Saiba qual a relação que existe entre elas, aprenda como construir e melhorar sua autoestima.
A autoestima, nada mais é, do que a forma como nós seres humanos nos enxergamos ou a imagem de como gostaríamos de ser. É a capacidade que temos de valorizar ou não, quem somos; se confiamos em nós mesmos e se reconhecemos o nosso valor. Por isso, é um fator de extrema importância para a saúde mental. Estas diferenças influenciam nosso estado emocional, a maneira como nos comportamos com nós mesmos e com as pessoas em nosso dia a dia. Dessa forma, existe a relação entre autoestima e qualidade de vida.
A qualidade de vida de um indivíduo é o espelho de sua autoestima, este processo é a maior influência de nosso bem-estar, é a aceitação de ser quem somos, ser aceito pelos demais, ser amado e independente.
O resultado da autoestima baixa pode levar às patologias, como: ansiedade, depressão, transtornos alimentares, alteração de humor, entre outras.
A ansiedade é causada pelo medo da frustração.
Como Construir ou melhorar sua autoestima Autoaceitação:
Uma postura positiva que irá impactar diretamente em sua vida, fazendo com que você melhore a relação consigo mesmo é a autoaceitação, se sentir bem sendo quem és, se sentir bem com seu corpo, ou seja, se sentir bem em casa.
Elimine a culpa:
Um dos principais motivos que levam a baixa autoestima é o sentimento de culpa, isso acontece por variados motivos, por pensar que não está fazendo a coisa certa no momento ou até mesmo por coisas que já passaram. Procure ser livre, assegurar um sentimento de leveza e lembre-se que a baixa autoestima só irá fazer mal a sua casa, que é o seu corpo. Também perceba a relação que a eliminação de culpa tem com a autoaceitação.
Aprenda a confiar em si mesmo:
Jamais espere que as pessoas te deem a motivação necessária para seguir em frente e para agir. Busque em você forças para alcançar seus objetivos, pois, quando você sabe o que quer e busca com suas próprias forças, sua mente te direciona ao sucesso.
Seja grato:
Quando enxergamos e agradecemos o bem que existe dentro de nós e ao nosso redor, somos mais felizes e realizados. Portanto, agradeça a sua vida e faça com que ela valha ainda mais a pena.
Segundo o psicólogo Thiago Sampaio, “É fundamental acreditar em si para manter um raciocínio lógico diante de qualquer situação da vida”. Para garantir o bem estar é preciso cultivar a confiança, bem como, ter uma visão realista diante das situações em seu dia a dia.
Isso tudo, poderá diminuir, significativamente, os complexos e inseguranças. Ter uma maior autoestima é primordial para uma vida saudável emocionalmente, incluindo a diminuição da ansiedade.
Desta forma terá mais força para na vida para enfrentar qualquer “obstáculo”.

Karinne Ramos

Latest posts by Karinne Ramos (see all)
- POR QUE O PROCESSO DE COACHING É TÃO EFICAZ NO EMAGRECIMENTO? (CONTINUAÇÃO) - 9 de setembro de 2020
- Por que o processo de coaching é tão eficaz no emagrecimento? - 9 de agosto de 2020
- Ansiedade, autoestima e qualidade de vida - 26 de junho de 2020
1 thought on “Ansiedade, autoestima e qualidade de vida”
Anônimo
(2 de dezembro de 2020 - 8:22 pm)autoestima nos faz seguir em frente. Muito bom . Gratidão.