Compulsão: comportamento que um indivíduo não consegue se controlar por uma imposição interna, desencadeando repetições de rituais quase automáticos.
Ansiedade: reação natural do corpo ao stress, estado emocional de agitação excessiva no sistema nervoso central. Caracterizado por pensamentos ruins e medos intensos. Mesmo fazendo parte da vida, precisa-se que ela não saia do controle.
A ansiedade e compulsão podem gerar ciclos viciosos que se alternam te mantendo sem foco e cada vez mais procrastinando o que de fato você quer fazer. Exemplo disso é a fuga de se comer algo, fazer sexo, compras sem estar precisando, simplesmente o cérebro desconecta e alivia momentaneamente aquela dor e trazendo prazer no lugar, por isso vicia e se repete e repete.
Sintomas de ansiedade:

O inconsciente não possui uma linguagem verbal. Sua comunicação costuma acontecer com imagens, pensamentos, emoções e sensações.
Por isso é comum interpretar essa linguagem de acordo com o momento em que se está vivendo.
Através dessa interpretação pode-se gerar desconforto, esse sentimento negativo provoca um gatilho, e para afagar ou parar com esse sentimento desencadeamos compulsão ou crises de ansiedade.
É preciso entender que a pandemia trouxe uma mudança de cenário nunca antes vivido, com ela apareceu a incerteza de quanto tempo vai durar, o isolamento social e a dúvida que mesmo assim estaria preservando a saúde, usurpando a vida conhecida como normal.
Adaptar é essencial, quanto mais você estiver comprometido em superar a ansiedade, maior serão as possibilidades para o equilíbrio.
Vejamos alguns passos que podem te ajudar a controlar a compulsão e ansiedade:
1-Tentar influenciar a mente lógica com argumentos lógicos. Manter a rotina diária mesmo que seja dentro de casa, assim seu cérebro entende que tudo está normal com você tomando banho, fazendo a barba ou cabelo e se trocando, mesmo que seja pra trabalhar de casa.
2-Motivação para gerar valor central. Manter contato com os amigos e gerar cooperação mesmo que seja online. Sentir-se pertencente e inserido num grupo.
3- Diminuir a auto cobrança, aceitar que não somos infalíveis e os que estão conosco também são humanos, ter flexibilidade com todos em casa.
4-A energia afeta corpo físico e mente. Manter sua conexão com seu divino, fazer meditações diárias mas se você é aquele que acha que não consegue meditar, faça algumas respirações lentas pelo nariz e soltando pela boca, você verá como isso vai te relaxar.
5- Inclua crianças e idosos que por ventura morem com você, lembre-se que todos estão atravessando o mesmo momento. As atividades feitas juntos trará calma, felicidade e estreitamento de laços familiares. Se de alguma forma esse artigo contribuiu com você, leia mais alguns artigos que vou deixar o link. Curta e compartilhe com os amigos!

Eliana Zenaro

Latest posts by Eliana Zenaro (see all)
- Pompoarismo vibracional - 4 de novembro de 2020
- A autoestima está ligada diretamente com nosso comportamento, cinco dicas para se manter em boa vibração - 16 de outubro de 2020
- Plano de ação em 5 passos para vencer a ansiedade e compulsão na pandemia - 30 de setembro de 2020
- Você sabia que o pompoarismo pode ser gerador de grandes mudanças na sua vida? - 11 de agosto de 2020
- O detox tem a função de limpar seu organismo retirando as toxinas que impedem ou dificultam a perda de peso - 24 de junho de 2020