Um pouco mais de (C)Alma

Existe algo mais encantador do que ser criança? Elas dizem coisas tão afetuosas, repetem o tempo todo aquilo que ouvem (e o que não ouvem, também!). Cobrem você de beijos e abraços, querem tanto agradar, chamar a atenção dos adultos de todo o jeito possível. Observar suas descobertas e avanços é sempre um prazer.

E também… existe algo tão exasperador quanto as crianças? Elas derramam suco de uva no seu tapete branco novinho, contam em alto e bom som os segredos de família na casa do amigo da escola, querem que você recite, com a empolgação da primeira vez, a mesma história várias vezes, isso sem falar da verdadeira luta que se trava à noite, para vestir o pijama e escovar os dentes.

Criar filhos requer inúmeras habilidades. Pais se vêm interpretando o papel de professores, instrutores, amigos, médicos, psicólogos, secretários, motoristas… tudo isso sem entrevista e sem currículo. E têm a difícil tarefa de discernir quando começa ou termina cada uma dessas atribuições, enquanto realizam milhares de outras coisas. Haja malabarismo!

É sabido que o comportamento dos pais influencia enormemente o resultado do amadurecimento emocional dos filhos, podendo ou não se tornar seres humanos mais produtivos e gentis. Nesse complexo processo de educar, existe uma virtude que lhe permitirá ser vitorioso: a paciência. Esse exercício tem por excelência permitir aos pais que suportem o choro manipulador de uma criança por horas a fio, ou ouvir pela milionésima vez que você está devendo um presente inventadamente prometido, ou não reagir desmedidamente quando seu filho adolescente chega em casa com um piercing no nariz, um alargador no lóbulo da orelha e o cabelo roxo, chamando-lhe por Paulo ou Rebeca, em vez de “pai” e “mãe”.

“O amor é paciente e gentil”, já disse o apóstolo São Paulo, na primeira carta aos Coríntios. O dom da espera pode abrir caminhos para as relações – talvez não imediatamente, mas no futuro. O nosso imediatismo é sedento pelo “agora”, pelo “quero”, pelo “já” e pelo “hoje”, mas quando se trata de educar, precisamos considerar o “depois”, o “mais adiante”, o “em breve”, o “logo logo”, o “um dia quem sabe”. E sem exercitar a paciência, fica impossível colocar esses conceitos em pauta. Pais e filhos passam a vida se envolvendo em lutas constantes e monólogos sem fim, mas a paciência nos permite parar no meio dessa batalha, entre independência e segurança, para avaliar qual é a melhor atitude a ser tomada antes de agir. E esperar o tempo do outro, também, nem sempre alinhado ao nosso.

O mundo precisa de pausa e nossos filhos estão pedindo para sermos mais pacientes, menos exigentes, mais amigos e menos críticos nessa linda e fascinante jornada da vida, que, às vezes, não está sendo nada fascinante ou linda, nas suas vivências diárias. Você já parou para escutar o que eles vêm tentando dizer? Ser paciente consigo e com o outro cria uma liga que mantém o amor unido e que suaviza as arestas e rusgas, melhorando as chances do bom diálogo entre pais e filhos.

Por outro lado, se você não tiver a paciência para tal… aquilo que fica não-dito pode prejudicar a relação e o desenvolvimento. E aquilo dito sem pausa pode magoar, ferir, marcar.

Comprometemo-nos a utilizar uma comunicação positiva e paciente, sem atacar nem criticar os pensamentos de nossos filhos. Demonstremos respeito e cortesia, ouçamos suas ideias até o fim, respeitando que, naquele momento, aquela é a opinião dele, e tudo bem, por agora. Ela pode mudar. Mas deixe-o compartilhar, experimentar esse lugar de Um Ser Pensante. Como Romeu e Julieta, muitas das vezes ele só está avaliando sua reação, e quanto menos paciente você for, maior será o rebote.

Ante as diferenças, a paciência é um diferencial, que ameniza nossa irritação com as frustrações e expectativas, é um jeito de praticar a empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e reconhecer seus sentimentos para, então, acolhê-los. Está tudo bem temer um pouquinho aquilo que habita outra mente, mas com paciência você será convidado a descobrir e explorar este outro Universo. Filhos aprendem pelos nossos exemplos, mas os jovens podem ter as respostas certas, com atitudes erradas. Admirá-los com um pouco mais de degustação nos permite ver nossos filhos como realmente são, em vez de uma extensão de nós mesmos, com todas as suas características, defeitos, sonhos, problemas e pontos de vista peculiares. Para capturar a foto do beija-flor, criatividade, açúcar e um tantinho de espera. A natureza humana também requer uma doçura e um amadurecimento de tempo. Quem já nasceu pronto que atire a primeira pedra!

The following two tabs change content below.

Alessia Castro

Coach com ênfase em emagrecimento e Master Coach com especialização em Programação Neurolínguistica (PNL), certificada pela Sociedade Internacional do Mindset. Enfermeira da Saúde Mental, cuja história de vida favoreceu um olhar empático e afiado acerca da natureza humana, promove abordagens holísticas e práticas integrativas na sua metodologia. Promove acolhimento a crianças em risco desenvolvimental, realiza orientação às suas famílias e garante seu direcionamento, transmutando seu aprendizado em Coaching para despertar o potencial pessoal, de acordo com cada realidade.

Latest posts by Alessia Castro (see all)

Post Author: Alessia Castro

Coach com ênfase em emagrecimento e Master Coach com especialização em Programação Neurolínguistica (PNL), certificada pela Sociedade Internacional do Mindset. Enfermeira da Saúde Mental, cuja história de vida favoreceu um olhar empático e afiado acerca da natureza humana, promove abordagens holísticas e práticas integrativas na sua metodologia. Promove acolhimento a crianças em risco desenvolvimental, realiza orientação às suas famílias e garante seu direcionamento, transmutando seu aprendizado em Coaching para despertar o potencial pessoal, de acordo com cada realidade.

30 thoughts on “Um pouco mais de (C)Alma

    snisdipimejh6@cadviag.com'

    Pecorox

    (10 de janeiro de 2022 - 8:37 pm)
    Chriss@gmail.com'

    Moises

    (10 de janeiro de 2022 - 7:56 pm)

    Nice blog! Is your theme custom made or did you download itfrom somewhere? A design like yours with a few simple adjustements would really make my blog jump out.Please let me know where you got your theme. Thanksa lot

    marshallsprent@gmail.com'

    Cody

    (10 de janeiro de 2022 - 5:44 pm)

    I have to thank you for the efforts you’ve put in writing this website.
    I am hoping to see the same high-grade blog posts by you in the future as
    well. In fact, your creative writing abilities
    has encouraged me to get my own website now 😉

    justinbennetts@gmail.com'

    Tarah

    (9 de janeiro de 2022 - 8:40 pm)

    I think this is among the most significant information for
    me. And i am glad reading your article. But want to remark on few general
    things, The website style is ideal, the articles is really nice
    : D. Good job, cheers

    Hey! Someone in my Myspace group shared this site with us
    so I came to look it over. I’m definitely enjoying the information. I’m book-marking
    and will be tweeting this to my followers! Superb blog and amazing style and design.

    Wonderful blog! I found it while searching on Yahoo News.
    Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?
    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!

    Appreciate it

    ezekieldenmark@yahoo.com'

    Booker

    (9 de janeiro de 2022 - 7:56 pm)

    Hey there! This is my 1st comment here so I just wanted to give a quick shout out and say I truly enjoy reading your blog posts.
    Can you recommend any other blogs/websites/forums that cover the
    same subjects? Many thanks!

    Right now it appears like BlogEngine is the best blogging platform out there right now.
    (from what I’ve read) Is that what you are using on your blog?

    salina.salting@bestmail.us'

    q2a.sydt.com.tw

    (9 de janeiro de 2022 - 7:56 pm)

    Pretty! This has been an incredibly wonderful article. Thank you for providing these details.

    wilfredshockley@arcor.de'

    Ardis

    (9 de janeiro de 2022 - 7:55 pm)

    Hey there! Someone in my Myspace group shared this website with us so I
    came to check it out. I’m definitely enjoying the
    information. I’m book-marking and will be tweeting this to my followers!
    Great blog and excellent design.

    felicia_surratt@yahoo.de'

    Kraig

    (8 de janeiro de 2022 - 3:41 pm)

    Great post! We will be linking to this great article
    on our website. Keep up the good writing.

    BlulaavaXicaHawl6rb@cadviag.com'

    Penorox

    (7 de janeiro de 2022 - 8:16 am)
    stacielarocca@t-online.de'

    Hiram

    (6 de janeiro de 2022 - 8:42 pm)

    There’s certainly a lot to learn about this issue.
    I love all of the points you made.

    Cliesiareawsdix@cadviag.com'

    Pezorox

    (5 de janeiro de 2022 - 8:36 pm)
    lelialansford@gmx.net'

    Juanita

    (5 de janeiro de 2022 - 7:52 pm)

    What’s up to every , for the reason that I am actually eager of reading this
    web site’s post to be updated regularly. It contains good material.

    Nicoulin37645@gmail.com'

    Russ Baral

    (4 de janeiro de 2022 - 5:04 pm)

    Hmm it appears like your site ate my first comment (it was super long) so I guess I’ll just sum it up what I wrote and say, I’m thoroughly enjoying your blog. I too am an aspiring blog writer but I’m still new to everything. Do you have any tips and hints for newbie blog writers? I’d certainly appreciate it.

    Almeyda@gmail.com'

    Rolando Sitto

    (4 de janeiro de 2022 - 8:49 am)

    Thanks for sharing such a fastidious opinion, article is fastidious,thats why i have read it fully

    Eader@gmail.com'

    Jules Rodriges

    (4 de janeiro de 2022 - 7:09 am)

    seo

    Margaitis@gmail.com'

    Ali

    (3 de janeiro de 2022 - 6:29 pm)

    It’s in reality a nice and helpful piece of info.I am satisfied that you simply shared this useful information with us.Please stay us informed like this. Thanks for sharing.

    samual.rasp@gmail.com'

    Vince

    (3 de janeiro de 2022 - 6:04 pm)

    These are genuinely impressive ideas in concerning blogging.
    You have touched some good factors here. Any way keep up wrinting.

    Azar@gmail.com'

    google stacking seo

    (3 de janeiro de 2022 - 7:03 am)

    hi!,I like your writing very so much! percentage we communicate more about your post on AOL? I require an expert in this house to unravel my problem. Maybe that is you! Having a look forward to peer you.

    Macko@gmail.com'

    Connie

    (2 de janeiro de 2022 - 4:09 pm)

    I am curious to find out what blog system youhave been working with? I’m experiencing someminor security issues with my latest site and I’d like to find somethingmore secure. Do you have any solutions?

    marcelinoburch@bigstring.com'

    Terri

    (2 de janeiro de 2022 - 3:34 pm)

    I used to be able to find good info from your blog articles.

    Ellena@gmail.com'

    Garth

    (1 de janeiro de 2022 - 11:55 pm)

    Thank you for the auspicious writeup. Itin fact was a amusement account it. Look advanced to more added agreeablefrom you! By the way, how could we communicate?

    hollytroy@gmail.com'

    Hong

    (1 de janeiro de 2022 - 10:06 pm)

    Thanks a bunch for sharing this with all of us you actually
    recognise what you are speaking approximately! Bookmarked.

    Kindly also seek advice from my website =). We will have a hyperlink trade contract between us

    tedcorlette@gmail.com'

    Danelle

    (1 de janeiro de 2022 - 6:08 pm)

    fantastic points altogether, you just gained a new reader.
    What may you suggest about your put up that you made a few days in the past?
    Any sure?

    Seegmiller@gmail.com'

    Gail

    (1 de janeiro de 2022 - 4:44 pm)

    Hello there, You’ve done an excellent job.I’ll definitely digg it and personally recommend to myfriends. I’m sure they’ll be benefited from this site.

    dulciebarna@web.de'

    Melodee

    (1 de janeiro de 2022 - 3:17 pm)

    I know this web page gives quality based articles or reviews
    and other stuff, is there any other website which offers these things
    in quality?

    Janiak@gmail.com'

    Zack

    (31 de dezembro de 2021 - 4:56 pm)

    constantly i used to read smaller articles or reviewsthat also clear their motive, and that is also happening with this post which Iam reading at this time.

    magaret_polk@yahoo.de'

    Nadia

    (31 de dezembro de 2021 - 3:06 pm)

    I’ve been surfing online more than 2 hours today, yet I never found any interesting article like
    yours. It’s pretty worth enough for me. Personally, if all webmasters and bloggers made good content as you
    did, the net will be much more useful than ever before.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *