Estabelecer prioridades é o que todo mundo deveria saber sobre gestão de tempo

Quantas vezes você foi dormir com aquela sensação de incompetência por não ter dado conta de todas as atividades do dia? Quantas vezes você fez uma lista exaustiva de tarefas sem considerar a gestão do seu tempo?

Neste artigo, quero te mostrar como administrar o seu tempo para ser mais realizado a cada dia.

Mesmo que sua vida esteja toda bagunçada ou você esteja muito frustrado, vai ver que estabelecendo prioridades, em poucos dias, vai sentir aquela sensação maravilhosa de dever cumprido.

  1. Por onde começar a fazer a gestão do meu tempo?

 O primeiro passo para organizar o seu tempo, é compreender que existem três áreas básicas na vida e diversos papéis a serem executados em cada uma delas.

As áreas são: sua própria vida, família e trabalho. É necessário, portanto, ficar claro que vai precisar distribuir o seu tempo para atender as necessidades em cada uma delas.

Pensa comigo: para cuidar bem da sua vida, vai precisar cuidar da sua saúde, alimentação, lazer e outros. A sua família conta com você tanto emocionalmente, psicologicamente, quanto financeiramente. E, no trabalho existem outras tarefas.

Assim, para começar, faça uma lista de todos os papéis que exerce em cada uma dessas áreas, e  qual o objetivo deseja alcançar em cada um deles.

  • Comece fazendo escolhas

O objetivo desta lista, não é criar um roteiro para te transformar em um robô. Pelo contrário, ela vai te dar liberdade para analisar qual é o seu sonho em cada uma destas áreas. O que realmente é importante para você?

Escolher as prioridades de suas tarefas, deve estar relacionado aos resultados que pretende para a sua vida, sua família e o seu trabalho.

De nada adianta você ter um cronograma cheio de atividades que não te levam a realização dos seus sonhos.

Diante desse esclarecimento, escolha duas ou três prioridades para cada objetivo listado.

  • O que é prioridade para você hoje?

Segundo Cristian Barbosa, autor do livro “Tríade do Tempo”, as ferramentas para administrar o tempo não funcionam, porque elas não levam em conta as pessoas que você ama. Assim, na sua agenda, devem ter momentos para você e para sua família.

Depois de definir seus sonhos e objetivos, é hora de partir para a ação. Então, escolha apenas duas ou três tarefas para fazer todos os dias. O maior erro que cometemos, é não focar apenas no que é mais importante primeiro.

Prioridade, urgente ou circunstancial

Se você está com dúvida para identificar o que é prioridade, urgente ou circunstancial. Veja aqui esta pequena definição.

  • Prioridade: é significativa e te traz resultado;
  • Urgente: é aquela que surge de repente ou é aquela prioridade que foi sendo adiada;
  • Circunstancial: é uma situação que acontece de vez em quando como, a visita de um parente distante etc.

Sabendo disso, o seu foco precisa estar no que é prioridade, afinal, importante é o que te dá resultado seja profissional, financeiro ou pessoal.

  • Como se livrar da urgência?

Tudo o que não foi planejado ou foi adiado, se tornou urgente. Se você até hoje levou a vida como um executor de tarefas desconexas, é natural que tenha muitas atividades atrasadas. Além disso, está em dívida com você e com a sua família.

Finalmente, seguindo a sua lista de prioridades, execute as que são importantes para aquele dia. Terminado o primeiro período do dia, pegue uma tarefa, apenas uma, e faça. Tirando alguma urgência de saúde, as circunstâncias podem ser agendadas e o tempo restante, você consegue cuidar de você e da sua família.

É isso, e como foi para você saber que a melhor gestão de tempo é aquela que está ligada aos seus objetivos de vida? Quer aprender mais sobre como gerir o seu tempo? Fala comigo no Instagram.

The following two tabs change content below.

Luiz Sá

Master Coach pela Sociedade Internacional do Mindset e Master Trainer pelo IBC. Master Practitioner em Programação Neurolinguística pelo IBND, Palestrante, Escritor, Analista Comportamental e Trainer da ferramenta C-VAT. É coautor do livro Coaching com Alma. Especialista em Linguagem Ericksoniana pelo IBC, em Inteligência Emocional pelo IBC e I.D.E.A.L, em Psicologia Positiva pelo NuApp e Espaço Ser, em Neurociência pelo Development International. Hoje ajuda seus clientes a encontrarem seu propósito de vida.

Post Author: Luiz Sá

Master Coach pela Sociedade Internacional do Mindset e Master Trainer pelo IBC. Master Practitioner em Programação Neurolinguística pelo IBND, Palestrante, Escritor, Analista Comportamental e Trainer da ferramenta C-VAT. É coautor do livro Coaching com Alma. Especialista em Linguagem Ericksoniana pelo IBC, em Inteligência Emocional pelo IBC e I.D.E.A.L, em Psicologia Positiva pelo NuApp e Espaço Ser, em Neurociência pelo Development International. Hoje ajuda seus clientes a encontrarem seu propósito de vida.

1 thought on “Estabelecer prioridades é o que todo mundo deveria saber sobre gestão de tempo

    Lucimara

    (5 de março de 2021 - 11:03 am)

    Parabéns Luiz excelente seu artigo e muitas vezes vamos dormir com essa sensação de não ter cumprido as tarefas do dia ,quantas vezes não ficamos querendo que nosso dia tivesses horas a mais , e essa urgência sempre ótima reflexão

Deixe uma resposta