Para começar esse artigo, gostaria de lhe fazer uma pergunta: quando, em qualquer momento de sua vida, você teve contato com alguma arte e como você se sentiu? Vamos começar com essa reflexão. A arte, de forma geral, nos induz a pensar, a questionar e até mesmo a fazer mudanças em setores da nossa vida que nos levam a um bem estar e nos move para fora da zona de conforto (esta afirmação vem da minha experiência de 20 anos como artista cênica). Dependendo da representação, a arte pode contar uma história, criticar um estado atual ou simplesmente nos fazer ter a curiosidade sobre certo assunto/tema.
Existem várias formas de artes e as mais comuns são a dança, o teatro e, a mais popular de todas, a música. Os jovens são os mais próximos dessas formas de arte, já os mais velhos, preferem a pintura e/ou esculturas, isso de acordo com meus diálogos sobre arte com pessoas de várias idades. Mas de maneira geral a arte, pouco ou muito, sempre se apresenta na vida das pessoas de forma direta ou indireta. Vem dizer que você nunca se identificou com uma música ou que nunca teve sua atenção chamada pela pintura de um quadro ou até mesmo pinturas em camisetas que você vê pessoas por aí usando?
Mas, voltando ao tema deste artigo, confesso que durante minha pesquisa sobre coaching artístico percebi que existem poucos materiais, em português, sobre este tema e por esse motivo venho trazer para você minha maneira sutil de unir o coaching e a arte. O coaching como você já deve saber, é um processo que te faz encontrar respostas e soluções em uma ou mais áreas de sua vida, o coach te guia para que você mesmo encontre as respostas que precisa e assim chegue na realização do seu grande objetivo. A arte te move emocionalmente a determinada situação, que pode ser social ou pessoal, mas nem sempre te ajuda a encontrar as respostas, na verdade ela te trás muito mais perguntas.
Sabendo um pouco dessas duas áreas você já deve ter notado que uma contribui com a outra em sua existência, mas como? Uma tem as ferramentas necessárias para encontrar as respostas (coaching) e a outra tem as perguntas que precisam de suas respostas (arte). A arte não seria arte se não nos fizesse questionar sobre temas ou até mesmo nossa própria existência e o coaching não seria coaching se não tivesse toda essa metodologia para encontrar respostas que muitas vezes está ali na nossa frente e devido a variados fatores não enxergamos. Agora imagine o casamento entre a arte e o coaching, que incrível seria!
Sendo assim o termo coaching artístico é voltado para artistas em geral os quais estão em conflito com sua própria arte ou com o meio onde sua arte está inserida. Ele leva ao artista as guias para encontrar o equilíbrio que precisa para alcançar seu objetivo na arte que vive. Assim o coaching se torna uma ferramenta importante dentro do processo artístico do artista e também na sua vida particular, dependendo do objetivo escolhido. Caminhando juntos o coaching e a arte levam ao artista tudo que ele precisa para crescer tanto como profissional quanto pessoal, pois a arte para algumas pessoas é muito mais pessoal, é a maneira de encontrar-se consigo mesmas. Por fim, gostaria de saber de você, qual sua opinião sobre esse tema. Se você é um artista nos relate sobre sua experiência enquanto artista e o que você acha sobre o coaching inserido no seu processo de desenvolvimento pessoal e profissional, ou seja, na sua vida e na sua arte? Eu fico por aqui e já deixo o convite para conhecer meus outros artigos publicados neste espaço. Um grande abraço e até a próxima!
Kellen Melo
Latest posts by Kellen Melo (see all)
- SEU OBJETIVO É VERDADEIRAMENTE PRIORIDADE PARA VOCÊ? - 11 de março de 2021
- AUTOCONFIANÇA – Você e os Outros - 25 de dezembro de 2020
- Use a imaginação e transforme o sua vida. - 7 de novembro de 2020
- Coaching Artístico - 2 de setembro de 2020
- Coaching Artístico – Minha relação com o Coaching e a arte da dança - 26 de julho de 2020
2 thoughts on “Coaching Artístico”
Laís Bezerra
(25 de novembro de 2020 - 11:55 pm)Parabéns pela iniciativa, Kellen. Uma nova perspectiva de trabalho que ajudaria muitos de nós, artistas, principalmente porque trabalhamos com poucos recursos. As escolas e a Universidade precisam de trabalhos como esse. Se joga. Coloco a maior fé!
Lucimara
(2 de setembro de 2020 - 9:57 pm)Parabéns kellen, eu fiz uma apresentação qdo estava no magistério e te falo que precisa amar o que faz , independente da área que vc atua e vc demonstra essa paixão