Sim amigos, um legado! Já imaginaram que quando a gente vai embora ficam para trás nossos bens, nossas roupas, nossa casa, mas também nossa história e, principalmente, algo que fizemos ou não de útil para a humanidade?
Ou até mesmo agora, em pleno curso de nossas vidas, as pessoas podem lembrar ou pensar sobre cada um de nós mediante o que temos, o que fazemos, o que somos ou o que criamos. Seja o que for, positivo, negativo ou morno.
Na maioria das vezes, trabalhamos a vida toda e construímos o famoso “pé de meia”, para quando chegar a velhice navegarmos em águas calmas. Pensamos em constituir família, viajar pelo mundo, as duas coisas juntas ou para outros simplesmente viver.
Certos de que sempre devemos deixar algo palpável e tangível, que possa ser passado de uma geração à outra, seguimos como verdadeiros acumuladores na maior parte do tempo. Pensamos: “Isso ficará para tal pessoa. Certamente ela vai guardar e lembrar de mim para sempre!”. Mas, será que cumprir a vida pode ou deve ser mais do que isso?
E se pensássemos nos grandes gênios do passado que inventaram e descobriram itens e fórmulas maravilhosas, tornaram nossas vidas e nossa saúde tão plenas em nossos dias? Ou talvez nos escritores e artistas que conseguiram traduzir em suas obras todo o olhar do mundo, o amor e a gratidão? Ou ainda, naquelas pessoas simples que apareceram em nossos caminhos um dia, em alguma esquina chuvosa e que discorreram sobre como era a felicidade para elas e de alguma forma tocaram nossos corações? O que realmente ficaria de saldo se refletíssemos sobre os seus legados?
O famoso saber viver! E onde está nossa correria nisso?
Mais do que viver, é viver com propósito! Deixar um legado é ser lembrado para sempre! Não somente pelos laços afetivos, mas também pelas realizações muito mais existenciais do que materiais.
Como ser lembrado porque salvou vidas e ajudou pessoas, porque carregou consigo todo o seu conhecimento e o disseminou em todos os cantos do mundo onde tenha passado. Ser lembrado porque dividiu o seu coração em muitas partes e deixou um pouquinho para cada pessoa que precisou de você.
Ser lembrado porque não esqueceu de ninguém
Ou talvez o simples fato de ter prosseguido e aguentado toda e qualquer dificuldade que a vida tenha lhe dado de presente, já seja um verdadeiro legado.
É preciso lembrar de nós mesmos a cada final de dia como seres que venceram da forma mais extraordinária possível, pois vencer um dia é espetacular! Porque conseguimos nos provar, nos superar, errar e aprender, chorar e rir.
A pressa existe para vivermos o “logo” e viver com uma missão fará ter valido a pena aquela tarde! Pensar que você fez alguém sorrir, fez alguém voltar a se olhar no espelho e se sentir capaz!
Sua vida como um cavalete! A referência de um livro bom, aquele que a gente gosta de ler e indica para os amigos, assim é o legado de alguém que exerce sua função de deixar o mundo melhor.
Então, para que esperar se nós podemos, já, construir essa vida maravilhosa e sermos lembrados a partir de hoje como pessoas que originam as mudanças, sejam elas simples ou complexas, de grande magnitude ou para poucos? Não importa, façamos a diferença!
Estejamos preparados para o encontro!
Sabe, aquele encontro com os anjos que temos algumas raras vezes na vida? Quando vemos ou escutamos alguém de forma tão genuína, e imediatamente vem aquela ebulição dentro de nós e pensamos: “Poxa, como essa pessoa é especial, ela sem dúvidas tocou a minha alma!” E vocês, já pensaram em ser lembrados assim? Agora? Ainda nesta vida? Vamos começar?
Elisabete Nanni
Latest posts by Elisabete Nanni (see all)
- O que você vai ser quando crescer? - 26 de outubro de 2020
- Sua vida é um legado! - 27 de setembro de 2020
- Estamos preparados para o Novo Normal? - 10 de agosto de 2020
- Remédio para dor - 16 de junho de 2020