Sinta-se bem no seu ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho leve e descontraído, onde todos se sintam à vontade para desenvolver o seu papel, sempre terá maior possibilidade de ser mais produtivo. Isso porque, quando nos sentimos felizes e realizados com o que fazemos, tendemos a produzir mais e melhor. Sei por experiência própria, pois já trabalhei em vários lugares e em diversas áreas de atuação.

Falo por experiência própria que, quando não nos relacionamos bem com nossos colegas de trabalho, nem com nossos patrões, acabamos nos sentindo mal. Isso interfere diretamente em tudo na nossa vida. Não produzimos o que gostaríamos, logo, ficamos frustrados e desanimados. Às vezes, não dá vontade nem de sair da cama pela manhã.

Certa vez, ao ser contratada, me deparei com uma situação que mexeu muito comigo. Meu futuro patrão, naquele momento diante de mim, disse que a empresa não era um local para fazer amigos e sim um ambiente de trabalho. Balancei a cabeça e disse: “ok”. Estava muito contrariada, a indignação tomou conta de mim e me fez permanecer em silêncio.

Conclusão: trabalhei naquela empresa por três anos e foram os melhores três anos da minha vida. Pois, fiz exatamente o contrário do que me foi imposto pelo meu patrão na entrevista. Neste local, conheci as melhores pessoas, com as melhores histórias de vida e com quem convivi muito bem. Compartilhamos momentos bons e ruins e foram amizades que tenho até hoje. Dinheiro nenhum no mundo pagaria o que elas fizeram por mim e vice e versa.

Era um ambiente descontraído e leve, onde a produção era como uma engrenagem perfeita de um trem em movimento a todo vapor. Sincronia e entrosamento. Então, te pergunto, meu caro eleitor: “Se eu tivesse feito o que ele tinha proposto, será que aqueles anos seriam tão felizes? Será que seriam dias leves e produtivos? Ou o simples fato de mal dar bom dia para um colega, abaixar a cabeça e fazer o meu trabalho, seria o correto e mais indicado para um ambiente de trabalho que deseja ser próspero?”.

Qualidade de vida no trabalho é adotar uma série de práticas que promovem o bem estar do trabalhador. Uma delas, é fazer com que o ambiente que compartilhamos com colegas, seja da mais pura harmonia e entrosamento.

Você tem que estar em um local que possa se identificar. Que lhe dê prazer em fazer parte e não seja obrigado a seguir crenças retrógradas das quais não traz, nem leva benefício algum para ninguém. Como disse o autor do livro “Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico”, Jean Pierre Marras: “Para ser feliz, é necessário ter saúde, satisfação consigo próprio e com seu trabalho, e tudo isso compreende a qualidade de vida. Assim, o trabalho assume dimensões enormes na vida do homem, pois a qualidade de vida tem sido usada com crescente frequência para descrever certos valores ambientais e humanos, descuidados pelas sociedades industriais em favor do avanço tecnológico, da produtividade e do crescimento econômico”. Tornar o ambiente de trabalho saudável, é garantir que a rotatividade de profissionais diminua. Não me arrependi em nenhum momento em ter na época, desobedecido o meu patrão (risos). Haja o que houver, faça o que você achar que é certo.

The following two tabs change content below.

Fabiane Eise

Fabiane Eise. Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, Personal Trainner especialista em emagrecimento e em ajudar pessoas a atingir os seus objetivos pessoais e profissionais. Frase que adora: “É impossível ter um corpo forte se sua mente é fraca. Jogue fora tudo que é desnecessário. A SUA MENTE É SEU GUIA”.

Latest posts by Fabiane Eise (see all)

Post Author: Fabiane Eise

Fabiane Eise. Coach pela Sociedade Internacional do Mindset, Personal Trainner especialista em emagrecimento e em ajudar pessoas a atingir os seus objetivos pessoais e profissionais. Frase que adora: “É impossível ter um corpo forte se sua mente é fraca. Jogue fora tudo que é desnecessário. A SUA MENTE É SEU GUIA”.

Deixe uma resposta