6 Passos para Desenvolver o Poder da Flexibilidade e Vencer Qualquer Desafio

Ser rígido ou ser flexível, eis a questão.

Nunca neste planeta, esse tipo de reflexão foi tão importante diante de uma adversidade. Tudo mudou a nossa volta. Mudamos a forma de se socializar, de trabalhar e de se higienizar.

Diante de um cenário mundial caótico, em que nunca se sabe quem será a próxima vítima, ter flexibilidade para lidar com o novo, é vital.

Pensando nisso, me responda algumas perguntas:

Você tem sido flexível consigo mesmo?

Você tem aceitado as transformações pela qual o mundo tem passado?

Se você é daquelas pessoas que têm dificuldades para mudar uma opinião ou aprender algo novo. É provável que esteja passando por grandes apuros neste momento.

Atualmente, ser flexível é uma regra de sobrevivência. Por isso, neste artigo, quero te mostrar seis conceitos simples e práticos que vão te ajudar a ser mais maleável diante de tantas mudanças.

Continue lendo para conhecê-las.

O poder da flexibilidade em seis passos

1- Aceitação

Tudo começa a melhorar quando aceitamos os acontecimentos da vida. Isso porque, a aceitação, faz com que você tenha uma visão geral do momento, dando compreensão e agilidade para se adaptar ao novo e encontrar soluções rápidas.

2- Autoconhecimento

Você já se perguntou: “Quem eu sou na fila do pão?”. Conhecer-se e saber o seu posicionamento na vida, é essencial para se ajustar aos novos desafios.

Quem reconhece seus pontos de fragilidade e de melhoria, se ajusta muito mais facilmente às mudanças. O autoconhecimento é essencial, porque ele te torna mais compreensivo e adaptável.

3- Resiliência

Outro ponto importante para desenvolver a flexibilidade, é a capacidade de ser resiliente. Isto é, a habilidade de superar adversidades. A resiliência é um termo usado na física que significa a capacidade que um material tem de suportar grandes impactos sem perder as suas propriedades iniciais.

Por isso, sendo uma pessoa resiliente vai conseguir se adaptar ao novo com muito mais facilidade e ainda preservar a sua paz e as suas conquistas.

4- Não Julgamento

Julgar precipitadamente é um desafio para os seres humanos superarem. Isso porque, o julgamento pressupõe que existe apego a algum conceito, preconceito, valor ou conquistas.

Para desenvolver a habilidade de não julgamento, é necessário ter a humildade para dizer e admitir que:

  • “Eu não sei tudo”.
  • “O que posso aprender com tudo isso?”.
  • “O que essa pessoa ou situação sabe que eu preciso aprender?”.

Não julgar, é estar disposto a perceber algo novo sobre as experiências da vida.

5- Desapego

Todas as pessoas têm algum tipo de apego. Seja ela relacionada a uma opinião ou a uma situação. E é isso, que as tornam inflexíveis e com pouca capacidade de se adaptarem ao novo.

A questão é que, as adversidades da vida estão aí, para nos proporcionar novos aprendizados e experiências. E para aprender, é necessário deixar ir o “velho” para se ajustar a algo novo.

Ao desapegar-se, vai estar livre e aberto para conhecer outra forma de pensar e de agir.

6- Espiritualidade

E finalmente, a parte mais importante para aumentar o seu poder de flexibilidade, é saber que você faz parte de um universo em que todos estamos conectados. Ou seja, somos todos um.

Saber disso é libertador, porque nos faz viver em harmonia com a vida e com tudo o que nos rodeia.

O ser humano, tem uma habilidade nata de olhar para o alto e para dentro de si. Esse movimento nos ajuda a ter esperança e fé na vida. É importante para nos conectarmos  uns com os outros também. 

Uma pessoa que possui a espiritualidade desenvolvida, sabe que tudo vai passar, por isso é mais flexível. Seu senso de confiança faz com que ela veja as mudanças como algo natural e essencial para a sua evolução na vida.

Quer aprender a desenvolver seu poder de flexibilidade?  Fala comigo no Instagram.     Um abraço e até o próximo artigo.

The following two tabs change content below.

Luiz Sá

Master Coach pela Sociedade Internacional do Mindset e Master Trainer pelo IBC. Master Practitioner em Programação Neurolinguística pelo IBND, Palestrante, Escritor, Analista Comportamental e Trainer da ferramenta C-VAT. É coautor do livro Coaching com Alma. Especialista em Linguagem Ericksoniana pelo IBC, em Inteligência Emocional pelo IBC e I.D.E.A.L, em Psicologia Positiva pelo NuApp e Espaço Ser, em Neurociência pelo Development International. Hoje ajuda seus clientes a encontrarem seu propósito de vida.

Post Author: Luiz Sá

Master Coach pela Sociedade Internacional do Mindset e Master Trainer pelo IBC. Master Practitioner em Programação Neurolinguística pelo IBND, Palestrante, Escritor, Analista Comportamental e Trainer da ferramenta C-VAT. É coautor do livro Coaching com Alma. Especialista em Linguagem Ericksoniana pelo IBC, em Inteligência Emocional pelo IBC e I.D.E.A.L, em Psicologia Positiva pelo NuApp e Espaço Ser, em Neurociência pelo Development International. Hoje ajuda seus clientes a encontrarem seu propósito de vida.

1 thought on “6 Passos para Desenvolver o Poder da Flexibilidade e Vencer Qualquer Desafio

    Lucimara

    (20 de abril de 2021 - 1:29 pm)

    Parabéns Luiz ótimo seu artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.