“O segredo do sucesso não é tentar evitar os problemas nem se esquivar ou se livrar deles, mas crescer pessoalmente para se tornar maior do que qualquer adversidade.” (Segredos da Mente Milionária, T. Harv Eker) Nos encontramos no próximo artigo! Te espero lá!

The following two tabs change content below.

Tania Kraemer

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, além de frequentar grupo de constelação familiar e praticar a EFT (Técnica de Liberação Emocional). Quanto a sua formação, é Engenheira Mecânica e Doutora em Engenharia de Produção, trabalhando na área industrial quase a vida toda. Também já empreendeu, atuando em todas as áreas da empresa. Gosta muito de animais e sente um apelo interno em contribuir para uma sociedade melhor e, como Coach, tem certeza que pode ajudar as pessoas a se transformarem em sua melhor versão!

Latest posts by Tania Kraemer (see all)

Post Author: Tania Kraemer

Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, além de frequentar grupo de constelação familiar e praticar a EFT (Técnica de Liberação Emocional). Quanto a sua formação, é Engenheira Mecânica e Doutora em Engenharia de Produção, trabalhando na área industrial quase a vida toda. Também já empreendeu, atuando em todas as áreas da empresa. Gosta muito de animais e sente um apelo interno em contribuir para uma sociedade melhor e, como Coach, tem certeza que pode ajudar as pessoas a se transformarem em sua melhor versão!

Deixe uma resposta