Como desenvolver o seu mindset?

No artigo anterior você descobriu o que são mindsets fixo e de crescimento. Teve ainda a oportunidade de fazer o teste e saber qual é a mentalidade que acompanha você nos dias de hoje. Se não fez o teste, na imagem para mais uma chance.

Se o resultado provou que você tem um mindset fixo, não se preocupe. Ao longo dos próximos dias e meses, iremos apresentar um compilado de artigos com informações valiosas para você desenvolver o seu mindset.

Se o seu caso é o de um mindset de crescimento, parabéns! É quase certo que você já entendeu que conhecimento nunca é demais. Aproveite os próximos artigos, elas irão aprimorar a sua já valiosa maneira de ver a vida.

O desenvolvimento de mindsets

O conceito de mindset criado pela psicóloga Carol Dweck, diz que a estruturação de nossa mente, determina a forma como agimos, pensamos e sentimos. Agora, gostaria de explicar como se forma um mindset, seja ele fixo ou de crescimento. De acordo com Dweck, no início de nossa vida, somos treinados nos dois tipos de mindset. Isso acontece pela maneira que somos educados e também por nossas experiências na escola.

Mindset fixos

  • É comum as crianças aprenderem que devem parecer inteligentes, em vez de amar o conhecimento. Assim, elas passam a desenvolver um mindset fixo.
  • É comum também que elas fiquem preocupadas com a forma que são julgadas e ainda desenvolvam o medo de não corresponder às expectativas.

Mindset de crescimento

  • Crianças ensinadas a conhecer e abraçar novas experiencias, explorar e desfrutar desafios, têm maior facilidade em desenvolver um mindset de crescimento.
  • Elas não encaram os desafios como contratempos, querem tentar coisas novas e cometer erros. Isso tudo, em nome da aprendizagem e da conquista do aumento de seu potencial.

Atenção, querido leitor, não se trata aqui de acreditar fielmente que você se tornará tudo que quiser com esforço e educação. É claro que nem todos são geniais como Steve Jobs e não é tentando que se tornarão.

Você deve entender o mindset de crescimento como viver o potencial possível. Não dá para saber quando ou como chegaremos ao topo. É difícil dizer até onde podemos chegar se nos dedicarmos muito. O exercício aqui é se esforçar ao máximo, aprender constantemente e aprofundar o seu desenvolvimento para que valha a pena o seu trabalho e os problemas que você pretende superar.

Como mudar o seu minset

Faça uma reflexão, você está em um mindset fixo?

Quando algo inesperado ou improvável acontece, qual sua reação? Você se desespera e não consegue ter uma atitude?

Como eu já disse, não fique desapontado se você tem um mindset fixo. Esse é o momento de usar esse resultado para dar a volta por cima. Dweck acredita que as pessoas com mindset fixo podem mudar sua mentalidade.

A partir de agora, convido você a se concentrar no processo e não no resultado, trabalhar duro e se dedicar a tudo que desejar. Aprender todos os dias, crescer para garantir um futuro melhor, desde agora e para o resto da sua vida.

Nenhuma pessoa é oito ou oitenta. Tenha sagacidade para identificar quando o seu mindset fixo está no mode on e desligue-o, provocando assim uma mudança de pensamento necessária.

Esteja preparado para mudar e ingressar em um mundo maravilhoso e cheio de oportunidades. Saia do mundo com características fixas, onde o sucesso depende de você provar que é inteligente. Afirme-se em um mundo das qualidades mutáveis, abra-se para aprender sempre e desenvolva-se.

Eu estarei aqui para acompanhar o seu desenvolvimento e ainda abrir a sua mente para o conhecimento. Vamos juntos!

The following two tabs change content below.

Post Author: Edson Burguer

Cofundador e Presidente da Sociedade Internacional do Mindset, Edson Burger é Master Trainer em Programação Neurolinguística e Coaching, Palestrante, Escritor e considerado um dos maiores especialistas em transformação humana do Brasil, dedica sua vida a ajudar as pessoas a encontrarem sua melhor versão.

1 thought on “Como desenvolver o seu mindset?

    Sonia

    (26 de junho de 2020 - 8:25 pm)

    Minset fixo .pontos foi 30

Deixe uma resposta