Empodere-se superando o medo e a ansiedade

O medo é uma das emoções mais poderosas. Tem um efeito muito forte na nossa mente e no nosso corpo. O medo pode criar fortes sinais de resposta quando estamos sob situações perigosas com risco iminente à vida: como emergências, ataques. Ou também pode entrar em vigor quando nos deparamos com eventos não perigosos, como exames, falar em público, um novo emprego, até mesmo um encontro. É uma resposta natural a uma ameaça que pode ser percebida ou real. Já a ansiedade é uma palavra que usamos para alguns tipos de medo que geralmente está relacionada com a ideia de uma ameaça ou de algo dar errado no futuro, ao invés de temer algo que está acontecendo no presente.

Tanto o medo quanto a ansiedade podem durar pouco tempo e depois passar, mas também podem durar muito mais tempo e podem nos aprisionar por anos. Em alguns casos, eles podem assumir o controle de nossas vidas, afetando inclusive nossa capacidade de comer, dormir, concentrar-se, viajar, aproveitar a vida até mesmo sair de casa ou ir para o trabalho. Isso pode nos impedir de fazer as coisas que desejamos ou precisamos fazer afetando diretamente nossa saúde física, mental e social.

Medo e Ansiedade: reconheça-os

Este é o primeiro passo e pode ser o mais difícil, mas também é absolutamente necessário. Não podemos superar medos e/ou ansiedades que permanecem ocultos em nosso subconsciente. Precisamos simplesmente e corajosamente enfrentá-los. Quando encaramos os nossos medos (ao invés de nos afastarmos deles), percebemos coisas sobre eles que  não sabíamos antes. Essa consciência certamente nos ajudará a superar cada um deles.

Para enfrentar  medos e ansiedades, é recomendável manter um diário por um período de duas ou três semanas. Registre todos os padrões que você notar. Em quais circunstâncias percebemos nossas mãos suadas e trêmulas, será que ao falar em público? E, quando  sentimos dor no estômago? Quando nos lembramos de algo que alguém nos fez? Os sintomas de ansiedade  são mais corriqueiros pela manhã ou à noite? O que tendemos a fazer quando os medos aparecem? OvercomeFearandAnxiety.jpg

Faça um registro completo anotando  tudo o que lhe parece significativo. Quando transferimos padrões e sintomas de medo e ansiedade para a escrita pode nos ajudar a desmistificá-los. Eles não são tão grandes e intransponíveis quanto pareciam em nossa mente, agora eles estão mapeados e estão à sua frente.

Medo e Ansiedade: combata-os com sua imaginação 

A imaginação é uma ferramenta tão maravilhosa. Nos dá poder, criatividade e a capacidade de pensar fora da caixa quando temos pensamentos positivos. Nossa imaginação pode superar medos, fazendo com que a situação pareça muito menor do que realmente é. Eu e você, querida leitora, podemos usar propositalmente nossa imaginação  para superar todo e qualquer  medo e ansiedade que transitam sobre os corredores escuros de nossa mente.A felicidade tem os olhos fechados | by Lucas Glech | Medium

Escolha um momento calmo quando você estiver relaxada e não ansiosa. Feche os olhos e imagine-se em uma situação que normalmente causa medo e ansiedade. Por exemplo, se você tem medo de se perder em um aeroporto grande e movimentado, imagine-se em um aeroporto. Agora, imagine-se que está perdida, e quando o medo e ansiedade te assolam, imagine-se lidando com a situação pacificamente. Você controlando sua respiração, o choro. Imagine-se permitindo que você está no controle, e seu raciocínio te conduzindo a um balcão de informações ou uma placa que o ajude a recuperar seu senso de direção. Você se imagina chegando ao estacionamento correto, destrancando a porta do carro e dirigindo com segurança para casa sem nenhum incidente grave. A paz que você experimentou em seu cenário imaginado pode realmente ajudá-la a superar a provação real de forma mais pacífica. Simplesmente, você está no controle, exatamente como imagina assim acontecerá.

Medo e Ansiedade: Mude de cenário 

Quando iniciar as crises de medo e ansiedade experimente mudar de cenário. Dê um passeio lá fora! A beleza natural encontrada em parques, quintais ou onde quer que algo verde esteja crescendo ajuda a reduzir os sintomas de medo e ansiedade. A natureza acalma nossas emoções, reduz os níveis de estresse, muda o humor  e nos permite relaxar. Além disso, a atividade física de caminhar ou correr ao ar livre exige que usemos nosso cérebro de maneira diferente, o que pode causar uma mudança de pensamentos medrosos irracionais para pensamentos mais claros que podem ajudar a superar o medo.

Por isso, queridas leitoras, a chave para o controle do medo e ansiedade  é a nossa consciência. Nada é mais poderoso do que a sua decisão de cuidar-se. Crie o hábito de usar sua imaginação para se imaginar superando cada medo, e quanto mais você treinar mais irá superar. Esses artigos são preparados com o propósito de adquirirmos cada vez mais conhecimento, o qual aplicado nos conduzirá a assumirmos o total controle de nossas vidas, tornando-nos constantemente incríveis! Nos encontramos no próximo artigo.

The following two tabs change content below.

Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

Post Author: Jaciane Pereira

Jaciane Andrade é Coach pela Sociedade Internacional de Mindset, Palestrante Motivacional e Escritora de artigos sobre desenvolvimento pessoal para mulheres. Vive para o propósito de conduzir mulheres, de todas as idades, a assumirem o total controle de suas vidas, tornando-se mulheres extraordinárias para si mesmas e para todos que convivem ao seu redor.

117 thoughts on “Empodere-se superando o medo e a ansiedade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *