O mundo vive um momento excepcional, em que a pandemia mostra sem maquiagem as desigualdades sociais e econômicas de todos os países, sem exceção. O que torna a desigualdade mais evidente.
Nesse contexto, é preocupante que um discurso reacionário e incoerente tenha dominado a maioria dos países.
Liderados pelos Estados Unidos, Europa central e Latino América, é um discurso baseado na negação da realidade (negação da pandemia), rejeição aos imigrantes, aos negros, ao coletivo LGBT e aos direitos humanos, tomando a palavra liberdade como bandeira e naturalizando um discurso de ódio. O preocupante é que eles usam a palavra liberdade para subvertê-la a uma ideia totalmente oposta ao seu conceito.
Minha preocupação se concentra no efeito produzido por um discurso de ódio, intolerância e violência na mente inconsciente coletiva universal.
Do ponto de vista espiritual, esse discurso retarda o trabalho do inconsciente coletivo e começa a funcionar lentamente. Como se estivéssemos em um processo de involução. A representação gráfica é como se o inconsciente coletivo andasse de bicicleta com rodas quadradas. É por isso que é muito importante que todos nós comecemos a colocar no inconsciente coletivo do Universo, amor, aceitação, solidariedade, empatia, respeito, compaixão e o verdadeiro significado da palavra liberdade.

Liberdade significa o direito de agir segundo o seu livre arbítrio, de acordo com a própria vontade, desde que não prejudique outra pessoa, é a sensação de estar livre e não depender de ninguém.
Para a filosofia é a capacidade de agir sem impedimentos e de autodeterminar-se. Isso implica na possibilidade de escolher tanto os fins como os meios considerados adequados para atingir esses fins. Na medida em que podemos aplicar o termo a diferentes facetas da realidade, podemos falar de diferentes tipos de liberdade: moral, legal, política, religiosa, de pensamento, etc…
No contexto, observei que todos os países do mundo discutem sobre a realidade do dito conceito e seu significado, se aceitarem sua realidade, dando origem a inúmeras concepções, geralmente altamente matizadas, do que é liberdade.
A respeito da liberdade, Nelson Mandela diz: “Só os homens livres podem negociar (…). Sua liberdade e a minha não podem ser separadas”. (Declarações de Mandela após 21 anos na prisão ao renunciar à oferta de libertação do então presidente, Pieter W. Botha, em fevereiro de 1985).
- “Ninguém nasce odiando o outro pela cor de sua pele, ou por sua origem, ou sua religião. Para odiar as pessoas precisam aprender, e se elas aprendem a odiar, podem ser ensinadas a amar”. (Da autobiografia “O longo caminho para a liberdade”, 1994).
Já Dalai Lama, diz no O Desejo: “A opressão nunca conseguiu suprimir nas pessoas o desejo de viver em liberdade.”
O mestre Indiano Osho, em Liberdade a Coragem de Ser Você Mesmo:
- A palavra coragem é muito interessante…
- Ser feliz é a maior coragem…
- A maior liberdade é ser livre de nossa própria mente…
- Quando a liberdade é deixada intacta, o amor cresce infinitamente…
- A maior liberdade é ser livre de nossa própria mente…
- O RIO E O OCEANO…
- “Para ser feliz é necessário uma enorme coragem e independência do ser humano, o poder de ter autonomia e espontaneidade.
- O Sri Amma Bhagavan, místico e mestre espiritual da Índia e criador da Onennes University diz: “Ver é ser livre”, ver a realidade tal qual é, aceitando ela sem tentar modificar.
Devemos deixar claro que não é liberdade dizer: “a liberdade é mais importante do que a minha vida”, pois, sem vida não há liberdade, portanto é uma falácia. Ou digamos, por exemplo, “sempre faço o que quero e não me importo com o que acontece com os outros”, isso não é liberdade, é hiperindividualismo, é não se importar com o outro.
Liberdade é, essencialmente, respeito pelo outro. Quando o respeito é violado, deixa de ser liberdade. Na próxima falaremos sobre “a felicidade”…

Alicia Guallart

Latest posts by Alicia Guallart (see all)
- A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO - 19 de novembro de 2020
- A FELICIDADE - 24 de outubro de 2020
- LIBERDADE…LIBERTÉ.. LIBERTAD - 22 de setembro de 2020
- UMA PEQUENA HISTÓRIA - 7 de agosto de 2020
- Você sabe por quê? Os relacionamentos na pandemia explodiram! Houve aumento de divórcios, violência familiar e violência de gênero. - 22 de junho de 2020